A Câmara Municipal de Natal, por meio de nota, veio a público repudiar a ameaça de estupro contra a vereadora Brisa Brachi. A vereadora de Natal tornou público a denúncia na última quarta-feira 11 a ameaça que recebeu por e-mail. Ela fez o relato tanto nas redes sociais quanto durante um pronunciamento na Câmara.
A mensagem foi enviada por uma plataforma anônima e assinada pelo pseudônimo Astolfo Bozzônio Rodrigues. A mensagem enviada descreve um cenário de abuso sexual, menciona o conhecimento do endereço da vereadora e sugere a prática do que o autor chama de “estupro corretivo” como forma de “curar” a homossexualidade, uma vez que Brisa Bracchi é publicamente lésbica.
O autor do e-mail justifica o ato como um “estupro corretivo terapêutico” e afirma que isso é uma “terapia comprovadamente eficaz para curar a homossexualidade, já que ser lésbica é considerado uma aberração”.
Confira a nota na ítegra:
“A Câmara Municipal de Natal, por meio do seu Presidente, vem a público, após o pronunciamento e comunicado da Vereadora Brisa Brachi, expressar veemente repúdio a todo e qualquer ato que atente contra a dignidade das parlamentares e, principalmente, das pessoas. Em particular, reprovamos veementemente quaisquer manifestações de homofobia.
As ameaças enfrentadas pela nobre parlamentar configuram atos criminosos que não podem ficar impunes. Informamos a todos que esta Casa Legislativa adotará todas as providências cabíveis para identificar e responsabilizar os autores dessas ações condenáveis.
Reforçamos, de maneira incisiva, nosso compromisso inabalável com a pluralidade e diversidade. A homofobia é crime, e é dever de todos respeitar toda e qualquer orientação sexual. Na Câmara Municipal de Natal, promovemos um ambiente que preza pela inclusão, tolerância e respeito mútuo.
Atenciosamente,
Eriko Jácome
Presidente da Câmara Municipal de Natal”
AgoraRN