Categorias
Pesquisar
Banner FCST
climatização
Escolas estão sendo climatizadas em Mossoró - Foto: Walmir Alves / Secom/PMM

climatização
Escolas estão sendo climatizadas em Mossoró – Foto: Walmir Alves / Secom/PMM

A cidade de Mossoró, na região Oeste do RN, é conhecida por seu clima quente, que frequentemente atinge altas temperaturas ao longo do ano. Nesse contexto, proporcionar um ambiente de ensino mais adequado aos estudantes tem sido uma prioridade da Prefeitura Municipal, que lançou o programa “Mossoró Cidade Educação”. Por meio da ação, a gestão municipal está climatizando todas as salas de aula das 95 escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da rede municipal.

Esta é a 4ª reportagem de uma série que o AGORA RN está realizando para destacar avanços em Mossoró na gestão do prefeito Allyson Bezerra.

A mais recente unidade contemplada pelo programa foi a UEI Maria Zélia Ferreira Guerra, localizada no bairro Boa Vista. A instalação das centrais de ar foi iniciada no dia 11 de setembro. Todas as salas de aula, brinquedoteca, sala de vídeo e secretaria estão recebendo os novos equipamentos, beneficiando cerca de 150 alunos de dois a cinco anos, além dos servidores.

No total, nove máquinas serão instaladas na UEI Maria Zélia Ferreira Guerra, que por meio do programa “Mossoró Cidade Educação” já havia recebido novo mobiliário e novos eletrodomésticos. A intenção da prefeitura é climatizar todas as unidades educacionais da rede municipal até o próximo ano.

A professora Edilza da Silva afirma que a instalação dos equipamentos de ar-condicionado trará uma série de benefícios para todos. “É a realização de um sonho. Toda professora mossoroense sabe a importância de se trabalhar em uma sala climatizada. Os alunos agora irão estudar em uma sala mais confortável, aconchegante, vai melhorar o bem-estar das crianças, dos funcionários e isso refletirá positivamente na aprendizagem de cada criança. Estamos muito satisfeitas”, comemorou a docente.

A climatização das salas de aula visa proporcionar mais conforto e bem-estar aos estudantes, criando um ambiente propício para o processo de ensino-aprendizagem. Com temperaturas frequentemente elevadas na cidade, as salas de aula muitas vezes se tornam desconfortáveis, o que pode prejudicar o foco e a concentração dos alunos.

Diante dos novos investimentos, com a instalação de sistemas de climatização em todas as escolas e UEIs, os estudantes terão um ambiente mais agradável para aprender e se desenvolver.

A diretora da UEI Maria Zélia, Ceres Fernanda, também falou sobre a importância da climatização da unidade, somada a outras melhorias estruturais implantadas no local pela Prefeitura de Mossoró.

“É algo muito importante, a gente recebeu toda a mobília, geladeira, freezer, fogão e agora estamos recebendo todas as centrais de ar. Todas as salas vão ser climatizadas. É mais uma ação do ‘Mossoró Cidade Educação’. A gente está muito feliz”, frisou a educadora.

O programa “Mossoró Cidade Educação” é uma iniciativa que reflete o compromisso da Prefeitura em oferecer uma educação de qualidade aos cidadãos, reconhecendo a importância de um ambiente favorável ao aprendizado.

A climatização das salas de aula não só beneficia os estudantes, mas também os professores, tornando o ambiente de trabalho mais confortável e propício ao desenvolvimento de atividades educacionais. Isso também contribui para um melhor desempenho dos alunos e para a melhoria dos índices de educação no município.

O processo de climatização das unidades já contemplou este ano as UEIs Neusa Xavier Linhares, no conjunto Nova Mossoró; Maria Dolores Fernandes (Bom Jesus); Maria da Conceição Vidal (Liberdade I); Mário Negócio (Santo Antônio); Maria Júlia Uchôa (Pintos); Elineide Carvalho Cunha (Planalto 13 de Maio); além das escolas Vereador José Bernardo (Passagem de Pedra); Francisco França (Córrego Mossoró); Cornélio Barbalho de Carvalho (Riacho Grande); Francisco de Assis Batista (Alto da Conceição); entre outras.

Programa vai reformar escolas em todas as regiões da cidade

O programa Mossoró Cidade Educação foi lançado pela prefeitura em novembro do ano passado com a proposta de revolucionar a rede municipal de ensino. Na ocasião, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, detalhou as ações.

“Como parte do ‘Mossoró Cidade Educação’, definimos uma programação de investimentos e ações até o ano de 2025. Com isso, mais de 70 escolas serão completamente reformadas, mais de 10 escolas ampliadas, construiremos 10 unidades de ensino, entre creches e escolas, e todas as escolas serão climatizadas e receberão nova mobília e eletrodomésticos. Também investiremos em Centros de Referência em Educação Integral”, disse o chefe do Executivo.

As ações do programa contemplarão todas as unidades da rede municipal, beneficiando mais de 22 mil alunos. Ao todo, serão instaladas mais de 2,2 mil centrais de ar; mais de 6 mil equipamentos de informática serão adquiridos; além de mais de 10 mil carteiras novas para todas as unidades de ensino e mais de 14 mil equipamentos diversos, como birôs, armários, lousas, fogões, bebedouros, geladeiras, máquinas de lavar, freezers, aparelhos de TV, entre outros.

Com o programa, também serão criados Centros de Referência em Educação Integral e o Centro Municipal de Tecnologia e Inovação, além de polos para o ensino de cursos de idiomas para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube