A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promove, a partir desta segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, a Oficina Regional de Capacitação para o Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais e Promoção de Museus. Foram convidados países da América Latina e Caribe e, também, da África e da Europa. A iniciativa é realizada em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A oficina se estenderá até o dia 4 e será fechada à imprensa e ao público.
A ideia é compartilhar conhecimentos e experiências para fortalecer a prevenção e o combate ao tráfico ilícito dos bens culturais. “O combate às organizações criminosas que se apropriam e comercializam ilegalmente bens culturais precisa ser um trabalho sistemático de troca de informações e um conjunto de diferentes instituições. Porque isso envolve as polícias, as aduanas, organizações judiciais, instituições culturais”, destacou à Agência Brasil a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto Marlova. A Unesco trabalha contribuindo para essa articulação entre as diferentes instituições nos âmbitos nacional e internacional, fortalecendo as redes de diálogo e atuação conjunta. Essa é a primeira vez que essa capacitação é realizada.
A programação aborda vários temas importantes. O trabalho se baseia na Convenção da Unesco de 1970, da qual o Brasil é signatário, que diz respeito às medidas para proibir importação e exportação e transferência de propriedades ilícitas de bens culturais. “É um instrumento internacional muito claro, ratificado por muitos países e que se apoia em três importantes princípios que são a prevenção, restituição dos bens roubados ou ilegalmente transportados e a promoção da cooperação internacional. Quando a gente realiza uma oficina de capacitação, trabalha todos os aspectos da convenção e capacita os países e os operadores das políticas culturais”, ressaltou a diretora.
O presidente do Iphan, Leandro Grass, destacou em entrevista à Agência Brasil que, em maio deste ano, o Brasil assumiu a vice-presidência do Comitê da Convenção sobre as Medidas a Serem Adotadas para Proibir e Impedir a Importação, a Exportação e a Transferência de Propriedade Ilícitas de Bens Culturais da Unesco. “Agora, vêm os desdobramentos internos, com o Iphan trabalhando junto com a Polícia Federal e a Receita Federal e, também, estimulando os países vizinhos nas suas aduanas e instâncias de controle de entrada de bens culturais, e junto à sociedade brasileira no sentido de promover as informações a respeito desse tema.”
A plataforma de exploração de petróleo P-71, da Petrobras, se aproxima do topo da capacidade de produção: 150 mil barris por dia. Isso significa 104 unidades a cada minuto. A marca deve ser alcançada em outubro, mês em que a Petrobras comemora 70 anos de criação. A P-71 fica no Campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos, a 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.
A estrutura é do tipo FPSO (sistema flutuante, de produção, armazenamento e transferência) e tem capacidade para processar 6 milhões de metros cúbicos de gás, além de armazenar até 1,6 milhão de barris de óleo. A convite da Petrobras, uma equipe da Agência Brasil conheceu a plataforma. Leia aqui reportagem sobre curiosidades da P-71.
Apesar de se aproximar do recorde de produção, a P-71 não é a estrutura com maior capacidade de processamento de óleo. O FPSO Guanabara, no Campo de Mero, também no pré-sal da Bacia de Santos, atingiu o patamar de 180 mil barris por dia.
A exploração de petróleo no pré-sal é feita por meio de poços perfurados a 7 mil metros de profundidade, sendo 2 mil de profundidade marítima e 5 mil de escavação terrestre. O primeiro óleo dessa camada foi produzido há 15 anos, em setembro de 2008, no Campo de Jubarte, na porção capixaba da Bacia de Campos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve alta, neste domingo (1°), do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após passar por cirurgia de restauração do lado direito do quadril, na sexta-feira (29).
Inicialmente, a saída do hospital estava prevista para segunda (2) ou terça-feira (3), mas a equipe que acompanha o presidente informou, em boletim médico divulgado na tarde deste domingo, que, após boa evolução clínica, decidiu pela alta hospitalar.
O presidente saiu da unidade sem falar com a imprensa, e o carro que o transportava seguiu para o Palácio do Alvorada. Na residência oficial da presidência da República, Lula despachará assuntos relativos à Presidência da República, nas próximas três semanas, como a decisão sobre o nome do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição à ministra aposentada Rosa Weber, e do novo procurador-geral da República, que ocupará a vaga deixar pelo procurador Augusto Aras.
De acordo a equipe médica, no Alvorada, Lula continuará com os exercícios de reabilitação ambulatorial do quadril operado e com as sessões de fisioterapia.
Quem contempla o horizonte da Praia de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, observa as Ilhas Cagarras, que ficam a menos de 5 quilômetros (km) da faixa de areia. Fora isso, só se enxerga o mar. Os olhos não conseguem ver, mas a 200 km em linha reta está uma plataforma de petróleo que parece uma gigantesca indústria cercada pelo oceano.
É a P-71, da Petrobras, no Campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos, que se aproxima do seu recorde de produção em outubro, mês em que a Petrobras completa 70 anos. A convite da estatal, a reportagem da Agência Brasil embarcou em um helicóptero, visitou a P-71 e reuniu algumas curiosidades sobre a estrutura, considerada um dos destaques do pré-sal.
A P-71 é uma plataforma do tipo FPSO, sigla em inglês para floating production storage and offloading. Isso significa que ela é um sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo. Simplificando: é uma plataforma montada em cima de um casco de navio. Se diferencia das plataformas que ficam mais próximas ao continente, que são estáticas e parecem um guindaste apoiado em quatro gigantescas pilastras.
Os FPSOs são ancorados no fundo do mar. No caso da P-71, são 22 linhas de ancoragem, concentradas nas pontas da embarcação. Ela não tem motor, ou seja, apenas flutua, e precisou ser rebocada do estaleiro até a Bacia de Santos. Pesa cerca de 78 toneladas, o que equivale ao peso de 220 boeings.
O museu virtual Rio Memórias lança na terça-feira (3) sua mais nova galeria, denominada Rio de Marés, que conta a história do conjunto de favelas da Maré, situado na zona norte do Rio de Janeiro. O lançamento ocorrerá às 17h, no Galpão Ritma, no Parque Maré, em parceria com a organização não governamental (ONG) local Redes da Maré. A exposição virtual já pode ser acessada no site do museu. O evento de lançamento contará com a presença de Eliana Sousa Silva, fundadora e diretora da Redes da Maré, e com a idealizadora do Rio Memórias, Livia de Sá Baião.
A curadoria é do historiador Mario Brum, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “Na galeria, a gente tenta mostrar que a Maré também faz parte do Rio de Janeiro, destacando que é um território que os moradores construíram, muitas vezes sem ajuda do Estado ou até contra o Estado, assim como eles construíram a cidade do Rio de Janeiro”, disse Brum à Agência Brasil.
A galeria registra que o território onde o conjunto de 16 favelas da Maré se situa passou por várias transformações ao longo do tempo. “Mas é um território em que os moradores exercem papel fundamental na construção do local onde habitam e na construção de sua identidade também, como identidade de pessoas que lutam pelos direitos mais básicos: à moradia, à saúde, educação, ao direito de serem reconhecidos como parte da cidade. A galeria foca nesses dois elementos: construção do território e construção da identidade deles”, explicou o curador.
Mario Brum informou que um dos objetivos da galeria é trabalhar com a historicidade da Maré, porque as pessoas estão muito acostumadas a ver a Maré como uma coisa única, sem saber que as 16 favelas que a compõem têm histórias e trajetórias diferentes e que o território atual está muito associado à história de favelas. A Maré, oficialmente, é um bairro da cidade do Rio, desde 1994.
Amado por muitos, odiado por outros tantos, o horário de verão foi por muito tempo motivo de discussões e polêmicas entre os brasileiros. Muita gente gostava de aproveitar o período mais quente do ano e curtir o fim de tarde mais longo para praticar esportes ou em um happy hour com amigos. Mas quem acorda cedo para trabalhar reclamava das manhãs mais escuras, com o adiantamento do relógio em 1 hora.
Preferências à parte, havia razões técnicas para que o governo determinasse a adoção da medida, que vigorou no país todos os anos de 1985 até 2018. Em 2019, a medida foi extinta pelo então presidente Jair Bolsonaro e, neste ano, apesar da troca de governo, não há sinais de que o horário de verão possa ser adotado novamente.
Tanto a área técnica do Ministério de Minas e Energia quanto o próprio ministro da pasta já falaram que, por enquanto, não há necessidade de adiantar os relógios neste ano, principalmente por causa das boas condições atuais de suprimento energético do país. A pasta diz que o planejamento seguro implantado desde os primeiros meses do governo garante essa condição.
O ministro Alexandre Silveira também diz que não há sinais de que será necessário adotar o horário de verão este ano, porque os reservatórios das usinas hidrelétricas estão nas melhores condições de armazenamento de água dos últimos anos. “O horário de verão só acontecerá se houver sinais e evidências de uma necessidade de segurança de suprimento do setor elétrico brasileiro. Por enquanto, não há sinal nenhum nesse sentido. Estamos com os reservatórios no melhor momento dos últimos 10 anos”.
A Comissão Especial Eleitoral do Processo de Eleição do Conselho Tutelar de Caicó (RN), anunciou o resultado com os nomes dos 5 eleitos e 5 suplentes na noite deste domingo (01), após realizar a apuração dos votos, no auditório do Ministério Público, na Cidade Judiciária.
Confira:
Eleitos
Classificando a iniciativa como um momento histórico, a governadora Fátima Bezerra assinou o Termo de Cessão do Teatro Lauro Monte Filho para a instalação do Centro Cultural do Banco do Nordeste em Mossoró.
A expectativa é que a administração do espaço comece em 2024 e seja um polo para os espetáculos que circularão nos demais centros culturais do Banco do Nordeste, fomentando a cultura produzida em Mossoró e em todo o Rio Grande do Norte. O investimento inicial é de R$ 1,5 milhão.
“Para a gente é uma alegria estar aqui com o Banco do Nordeste, e Mossoró ser essa referência cultural da região. Já tivemos um primeiro contato e ficamos impressionados com o porte do teatro. Precisaremos fazer algumas adequações para melhorar. Nosso propósito é fazer ambiência de cultura e uma ponte com as empresas e artistas para alavancar cada vez mais a cultura do Rio Grande do Norte”, destacou Murilo Albuquerque, gerente executivo do Centro Cultural Banco do Nordeste.
Com capacidade para 500 lugares, o Teatro Lauro Monte filho é mantido pelo Governo do Estado por meio da Fundação José Augusto e a cessão concede ao Centro Cultural Banco do Nordeste Mossoró (CNBNB) espaço que estabelece novas pontes entre vários saberes e abraça a diversidade de conceitos e estilos artísticos.
Os postos de combustível devem deixar o diesel R$ 0,02 mais caro a partir deste domingo (1º). A informação foi confirmada pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) e pelo Instituto Combustível Legal (ICL). O valor fica mais “salgado” para o consumidor por causa de impostos federais.
AgoraRN
Na cidade de Serra Negra do Norte, foi concluida a eleição para escolha dos conselheiros tutelares.
Confira os números:
Total de votos = 1720
Votos válidos = 1715
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu duas recomendações às Comissões Especiais do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares e aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Areia Branca e Ceará-Mirim para que sejam canceladas imediatamente as eleições e votações nos respectivos municípios, neste domingo (1º).
Em Ceará-Mirim, a recomendação leva em consideração problemas na alimentação das urnas e reclamações de eleitores de que não estavam conseguindo votar em mais de um candidato, como havia sido disciplinado na resolução e no edital do processo de escolha dos conselheiros tutelares.
Já em Areia Branca, foi identificado, no início da votação, erro material no registro de número de candidato na urna de votação, inviabilizando o prosseguimento do pleito.
Em ambos os casos, o MPRN concedeu um prazo de cinco dias para que as Comissões Especiais do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Areia Branca e Ceará-Mirim informem sobre as providências adotadas para atender às recomendações e sobre nova data para a realização da votação.
A Costa Rica é conhecida mundialmente por suas praias exuberantes e pelas marcantes vegetações tropicais. Entretanto, além dos tradicionais passeios a vulcões e cataratas locais, as plantações de café costa-riquenho também vêm chamando a atenção dos turistas. No Dia Internacional do Café, neste domingo (1º), a Agência Brasil visitou uma plantação do grão nos arredores de San José, capital do país.
Atualmente, o café costa-riquenho é cultivado em pelo menos oito áreas produtoras: Brunca, Turrialba, Tres Ríos, Orosi, Tarrazú, Vales Central e Ocidental e Guanacaste. Praticamente 100% do café do país é da espécie arábica, que, de acordo com o Instituto do Café da Costa Rica, produz um grão de maior qualidade e uma bebida mais aromática e fina.
O guia turístico Jonathan Alfaro destaca que o café costa-riquenho é cultivado em solos férteis de origem vulcânica e de baixa acidez, condições consideradas ideais para a produção do grão. Mais de 80% da área cafeeira na Costa Rica está localizada entre 800 e 1,6 mil metros de altitude e com temperaturas que variam entre 17 e 28 graus Celsius, além de bastante umidade.
“O método de colheita é manual. Só se escolhe os grãos maduros”, explica Alfaro. O setor cafeeiro da Costa Rica utiliza apenas o processamento úmido do café, quando a polpa é retirada no mesmo dia da colheita. O país também utiliza o processo de secagem ao Sol dos grãos, um dos sistemas mais procurados nos mais exigentes mercados globais, da acordo com o Instituto do Café da Costa Rica.
O 2º Festival do Livro do Rio de Janeiro (FLIV-Rio), que será realizado nesta semana, propõe uma reflexão sobre o Brasil atual e o do futuro. O evento é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações (Sinttel-Rio) e pelo Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio) e começa na próxima quinta-feira (5), na sede do Sinttel-Rio, zona norte da capital fluminense. O festival funcionará das 9h às 19h e tem entrada gratuita. A programação completa do evento, que vai até sábado (7), pode ser acessada aqui.
“Além de ser um festival de leitura, o FLIV-Rio é uma discussão sobre temas da sociedade brasileira e que busca iluminar as mentes, não só pelo livro e pela leitura, mas também pelo debate sobre a realidade brasileira, buscando uma transformação para melhor, para uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igualitária. Esse é o nosso diferencial”, disse à Agência Brasil o idealizador do evento e atual diretor tesoureiro do Sinttel, Francisco Izidoro.
O FLIV-Rio destaca a produção literária, política e cultural, priorizando a chamada literatura de resistência e promovendo títulos e autores que se coloquem em defesa da democracia. Durante o festival, livros de mais de 40 editoras estarão à venda com 30% de desconto.
A ideia é levar ao público a oportunidade de alcançarem livros diversos sobre a temática da democracia, da justiça social. “Enfim, temas progressistas, democráticos, a luta antirracista. Todos os temas importantes hoje para o progresso da sociedade, nós vamos ter disponíveis, tanto nos lançamentos de novos livros, como nos debates. A ideia é essa”, reforçou Izidoro. Esses são temas que precisam ser aprofundados e que vão ajudar em uma transformação do Brasil para melhor, avaliou.
A diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Ana Emera Pimentel, emitiu uma nota e isentou toda Corte Eleitoral de qualquer responsabilidade na confusão que envolveu o processo de escolha dos conselheiros tutelares em Natal e Areia Branca.
Ela destacou que as eleições “são de responsabilidade das Comissões Especiais Eleitorais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade”.
Segundo a nota da diretora geral do Tribunal, “cabe a estas comissões disciplinar todo o processo da eleição, desde o registro de candidatas e candidatos, passando pela ORGANIZAÇÃO DOS LOCAIS DE VOTAÇÃO, pela divulgação da listagem de eleitores aptos a votar até a totalização dos votos e divulgação dos resultados”.
Nesse comunicado sobre as eleições do conselheiros tutelares, o Tribunal Regional Eleitoral destaca:
As equipes médicas responsáveis pelo cuidado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam a possibilidade de alta hospitalar, ainda neste domingo (1°). A informação foi divulgada do primeiro boletim médico do dia.
Lula está internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Na sexta-feira (29), ele foi submetido a uma cirurgia para restauração da parte direita do quadril e também a uma blefaroplastia, cirurgia plástica para retirar o excesso de pele das pálpebras.
De acordo com o boletim médico, o presidente Lula passou a noite estável e segue em recuperação. “Caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica”, descreve a nota.
Integram a equipe médica que acompanham o presidente Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Cavalli Polesello.
Enquanto em Natal as eleições para escolha dos conselheiros tutelares foi cercada de polêmica o que terminou gerando a suspensão do pleito marcado para hoje, em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral, o processo acontece com tranquilidade.
A Prefeitura de Mossoró divulgou, no início da tarde deste domingo, um balanço parcial sobre o processo e informou que a escolha conselheiros tutelares ocorre na normalidade.
Ao todo, 20 candidatos concorrem as dez vagas de conselheiros tutelares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, sendo 07 concorrendo as vagas destinadas a 33ª e 13 disputando na 34ª zona eleitoral.
As eleições começaram às 8h e irão até. Diferentemente das eleições municipais, estaduais e federais, a participação do eleitor é facultativa. Os eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024 e cumprirão o mandato por quatro anos. No total serão eleitos 5 para a 33ª e 5 para a 34ª Zona Eleitoral.
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 2.639 da Mega-Sena, sorteadas no sábado (30) à noite, em São Paulo. Os números sorteados são 02 – 08 – 11 – 22 – 48 – 49.
Com isso, o prêmio acumulou e está estimado R$ 29 milhões para o próximo sorteio, que será na terça-feira (3).
Segundo a Caixa, 86 apostas acertaram cinco dezenas e vão receber R$ 28.116,34, cada uma.
As 6.619 apostas que acertaram quatro dezenas vão receber R$ 521,87, cada.
Se tornou uma imagem muito comum e repetida em diversos endereços da cidade de Natal, fios pendurados e arrancados de postes que são usados por empresas de telefonia e Internet. Basta dá uma pequena volta pelas ruas de qualquer bairro, que todos podem constatar essa realidade.
A onda de furtos de fiação praticada principalmente por pessoas viciadas em drogas cresceu assustadoramente nos últimos meses causando graves danos e prejuízos. O interesse dos infratores é o cobre que possui um valor de venda importante oferecido por compradores que devem ser os mais investigados pelas polícias, no entanto, dificilmente essas autuações acontecem, o problema se restringe a prisões, quando ocorrem, desses autores diretos, prisões efêmeras com o advento da famigerada audiência de custódia.
Outro dia, a caminho do trabalho, ilustrei na mente essas cenas dos fios violados e lembrei da história de Natal, quando os holandeses em 1633 tomaram a “Capital do Sol” obrigando as forças portuguesas a hastear a bandeira de rendição. Estamos rendidos a esses criminosos? Não os holandeses, mas aqueles que estão sendo enriquecidos as custas desses crimes atrozes.
Quanto a Natal “Rapunzel”, me refiro aos irmãos Grimm que publicaram em 1815 a história de uma jovem de longos cabelos que atraiu um namorado encantador. É possível absorver essa comparação diante do que é testemunhado na antiga Amsterdã.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da 21ª Promotoria de Justiça de Natal, emitiu uma recomendação à Comissão Especial do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para que seja cancelada a votação na capital potiguar, marcada para este domingo (1°). A recomendação foi acatada e um novo pleito foi marcado para o dia 29 de outubro.
A recomendação do MPRN levou em consideração problemas ocorridos em vários locais de votação, como atrasos para o início da votação e a incorreta distribuição das urnas eletrônicas.
Ao contatar a Comissão Especial do Processo de Escolha, o MPRN foi informado que ocorreu um erro na distribuição das urnas eletrônicas, ao não ser observada a numeração de acordo com o local de votação, o que ocasionou a não conformidade do caderno de votação com a urna eletrônica.
A recomendação também levou em consideração não haver previsão de horário para que todas as urnas das quatro regiões de Natal fossem adequadamente destrocadas, fazendo com que as urnas corretas estivessem nos pontos de votação correspondentes, restando evidente e incalculável o prejuízo ao pleito.
Neste domingo (1º), eleitores de todos os municípios brasileiros irão às urnas para escolher seus representantes nos 6,1 mil conselhos tutelares existentes no país. No total, 30,5 mil conselheiros serão escolhidos, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Os conselheiros e conselheiras tutelares são eleitos com a missão de garantir que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados. Existentes há mais três décadas, os conselhos foram criados a partir de uma determinação prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador-geral de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos do MDHC, Diego Alves, destacou a importância da mobilização popular para a escolha dos conselheiros e conselheiras tutelares. “A escolha do conselheiro tutelar mais adequado simplesmente pode ser a diferença entre a vida e a morte de quem precisa desse atendimento. É desse nível de importância que a gente está falando. A criança que está sofrendo violações com reiterado estado de violência, de negligência e que não tem o atendimento adequado ou que é atendida por um conselheiro que não está capacitado, que não é a figura adequada para fazer esse atendimento, pode acabar até mesmo morrendo”, disse.
Leia a seguir os principais trechos da entrevista:
Agência Brasil: Qual a importância desta eleição de domingo para conselheiros tutelares?
Empoderar: ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outros. Este é um dos termos bastante utilizados atualmente, principalmente no que se refere a colocar mulheres em papel de destaque. O cenário do mundo atual tem mostrado avanços neste sentido, porém ainda é necessário buscar ações visando fomentar a visibilidade da mulher. Isso porque o machismo ainda é muito presente na sociedade.
Pensando nisso, a Fecomércio Rio Grande do Norte decidiu propor ideias para ajudar na expansão do empreendedorismo feminino, uma delas é a “Pesquisa de perfil e desafios das empreendedoras potiguares”. O objetivo do estudo é, principalmente, traçar um perfil da mulher empreendedora no estado, suas necessidades, desafios e perspectivas. A instituição aponta que a partir dos dados será possível mapear especificidades deste tipo de público, planejar e executar ações. Apresentada em julho, a pesquisa também foi mostrada em um encontro de mulheres promovido pela Câmara da Mulher Empreendedora, grupo que compõe a Fecomércio Com Elas. A partir disso, foi também apresentado um cronograma de atividades para o 2º semestre.
Confira alguns dos números apresentados:
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) afirmou que irá convocar uma coletiva de imprensa na manhã deste domingo 1º para explicar o motivo da suspensão do processo de escolha dos Conselhos Tutelares.
De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesccente de Natal (COMDICA Natal), foi informado que o motivo da suspensão da eleição de conselho tutelar em Natal se deu devido a um problema na distribuição das urnas eletrônicas.
O COMDICA ainda informou, por meio de nota oficial, que a eleição foi adiada e tem nova data marcada para o dia 29 de outubro, em um domingo.
AgoraRN
A eleição para o conselho tutelar foi suspensa na manhã deste domingo 1º. De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesccente de Natal (COMDICA Natal), o motivo da suspensão se deu devido a um problema na distribuição das urnas eletrônicas.
O conselho ainda informou, por meio de nota oficial, que a eleição foi adiada e tem nova data marcada para o dia 29 de outubro, em um domingo.
“Atendendo a recomendação 044/2023, do Ministério Público Estadual, o COMDICA Natal informa o adiamento do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares em virtude de um equívoco na distribuição das urnas eletrônicas.
A nova data do Processo de Escolha acontecerá no dia 29/10/2023 (domingo).
O mês de outubro tem um feriado nacional. No dia 12 de outubro, o Brasil celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, data em que muitos fiéis prestam homenagem à santa. Em 2018, o História Hoje falou de quando a santa se tornou Padroeira do Brasil.
No mesmo dia, é comemorado no Brasil o Dia das Crianças (que não é o motivo para o 12 de outubro ser um feriado). No ano passado, a Agência Brasil falou sobre a data, que surgiu com um decreto de 1924 e ganhou força com campanhas de empresários.
Para além do 12 de outubro, o mês tem uma série de datas significativas e eventos especiais celebrados no Brasil e em todo o mundo. Em 3 de outubro, completa-se os 70 anos da sanção da Lei nº 2004, que criou a Petrobrás e estabeleceu a política nacional do petróleo.
Já em 5 de outubro, celebramos os 35 anos da promulgação da Constituição Brasileira de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã. A Agência Brasil também tem um conteúdo sobre a criação da carta magna brasileira.
O corpo do jovem de 16 anos que estava desaparecido desde a última quinta-feira 28 após naufrágio foi encontrado na tarde deste sábado 30 próximo à praia de Sibaúma, em Tibau do Sul.
Durante os três dias de buscas intensas, equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha conduziram uma operação com o uso de veículos aquáticos, percorrendo as praias da região, com o objetivo de localizar o corpo do jovem. A aeronave Potiguar 01 também contribuiu nas operações de busca e resgate.
O jovem de 16 anos desapareceu na manhã da quinta-feira 29, após a canoa em que ele estava virar. O acidente aconteceu no litoral potiguar em Barra do Cunhaú, localizado em Canguaretama.
O pai do jovem estava presente na embarcação e conseguiu sair da água, mas não conseguiu resgatar o filho. As informações são de que pai e filho seriam pescadores.
O Centro de Diálise do Vale do Assu (CDA) foi atingido por um incêndio na madrugada deste domingo 1º. Nenhuma pessoa foi ferida durante o incidente.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, acionado para controlar as chamas, o fogo se concentrou mais em uma das salas de coleta. No entanto, ainda não há informação sobre o que teria motivado o fogo.
Equipes de perícia foram acionadas.
AgoraRN
A Caixa Econômica Federal sorteou na noite deste sábado (30) o concurso 2639 da Mega-Sena, mas não houve ganhadores na faixa principal do prêmio.
Assim, o valor estimado para o próximo concurso é de R$ 29 milhões para quem acertar as seis dezenas.
Os números sorteados no Espaço da Sorte, em São Paulo, foram: 02 – 08 -11- 22- 48 – 49.
A aposta simples para a Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser feita até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio em uma casa lotérica ou pela internet, por meio do aplicativo Loterias Caixa ou pelo site de loterias da Caixa.
A exploração de petróleo na margem equatorial no Brasil vai começar pelo Rio Grande do Norte. A licença ambiental emitida pelo Ibama para que a Petrobras possa operar no Campo de Pitu, localizado na Bacia Potiguar, será publicada no Diário Oficial da próxima segunda-feira 2.
A previsão é de que nos próximos cinco anos sejam investidos 3 bilhões de dólares (R$ 15 bilhões, pelo câmbio atual) na margem equatorial, que é formada por outras quatro bacias sedimentares, além da Potiguar.
“Isso significa um novo ciclo de desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte liderado pela Petrobras. É um incremento para nossa economia, tendo em vista a capilaridade que tem a cadeia produtiva de petróleo e gás, gerando emprego e renda para o povo, além do incremento das receitas tributárias para o Estado e de royalties para os municípios”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.
Além da licença ambiental, o Ibama também autorizou a limpeza de casco da sonda que será deslocada para o Rio Grande do Norte nos próximos dias. O campo fica a cerca de 60 quilômetros da costa potiguar.
Um sobrinho matou brutalmente seu tio a machadadas em uma residência no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal, na manhã deste sábado 30. A vítima foi identificada como Dicksson Ricardo Medeiros da Costa, 47 anos. O suspeito do homicídio está foragido.
Familiares relataram à polícia que os dois, que eram pacientes psiquiátricos em tratamento, viviam juntos e enfrentavam conflitos há meses, resultando em discussões frequentes. Há três dias, tio e sobrinho se envolveram em uma briga física.
Na noite anterior ao trágico evento, os familiares testemunharam outra discussão entre os envolvidos. Na manhã seguinte, o sobrinho desferiu golpes fatais contra o tio. O sargento Mariano, do 4º Batalhão da PM, que atendeu a ocorrência, informou que “Tio e sobrinho vinham com uma discussão há uns dias e acabou que o sobrinho deu com o machado no rosto dele. Causou bastante perfuração.”
Dicksson, natural de Caicó, foi encontrado sem vida em um dos quartos da residência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas constatou o óbito da vítima.
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca, realizou, na noite deste sábado 30 e início da madrugada deste domingo 1º, a prisão de mais dois condutores por dirigir em estado de embriaguez.
A fiscalização ocorreu na Avenida Maria Lacerda, Nova Parnamirim, culminando ainda com a autuação administrativa de outros 14 motoristas por misturarem álcool e direção.
Os infratores foram conduzidos à Central de Flagrantes onde foram autuados com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
AgoraRN