Categorias
Pesquisar
BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Fátima e Walter Alves
Governadora Fátima Bezerra (PT) ao lado do vice, Walter Alves (MDB), que assumirá governo interinamente pela 3ª vez - Foto: Redes sociais

Fátima e Walter Alves
Governadora Fátima Bezerra (PT) ao lado do vice, Walter Alves (MDB), que assumirá governo interinamente pela 3ª vez – Foto: Redes sociais

A governadora Fátima Bezerra vai embarcar para a Europa no próximo domingo 1º para participar da Fruit Attraction 2023, em Madri, capital da Espanha. Na agenda, encontros na embaixada do Brasil na Espanha e reuniões bilaterais com empresários do setor de energia eólica, forte segmento do Rio Grande do Norte hoje. Os secretários: Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico) e Guilherme Saldanha (Agricultura, Pecuária e Pesca) acompanham a governadora na viagem oficial.

O vice-governador Walter Alves (MDB) vai assumir a Governadoria durante o período em que Fátima estiver fora. A governadora faz mais uma demonstração de sintonia política ao transmitir o cargo para seu aliado político. Mesmo tendo dito que poderá não concorrer em 2026, quando, para isso, precisaria renunciar ao mandato daqui a dois anos e poucos meses, Fátima demonstra confiança em Walter. Será a terceira vez, somente em nove meses, que o vice assumirá a cadeira principal da Governadoria.

A primeira vez que Walter Alves assumiu a titularidade ocorreu em 27 de fevereiro. Ele ficou no cargo por sete dias enquanto Fátima participava de viagem a Portugal. Na segunda vez, Walter assumiu temporariamente por 10 dias em abril, quando Fátima viajou à China como integrante da comitiva federal que acompanhou o presidente da República, Lula da Silva (PT).

Recentemente, a governadora elogiou e enalteceu a parceria política com o vice. Ela destacou qualidades como honestidade, proatividade e colaboração para o desenvolvimento das ações e atividades do governo. Ainda afirmou estar “muito satisfeita” em ter Walter Alves ao seu lado durante seu segundo mandato, sempre destacando as qualidades deste como gestor e parceiro.

Depoimento

Repercutiu em portais nacionais que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou a decisão de autorizar a Polícia Federal a colher o depoimento do deputado federal General Girão (PL-RN), no contexto de uma investigação relacionada a possíveis incitações feitas pelo potiguar contra o sistema democrático. O bolsonarista terá um prazo de 10 dias para prestar seu depoimento, com a contagem do prazo iniciando na segunda-feira 25.

Poço

Ao lado da deputada Isolda Dantas (PT), a governadora Fátima Bezerra entregou ontem um poço de água operado por energia solar no Assentamento Olga Benário, antiga Maísa. É o terceiro desse tipo em operação na zona rural de Mossoró e o 51º no Rio Grande do Norte. Outros 11 aguardam instalação. Desde quarta, Fátima cumpre uma série de agendas em Mossoró. O MST também acompanhou a obra.

Ataques

A oposição agora vai aproveitar a falta de habilidade política do Governo Fatima para atacar. A ideia é juntar oito assinaturas e fazer a pressão para abertura da CPI dos Consignados, operação que foi bloqueada pelo Banco do Brasil por falta de pagamento do Governo Fátima Bezerra. De Brasília, o senador Rogério Marinho (PL) monta o camarote e faz as instruções.

Estratégia

A bancada independente que está sendo formada com os deputados Dr. Kerginaldo Jacome (PSDB), Galeno Torquato (PSDB), Ivanilson Oliveira (União Brasil) e Terezinha Maia (PL) tem dedo da reunião-almoço da oposição com o senador Rogério Marinho (PL). Os dois últimos parlamentares vinham votando com a base. Mesmo assim, o Governo Fátima tem hoje 11 votos fies. A oposição, 8. Tem deputado que morde e assopra. Então, a valorização será a partir de agora.

Travessia

A governadora Fatima Bezerra poderá aproveitar momentos na Europa e tentar convencer o secretário Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico) a não sair em abril próximo, prazo para quem quer disputar cargo de prefeito. Jaime monta uma oposição contra o prefeito Eraldo Paiva (PT). Fátima já declarou que acredita no consenso em São Gonçalo do Amarante.

Imposto

A deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) falou sobre a possibilidade de o Governo do Estado manter a alíquota do ICMS em 20% para 2024. “Votei contra e continuarei votando contra se vier outro projeto para esta Casa para expandir o ICMS para 20% em 2024. Isso impacta na vida de toda a sociedade, prejudica geração de emprego e renda. Isso significa que a população vai continuar pagando a conta da administração do RN, significa que investimentos não estão sendo feitos”, discursou.

Trava

A minirreforma eleitoral e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Anistia travaram no Senado Federal. O texto da minirreforma está parado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, segundo a assessoria do presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não há previsão para que seja apreciado. Caso o texto não seja aprovado nos próximos dias, as regras não valerão para as eleições de 2024.

Estaca zero

Esta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tratou do assunto na reunião com líderes partidários. Ele ligou para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para pedir que a minirreforma fosse apreciada. O esforço se soma a de outros dirigentes partidários que têm pressionado também Pacheco. O presidente do Senado até agora têm resistido. Segundo seus interlocutores, ele avalia ser possível aprovar apenas parte da minirreforma. Já a PEC da Anistia ele acha mais difícil.

Documento falso

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga se Jair Renan Bolsonaro e um ex-assessor, o instrutor de tiro Maciel Carvalho, usaram um documento com informações falsas de sua empresa para obter um empréstimo bancário que não foi pago. As suspeitas recaem sobre uma declaração de um faturamento de R$ 4,6 milhões da Bolsonaro JR Eventos e Mídia, entre julho de 2021 e julho de 2022, à época em nome do filho do ex-presidente da República.

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube