Pelo menos 2,1 milhões de pessoas ficaram sem energia após a forte chuva com rajadas de ventos que atingiu São Paulo nessa sexta-feira (3). O número preliminar refere-se aos clientes da Enel, concessionária que atua na capital paulista e em 23 municípios da região metropolitana. De acordo com a empresa, 600 mil usuários já tiveram o serviço restabelecido. Na capital, 1,4 milhão de pessoas ficaram sem luz, sendo que 400 mil já tiveram o serviço retomado. A estimativa da Enel é que na terça-feira (7) toda a rede esteja recomposta.
“As questões das mudanças climáticas nos colocam grandes desafios”, disse o prefeito Ricardo Nunes, em coletiva de imprensa na sede da Enel, referindo-se ao acontecimento como excepcional. Ele informou que foram 618 chamados na área de iluminação pública, sendo que 133 estão em aberto e 99 ainda com espera para início do atendimento. Neste momento, 1.470 profissionais trabalham no corte de árvores, antes eram 300. Dos 6,5 mil semáforos, 247 seguem apagados por falta de energia e 20 por falha no equipamento.
De acordo com Vincenzo Ruotolo, diretor de distribuição da empresa, das 308 escolas que vão receber o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5), 84 tiveram algum problema de fornecimento de energia elétrica. “Está sendo priorizado o restabelecimento da energia e, em paralelo, estamos mobilizando geradores para atender eventualmente algum caso que não seja possível restabelecer até amanhã”, explicou. A concessionária apura quantas seguem sem energia.
Em nota, o governo do estado disse que outras concessionárias que atuam no estado, como CPFL e EDP, também informaram queda de energia. Em ao menos 42 municípios, incluindo os atendidos pela Enel, foi registrado corte de energia neste sábado (4).
A Agência das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados Palestinos confirma que uma escola gerida pela estrutura em Jabalia, no norte de Gaza, foi atingida. Juliette Touma, diretora de comunicações da UNRWA, disse à BBC que este é “mais um dia triste” para a ONU.
A escola, que funcionava como abrigo, foi “severamente atingida”, segundo Juliette Touma.
“Foi atingido o espaço do recreio, onde havia tendas para famílias deslocadas e, depois, houve um outro impacto próximo de uma parede da escola onde havia mulheres fazendo pão”, adiantou Touma.
Questionada pela estação pública britânica sobre a autoria do ataque, Juliette Touma afirmou que a UNRWA desconhece a origem dos disparos.
Líderes árabes cobraram neste sábado um cessar-fogo imediato na ofensiva militar de Israel contra Gaza, pressionando o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a convencer Israel, mas o principal diplomata norte-americano disse que uma interrupção neste momento apenas permitiria que o grupo militante palestino Hamas se reagrupasse e atacasse Israel novamente.
Em uma rara discordância pública em uma entrevista coletiva realizada em Amã, ministros das Relações Exteriores de Jordânia e Egito, que estavam ao lado de Blinken, defenderam várias vezes uma pausa nas hostilidades, dizendo que a morte de dezenas de civis não pode ser justificada como legítima defesa.
Eles também se recusaram a discutir em profundidade o que acontecerá a seguir em Gaza, quando e se o Hamas for erradicado, dizendo que o foco imediato tem que ser nas tentativas de estabelecer uma interrupção das hostilidades.
Blinken está em sua segunda viagem para a região desde que Israel e Hamas entraram em guerra em 7 de outubro, quando o grupo militante islâmico palestino cruzou a fronteira de Gaza e, segundo Israel, matou 1.400 pessoas e tomou 240 como reféns.
A Defesa Civil do Paraná informou que pelo menos 27 municípios do estado se encontram em situação de emergência: Boa Esperança do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Clevelândia, Contenda, Espigão Alto do Iguaçu, Faxinal, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Manoel Ribas, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Laranjeiras, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pérola do Oeste, Pitanga, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Branco do Sul, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santa Maria do Oeste, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê e Virmond.
O balanço mostra também que os temporais registrados no Paraná já atingiram 131 cidades ao longo dos últimos dias, sendo que pelo menos 93.037 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas no estado. Dessas, 1.079 estão desabrigadas (necessitam de abrigos públicos) e 4.926 estão desalojadas (refugiadas na casa de parentes ou amigos).
Ainda de acordo com a Defesa Civil do Paraná, o tempo volta a ficar estável neste sábado (4) em todo o estado após as tempestades registradas ao longo dos últimos dias. No oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná, pode haver um pouco de nebulosidade ao longo do dia e o órgão não descarta “algum chuvisco”. “Ventos sopram com intensidade moderada, predominantes de sudoeste, nas regiões sul e leste do estado”.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais informou que o risco de deslizamentos e enxurradas no estado ou de eventos similares que possam caracterizar desastre é baixo. Na Região Sul do país, apenas as mesorregiões do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e o noroeste e sudoeste Rio-Grandense, no Rio Grande do Sul, registram risco moderado para a ocorrência desse tipo de evento.
Uma mancha escura de água que cobriu parte da areia na praia de Areia Preta voltou a ser visível, causando preocupação na área nobre da cidade.
O fenômeno conhecido como “língua negra,” já havia aparecido em outubro. A preocupação recai não apenas sobre a sujeira, mas também sobre a possibilidade da força da água afetar a estabilidade de parte da calçada.
Em outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou que a origem desse problema estava possivelmente relacionada às chuvas, que levam tudo o que estiver na superfície para as áreas mais baixas.
Nesse contexto, as águas pluviais lavam os telhados das residências, que direcionam sua drenagem para as ruas, as quais, por sua vez, transportam diversos resíduos, como óleos, graxas, fuligem, asfalto, matéria orgânica, e outros, para o sistema de drenagem.
O governo federal criou um órgão específico para fiscalizar e combater fraude nos programa Bolsa Família. A Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do CadÚnico (Cadastro Único) irá compartilhar informações de diversos ministérios para direcionar as verbas federais de assistência social a famílias que realmente precisam.
A criação da rede atende a norma prevista na lei 14.601, de junho, que recriou o Bolsa Família, definiu os novos parâmetros do programa e determinou pagamento mínimo de R$ 600 por família atendida, além de adicionais conforme a composição familiar. O programa completou 20 anos em outubro.
Segundo decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Rede de Fiscalização será composta por quatro representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, um da AGU (Advocacia-Geral da União), um da CGU (Controladoria-Geral da União), um do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e um da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Reuniões deverão ser realizadas a cada três meses e o grupo precisará apresentar um plano anual de atuação. Os relatórios de trabalho serão semestrais. Há a possibilidade de fechar parcerias para o andamento dos trabalhados, desde que não haja custo para o governo.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) monitora 9,4 mil locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio de uma sala de controle. As provas serão aplicadas amanhã (5) e no próximo domingo (12) em 132.456 salas de aplicação, em 1.750 municípios de todas as 27 unidades da Federação.
De acordo com o instituto, farão parte da aplicação do Enem 1.763 coordenadores municipais, 36 coordenadores estaduais e cerca de 13 mil assistentes de local para organizar os 38.782 malotes de provas, que contêm 7.917.402 exames impressos. “Os números robustos são para atender os 3,9 milhões de inscritos que prestarão o exame neste fim de semana”.
A sala de controle monitora a entrega dos malotes de prova, a presença dos profissionais e o início da aplicação dos testes.
“No total, para que o Exame Nacional do Ensino Médio aconteça da forma mais tranquila possível, cerca de 400 mil pessoas participam do processo do Enem 2023. Os procedimentos vão desde elaboração, impressão e armazenamento até distribuição e aplicação das provas”, informou o instituto.
Para coibir episódios de violência na final da Copa Libertadores, a Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagram neste sábado (4) uma operação contra integrantes de torcidas organizadas. A partida que decide a competição será disputada às 17h, no Maracanã, entre Fluminense e Boca Juniors.
O alvo principal da operação é um membro da Força Jovem do Vasco que ameaçou torcedores do Fluminense pela internet. Na última noite, vascaínos receberam torcedores do Boca Juniors em uma confraternização. Vídeos dos brasileiros e argentinos entoando canções circularam nas redes sociais. O encontro ocorreu nos arredores de São Januário, estádio do Vasco.
A Polícia Civil e o MPRJ informaram em nota que a operação engloba mandados de busca e apreensão e medidas cautelares restritivas expedidas pelo Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos. As diligências acontecem na residência do autor das ameaças e na sede da torcida Força Jovem.
“As medidas cautelares restritivas se estenderão, ainda, a qualquer outro membro identificado da Young Flu, Sobranada, Força Jovem do Vasco, Raça Rubro Negra e Jovem Fla. Todos ficarão proibidos de participar de qualquer evento relacionado à final da Copa Libertadores da América. Para se fazer cumprir o afastamento dos contemplados na decisão judicial, a Polícia Militar irá monitorar e atuar nos locais impactados pelas festividades”, acrescenta a nota.
Um acidente envolvendo um caminhão e uma motocicleta aconteceu na manhã deste sábado, 4, na BR 110, em Areia Branca e resultou na morte de uma pessoa.
A colisão ocorreu na área conhecida como Pedrinhas, na zona rural do município. O condutor da motocicleta, Antônio Bruno Fausto, de 34 anos, faleceu no local do acidente. Apesar dos esforços da equipe de uma ambulância do Samu, o homem foi encontrado sem sinais vitais.
O motorista do caminhão permaneceu no local, ileso, aguardando a chegada das autoridades policiais. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e isolou a área para controlar o tráfego na pista até que a perícia fosse conduzida e o corpo da vítima fosse removido.
A Polícia Civil vai investigar para determinar as causas e a responsabilidade pelo acidente.
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na madrugada de hoje, operação na zona norte de Natal com os objetivos de garantir a segurança viária e a paz pública.
As blitzen foram montadas nos bairros de Pajuçara e Potengi, culminando com a prisão em flagrante de 05(cinco) pessoas por estarem conduzindo veículo em estado de embriaguez.
Destes, um homem de 42 anos, apontou valor no bafômetro de 1.31 mg/l, quase quatro vezes o limite legal que já configuraria crime. Ele não conseguia sequer caminhar em linha reta.
Todas as ocorrências foram devidamente registradas na Central de Flagrantes, onde os infratores foram autuados com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
O velório da atriz Elizângela acontece neste sábado (4) no Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro. O adeus à artista será aberto ao público. Amigos e fãs poderão se despedir dela entre 13h e 15h.
Elizângela morreu em Guapimirim (RJ) nesta sexta-feira (3), aos 68 anos de idade. Segundo informou a prefeitura da cidade onde ela vivia, a atriz foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e deu entrada no Hospital Municipal José Rabello de Mello com parada cardiorrespiratória. Apesar da tentativa de reanimação tanto no translado quanto na unidade, ela não resistiu.
“A Prefeitura Municipal de Guapimirim lamenta a morte da consagrada atriz. Esta é a segunda vez que o sistema de saúde do município atendeu Elizangela. Na primeira, Elizangela deu entrada na unidade com graves problemas respiratórios, e depois de algumas semanas, teve alta da unidade”, registra nota divulgada pelo município.
A outra internação da atriz havia ocorrido em 2022, em decorrência de sequelas respiratórias causadas pela covid-19. Elizângela manifestava publicamente sua posição contrária a vacinação, cujos benefícios são cientificamente comprovados.
Durante os 31 dias em que ficou à frente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), o Brasil atuou como mediador e árbitro em meio ao conflito no Oriente Médio, e não como ator político, segundo avaliaram três especialistas entrevistados pela Agência Brasil.
O Brasil presidiu o Conselho de Segurança em um dos mais tensos momentos da política internacional, liderando as tentativas de acordo entre seus membros para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Porém, as quatro propostas de resolução sobre o conflito foram rejeitadas. A proposta articulada pelo Brasil, apesar de ter recebido os votos da maioria (12 votos favoráveis e 2 abstenções), foi rejeitada por um veto dos Estados Unidos. Para ser aprovada, uma resolução não pode receber veto de nenhum dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido).
O professor de história contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF) Bernando Rocher destacou que a diplomacia brasileira tentou ser um moderador, e não um agente político proativo, para condenar um ou outro lado do conflito, apesar das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ora crítico ao Hamas, ora crítico à atuação militar de Israel.
Seis pessoas morreram em São Paulo em decorrência das fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram o estado nessa sexta-feira (3). A velocidade dos ventos, segundo a Defesa Civil do Estado, chegou a 151 quilômetros por hora (km/h) em Santos. Na capital paulista, as rajadas chegaram a 103,7 km/h, recorde dos últimos cinco anos.
Quatro pessoas morreram por conta da queda de árvores, sendo uma em Osasco, uma em Suzano, municípios da Grande São Paulo; e duas na zona leste da capital paulista. Também houve óbito em Limeira, por desabamento de um muro, e em Santo André, devido à queda da parede de um prédio.
As defesas civis e o Corpo de Bombeiros registraram mais de 2 mil chamados em ocorrências em 40 municípios do estado, a maioria por queda de árvore.
A Prefeitura de São Paulo informou que o trabalho das equipes nas ruas foi reforçado para amenizar os impactos causados pelo temporal. Equipes das subprefeituras, da Defesa Civil e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em conjunto com a Enel, passaram a madrugada nas ruas para recuperação de áreas afetadas e retomada da regularidade.
Visibilidade, luta pelo direito de acesso à saúde de qualidade e pela escolha em reconstruir ou não o seio após a cirurgia de retirada das mamas, a mastectomia. Esses são alguns dos achados da antropóloga Waleska de Araújo Aureliano, professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 20 anos de pesquisas, sobre como as mulheres com câncer de mama lidam com o processo de adoecimento.
Desde a década de 1980, de acordo com a professora, é possível perceber mudanças na maneira como a doença é encarada pela sociedade, principalmente o discurso médico. Os profissionais de saúde saíram da perspectiva fatalista e hoje têm um diálogo mais franco com pacientes sobre o câncer de mama.
Há 40 anos, ainda era tabu para muitas pessoas mencionar a palavra câncer, que não era dita nem por profissionais de saúde, nem pela família dos pacientes. “Embora ainda tenhamos um estigma muito forte em torno da doença, muita coisa mudou. A percepção do câncer de mama como sentença de morte vem cedendo lugar à compreensão do câncer como uma doença crônica. Isso, claro, quando as pessoas afetadas têm acesso adequado a diagnóstico e tratamento.”
Segundo Waleska, é muito importante que esse acesso seja mencionado na campanha Outubro Rosa, porque a ideia de que tudo depende da disposição individual das mulheres em se cuidar não funciona se não forem dadas as condições ideais para que todas possam fazer isso adequadamente”.
A governadora Fátima Bezerra e o ex-senador Jean Paul Prates estão realizando neste sábado 4, no auditório da Governadoria, um ato que celebra o repasse de recursos financeiros para a saúde estadual, e também a entrega de veículos e equipamentos para a agricultura familiar, provenientes de Emendas Parlamentares destinadas pelo então senador, totalizando cerca de 20 milhões de reais. De acordo com o Governo Estadual serão:
AgoraRN
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, criticou nesta sexta-feira 3, o governo de Israel por não incluir o grupo de cerca de 30 brasileiros retidos na Faixa de Gaza à espera de uma autorização para deixar o território palestino em meio à guerra entre os israelenses e o grupo palestino Hamas.
A retirada de estrangeiros começou na quarta-feira e por três dias seguidos não incluiu nenhum brasileiro no grupo. Desde os atentados do Hamas contra Israel, em 7 de outubro, o governo tenta, sem sucesso, tirar os brasileiros de Gaza.
Segundo Gleisi, Israel discrimina o Brasil e não apresenta nenhuma justificativa para isso. A deputada ainda acusou Tel-Aviv de elaborar as listas de saídas de estrangeiros de Gaza com base em uma ‘hierarquia política’.
“O governo israelense sinaliza que estabeleceu uma hierarquia política para a liberação de civis, privilegiando alguns países em detrimento de outros”, disse Gleisi em sua conta no X, o antigo Twitter. ” Da mesma forma que defendemos a libertação dos reféns israelenses, não podemos admitir que civis brasileiros permaneçam ameaçados numa região sob massacre militar. Liberdade já para os brasileiros(as) em Gaza.”
Policiais militares da Operação Lei Seca efetuaram a prisão de cinco indivíduos por dirigirem sob a influência de álcool durante uma fiscalização realizada na madrugada deste sábado 4, nos bairros Pajuçara e Potengi, localizados na Zona Norte de Natal.
Os detidos foram flagrados com um teor de alcoolemia acima de 0,33mg de álcool por litro de ar expirado, o que configura crime de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Eles foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil.
Entre os detidos, destaca-se um homem de 42 anos que apresentou alarmantes 1,31mg/l de álcool em seu organismo, quase quatro vezes o limite legal. De acordo com informações da Polícia Militar, o infrator mal conseguia manter uma trajetória linear ao caminhar. Além das prisões, a operação também aplicou penalidades administrativas a oito motoristas por dirigirem sob efeito de álcool. Eles foram multados em R$ 2.934,70 e terão suas carteiras de motorista suspensas por um ano.
AgoraRN
A Prefeitura de Mossoró, divulgou nesta sexta-feira 3 que oferecerá transporte público coletivo gratuito para os estudantes que participarão do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo 5.
Para usufruir da gratuidade, os estudantes precisam apresentar o cartão de inscrição ao embarcar. Neste ano, mais de 20,2 mil candidatos se inscreveram para realizar o Enem na cidade.
As linhas de ônibus operarão em horário especial a partir das 11h, partindo dos bairros em direção aos principais locais de aplicação das provas e ao Centro da cidade. Os estudantes poderão fazer a integração no Centro para chegar ao local de prova. A prefeitura informa que o retorno aos bairros está programado para as 19h10, após o término do exame. Os itinerários, assim como os pontos de embarque e desembarque, serão disponibilizados no aplicativo Cittamobi.
AgoraRN
Conforme divulgado pelas autoridades palestinas, a nova lista inclui um total de 599 cidadãos de diversas nacionalidades, incluindo 386 cidadãos dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha. Enquanto isso, o grupo composto por 34 pessoas, incluindo brasileiros e familiares próximos, aguardam pela autorização para sair do enclave.
Este é o quarto comunicado de autorizações para a saída de Gaza de civis que possuem outras nacionalidades, como resultado de um acordo mediado pelo Catar, envolvendo Israel, Egito e o Hamas.
Na quarta-feira, dia 1º, a passagem de Rafah foi desbloqueada pela primeira vez desde o início do conflito. As autoridades egípcias asseguraram que os 7 mil cidadãos estrangeiros que solicitaram permissão para deixar Gaza serão liberados gradualmente, permitindo a saída de um grupo por dia.
Negociações internacionais
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas neste domingo 5, em todo o país. Além de estar com os estudos em dia, os candidatos devem prestar atenção às exigências e às proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado no dia da prova.
É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição. Se o candidato precisar justificar sua presença no exame, ele deve levar impressa a declaração de comparecimento, que será assinada pelo aplicador do exame. A declaração está disponível na Página do Participante.
Entre os documentos de identificação válidos estão cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Também são aceitos os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.
A nova condenação imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não altera seu futuro político. Bolsonaro já está inelegível até 2030 por atacar as urnas eletrônicas. As penas, nesse caso, não se somam.
Os direitos políticos do ex-presidente estão suspensos pelo período de oito anos. O prazo começa a contar a partir da última eleição.
Para o advogado Antonio Carlos de Freitas Junior, especialista em Direito Eleitoral e professor da Universidade de São Paulo (USP), a nova condenação de Bolsonaro inaugura um posicionamento mais duro do tribunal para candidatos que disputam a reeleição.
“A decisão servirá para sedimentar jurisprudência de que qualquer uso de bens públicos e meios de comunicação oficiais para benefício de candidatura será sancionada pelo TSE”, explica
O concurso 2.652 da Mega-Sena, que será sorteado neste sábado (3) à noite em São Paulo, deverá pagar o prêmio de R$ 3,5 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
O último prêmio, no valor de R$ 104.876.676,00, sorteado quarta-feira (1º), saiu para um bolão feito em Goiânia (GO), que acertou as dezenas 06, 23, 35, 36, 37 e 59. O prêmio rendeu mais de R$ 20 milhões a cada apostador.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de hoje nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.
Agência Brasil
O Sebrae do Rio Grande do Norte sedia, desde sexta-feira 3, o GO!RN 2023 – considerado o maior encontro de empreendedorismo, inovação, startups, tecnologia e transformação digital do estado. O evento segue neste sábado 4 no Centro de Convenções de Natal, e deve reunir um público estimado entre 8 e 12 mil pessoas. A edição deste ano dobrou de tamanho e conta com uma programação diversificada, abrangendo ainda temas como sustentabilidade e negócios de impacto socioambiental. Quem deseja participar, as inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pelo site gorn.com.br, onde é possível conferir a programação completa.
A ideia do GO!RN é difundir e estimular a inovação e a criatividade, gerando conexões com todos os atores do ecossistema de inovação tanto local quanto nacional. O evento conta com dezenas de palestrantes convidados, empreendedores expoentes no cenário digital do Brasil, entre 14 palcos e espaços temáticos. No eixo de exposição são 43 empresas inovadoras no coworking space e outras 10 empresas e instituições na área de estandes de instituições e patrocinadores, assim como oito aceleradoras no Hub de Aceleradoras.
A governadora do Estado Fátima Bezerra (PT) esteve na abertura do GO!RN e destacou a importância do debate acerca da inovação. “O RN tem pioneirismo nesse contexto, pois fomos o primeiro estado onde nasceu o marco regulatório voltado para esse tema. Em 2019, através da Lei 10.483, nós instituímos a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social, criamos o Comitê Estadual para promover esses negócios, e recentemente nós adotamos, através de novo decreto, a questão da certificação, tudo isso em parceria com o Sebrae, assim como tivemos a alegria de aprovar a Lei Estadual de Apoio à Micro e Pequena Empresa”.
Além de tecnologia e inovação, o GO!RN 2023 também aborda a questão da sustentabilidade ao sediar o Fórum de Negócios de Impacto Social do Nordeste. Para a governadora, esse momento é um marco histórico. “É o futuro que já chegou. Temos desafio de nos preparar para o mundo das novas economias, é importante não perder de vista os desafios que o Nordeste tem do ponto de vista da sustentabilidade, para avançar na garantia da infraestrutura e segurança hídrica. O Novo PAC, por exemplo, é importante para essa área com a transposição das águas do Rio São Francisco. Aliás, o Nordeste tem um protagonismo extraordinário em matéria de energia renovável. Hoje no Brasil temos 937 parques eólicos, desses 827 estão no Nordeste. Dos quais 247 estão no Rio Grande do Norte. É preciso que o RN continue liderando como maior produtor de energia eólica do País”, ressaltou Fátima Bezerra.
As cirurgias cardíacas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital do Rio Grande do Norte foram suspensas temporariamente devido a atrasos nos pagamentos aos Hospitais Rio Grande e do Coração. Os contratos da Prefeitura de Natal para essas cirurgias excederam o limite de gastos definidos pela gestão municipal.
O cenário preocupa, já que a fila de pacientes de cirurgias só cresce e podem represar os meses de novembro e dezembro, afetando especialmente os hospitais contratados. Há relatos de que os funcionários não recebem seus pagamentos há pelo menos três meses, e não há orçamento disponível para o restante do ano.
A lista de espera por cirurgias cardíacas conta com 34 crianças e 71 adultos, dos quais 49 são idosos que necessitam de cateterismos de urgência. Além disso, mais de 180 pacientes estão aguardando cirurgias eletivas. Em setembro, a situação atingiu o limite do financiamento disponível, o que levou à suspensão dos serviços.
Em resposta, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, juntamente com as Defensorias Públicas do Estado e da União, entraram com uma ação na Justiça Federal. A ação busca medidas urgentes para garantir pelo menos o atendimento dos pacientes prioritários.
A faixa de areia presente no viaduto Santos Reis e na pista que dá acesso à ponte Newton Navarro tem acidentado condutores, segundo comerciantes do local.
Além de impedir veículos maiores de passarem pela pista, a areia tem deixado carros atolados e causado quedas em motociclistas.
O comerciante Paulo Alves está há um ano trabalhando na Praia do Meio e contou ao Agora RN que, com o estabelecimento próximo ao local, sempre vê acidentes acontecendo diariamente.
“É carro atolando e moto caindo, a gente tenta ajudar. Só hoje já ajudei três pessoas que ficaram com o carro atolado”, afirmou ele.
Aos 77 anos de idade, a maior parte deles vividos na política do Rio Grande do Norte, o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PSB) chegou à sede do AGORA RN passando a impressão de um brasileiro comum. De calça jeans, cabelos cuidadosamente arrumados, óculos de grau e camisa polo verde – cor do seu inseparável MDB -, ele parecia despido de qualquer vaidade ou soberba de quem foi parlamentar federal tantas vezes, além de ministro de Estado e até presidente da República interinamente.
Com certa dificuldade de andar, devido à cirurgia à qual foi submetido recentemente – o mesmo procedimento do presidente Lula – Henrique sentou-se em uma cadeira na recepção, cumprimentou educadamente os presentes e recostou a bengala que o tem acompanhado durante sua recuperação. O detalhe é que o objeto de apoio também estampava a cor verde, para combinar com sua camisa e com seu amor pelo partido onde fez carreira política.
Durante quase uma hora e meia de conversa, Henrique opinou sobre diversos assuntos, fez avaliações e contou muitas histórias do passado, revelando que pensa em escrever um livro para contar os principais episódios pelos quais passou, incluindo os 328 dias na prisão.
Falou com orgulho das 11 vezes consecutivas como mandatário na Câmara dos Deputados – recorde que só ele e Ulysses Guimarães detêm. Também desabafou sobre uma “feridinha” que carrega ainda hoje, referindo-se à saída dele do MDB. Ao ser questionado sobre seu atual partido, o PSB, ele fez questão de declarar: “Fui expulso do MDB”.
O presidente da FIERN, empresário Roberto Pinto Serquiz Elias, assume a presidência do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Confederação Nacional das Indústrias (COMPEM-CNI). O anúncio da escolha do novo presidente do COMPEM-CNI foi feito na terça-feira (31.10), durante a reunião extraordinária do Conselho de Representantes da CNI, em Brasília.
Roberto Serquiz sucede a Amaro Sales à frente do COMPEM. O Conselho Temático é um dos órgãos consultivos da Diretoria da CNI. Formado por trinta representantes de Federações de Indústrias e de Associações Nacionais Setoriais, se reúne periodicamente para discutir e apresentar informações e propostas que orientam as decisões da diretoria e as ações da CNI na defesa de legítimos interesses da indústria brasileira.
“Uma honra a indicação do presidente Alban. O Conselho das Micro e Pequenas Empresas da CNI é um conselho que trata de um setor fundamental para a economia do país. As micro e pequenas empresas representam 60% da empregabilidade do país”, destacou Roberto Serquiz.
Cabe ao COMPEM assessorar a Diretoria da CNI com estudos e estratégias relacionadas a questões de interesse das microempresas e empresas de pequeno porte. O Conselho tem as atribuições de acompanhar processos legislativos que têm como objetivo tratamento fiscal e trabalhista diferenciados; propor políticas de acesso ao microcrédito e ao desenvolvimento das médias, pequenas e microempresas; propor políticas de acesso ao mercado externo e fornecer aos órgãos públicos, além de defender proposta para melhorar o ambiente de negócios para o setor.
‘Intercooperação e o trabalho em rede’ é o tema da II Cimeira Internacional de Cooperativas, evento que acontece de 3 a 5 de novembro, em Torres Vedras, distrito de Lisboa, em Portugal. O evento é organizado pela Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo de Torres Vedras, pela Cooperativa do Povo Portuense e pelo Instituto Antero de Quental, tendo por objetivo a troca de experiência nos modelos de atuação de cooperativas e da legislação de cada país.
O presidente do Sistema OCERN, Roberto Coelho, foi um dos palestrantes do primeiro dia do Congresso e apresentou o cooperativismo do RN e os programas da Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social (AIPDES). Deputados que integram a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo também participam do evento, demonstrando as iniciativas da Frencoop/RN. Além dele, lideranças cooperativistas do estado estão presentes na Cimeira, apresentando cases de sucesso do cooperativismo do Rio Grande do Norte.
A Cimeira Internacional de Cooperativas surgiu com o propósito de resolver desafios e promover o desenvolvimento compartilhando boas práticas cooperativas, estimulando parcerias e cooperação com base nos princípios da Aliança Cooperativa Internacional. Além disso, busca debater novos modelos de organização para garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
AgoraRN
“Cooperativismo é um jeito mais humano de fazer negócio e onde todos saem ganhando”. Esse é mote da campanha Bora Cooperar, criada para divulgar os benefícios de um modelo societário baseado na cooperação e na coletividade. A mensagem traduz os diferenciais das cooperativas quando se pensa em mercado e relacionamento com as pessoas.
Uma das principais características que distingue o cooperativismo de outros modelos de negócio é a sua forma de organização societária. Em vez de decisões centralizadas em um grupo pequeno, nas cooperativas os cooperados também são considerados donos do negócio e têm voz ativa. E mais: todos têm direito a participar dos resultados econômicos quando cumprem com seus deveres.
Mais de 20,4 milhões de brasileiros já perceberam e usufruem das vantagens de cooperar, ao fazerem parte de um movimento que traz benefícios econômicos e sociais para o coletivo. Esse é o número de cooperados que integram as cerca de 4,6 mil coops que estão espalhadas por todo o país. É o que aponta o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023. Além da agropecuária, ramo que atualmente reúne o maior número de cooperativas no território nacional, o coop já marca presença em diversos outros setores da economia: no crédito, na saúde, no transporte, na infraestrutura, na educação e muitos outros. Essa variedade mostra o quanto o modelo societário é dinâmico e tem potencial para atender demandas diversas da população, seja para quem quer empreender ou consumir.
O jeito humano é outro fator que atrai cada vez mais pessoas para dentro do cooperativismo. A preocupação com as pessoas é genuína, pois faz parte dos princípios que orientam o trabalho das cooperativas. Além da adesão livre e voluntária dos cooperados, da gestão democrática do negócio e da participação econômica dos membros, as cooperativas têm como diretriz contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Esse princípio sintetiza o vínculo do cooperativismo com a sociedade, que pode ser vislumbrado nas ações sociais desenvolvidas pelas cooperativas em benefício das comunidades em que estão inseridas. Muito além do voluntariado, essa conexão é fortalecida sempre que uma coop gera mais e melhores oportunidades de renda, profissionalização e qualidade de vida para a população.
O programa Música ao Vivo, da Rádio Nacional, irá apresentar neste sábado (4), às 21h, o show de Amaro Freitas Trio, no Amazonas Green Jazz Festival 2023.
O pianista e compositor pernambucano apresentou-se em julho deste ano no festival, quando o show foi gravado. Uma das revelações no jazz internacional, Amaro Freitas (piano) e os músicos Hugo Medeiros (bateria) e Jean Elton (baixo) trazem um repertório que mistura o jazz com ritmos brasileiros – o frevo, o maracatu, o baião. O grupo é destaque em festivais no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.
O Amazonas Green Jazz Festival foi realizado entre os dias 21 e 30 de julho, no Teatro Amazonas, no centro histórico de Manaus.
O público poderá conferir o show de Amaro Freitas Trio em toda a rede da Rádio Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).