Durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira 6 na Catedral Metropolitana de Natal, Dom João Santos, novo arcebispo da cidade, afirmou que foi muito bem recebido apesar de uma de suas preocupações após a nomeação para a arquidiocese ter sido o fato dele não ser potiguar.
“Eu tenho percebido o povo muito hospitaleiro e acolhedor, de um modo que estou me sentindo em casa”, disse.
Dom João, natural da Bahia, ainda relatou sua preocupação inicial em relação a ter sido nomeado como arcebispo, mas que se sentiu mais tranquilo devido ao histórico do clero da capital potiguar. “Na igreja de Natal há quase 70 anos, os arcebispos são nomeados no clero da cidade ou no clero potiguar. Agora depois de 70 anos veio um baiano. Mas o que me deu tranquilidade foi saber que um baiano também foi o primeiro arcebispo, Dom Marcolino, e deixou uma memória marcada. Então isso me dá uma certa serenidade.”
E continuou: “sendo acolhido por bons colaboradores, não só de dentro da igreja, mas da sociedade como um todo, nós podemos fazer um trabalho somando àquilo que já tem nessa cidade”
Posse de Dom João Santos
O evento de posse do novo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, acontecerá no próximo sábado 7, na Catedral Metropolitana da capital.
A programação terá início às 8h30, com o hasteamento das bandeiras e a entrega da chave da cidade ao novo arcebispo pelo prefeito municipal, Álvaro Dias. Em seguida, Dom João adentrará a Catedral, aspergindo água benta no público presente.
A celebração da missa terá início às 9h. Após a procissão de entrada, o chanceler da cúria metropolitana, Padre Francisco de Assis Melo, fará a leitura da bula do Papa Francisco, nomeando Dom João como arcebispo.
AgoraRN