Em mais um recorde estabelecido pela atual onda de calor, o Rio de Janeiro registrou nesta sexta-feira (17), às 10h20, a sensação térmica de 59,3 graus Celsius (°C). É a maior já aferida pelo serviço meteorológico da prefeitura, o Alerta Rio, criado em 2014. No momento, os termômetros marcavam 41,4°C.
O recorde anterior havia sido registrado na terça-feira (14), quando a sensação térmica chegou a de 58,5°C.
A sensação térmica é um parâmetro que leva em consideração a temperatura e a umidade do ar, e as duas medições extremas foram constatadas pela Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Além da sensação térmica, a cidade também tem registrado temperaturas recorde. Na quinta-feira (16), os termômetros chegaram a marcar 42,6°C, a maior temperatura do ano. O recorde anterior era de domingo, com 42,5°C.
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (17), a Operação Tratado de Tordesilhas, que apura a prática de crimes cometidos contra áreas públicas federais, no município de Cajueiro da Praia (PI). As fraudes teriam ocorrido no Programa de Regularizações Fundiárias (Reurb), que garante o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais.
As investigações policiais apontam que pessoas com baixo poder econômico, geralmente idosos, eram usadas por uma organização criminosa para fingir a posse antiga em terrenos da União, em geral, no litoral. Em seguida, simulavam negócios jurídicos de compra e venda dessa terra e buscavam obter regularização da posse na Secretária de Patrimônio da União (SPU) do Ministério da Economia.
Há suspeitas da falsificação de documentos nos processos administrativos com objetivo de reconhecer a regularidade fundiária.
De acordo com a Polícia Federal, após a regularização do imóvel, os investigados desmembravam a área regularizada com a matrícula original do município, e vendiam rápida e ilegalmente os novos terrenos com matrículas próprias a preços elevados. Em alguns casos, a supervalorização das áreas griladas superava os 15.000% (quinze mil por cento).
O número real de vítimas em Gaza é “provavelmente muito superior” aos 11 mil mortos anunciados, uma vez que a atualização dos dados ficou parada por cinco dias devido ao colapso das comunicações no enclave, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Em um briefing sobre a situação na Faixa de Gaza, o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, afirmou que, além do colapso da rede de comunicações – devido à falta de combustível –, a contabilização real do número de vítimas é dificultada pela demora em descobrir corpos debaixo dos destroços.
“Mais de 41 mil .000 unidades habitacionais foram destruídas ou gravemente danificadas – o que representa cerca de 45% do parque habitacional em Gaza”, disse, em referência aos danos causados pelos ataques das tropas israelitas, em guerra com o movimento Hamas.
Há poucos cuidados médicos, ou nenhum disponíveis no norte de Gaza, afirmou Martin Griffiths, apontando que dos 24 hospitais com capacidade de internamento no norte do enclave, apenas um ou nenhum – o Al Ahli – está atualmente operacional e a admitir pacientes.
Depois da última onda de calor que afetou mais de 2,7 mil municípios nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta para temporais com rajadas de vento e queda de granizo nessas regiões, no fim de semana, começando na nesta sexta-feira (17). De acordo com as previsões, o calor forte combinado com o aumento da umidade e ventos em altos níveis potencializam as chuvas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.
Nesses lugares, o volume de chuvas em um dia poderá ultrapassar 100 milímetros, reforçando a previsão das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, que, entre outras consequências, apontou a intensificação dos extremos climáticos e hidrometeorológicos.
Segundo o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, a intensidade e a frequência, com intervalos cada vez menores, entre fenômenos naturais como o El Nino, por exemplo, mostram que toda essa mudança no clima é consequência da ação humana sobre o planeta.
“Lá atrás se você tinha uma onda de calor por década, até 2019, você já tinha 3,5 ondas de calor por década. E hoje já deve estar perto de acontecer uma em cada dois anos. O mundo inteiro está enfrentando recordes de onda de calor, secas, tempestades muito severas, com muito mais frequência. Tudo isso é o efeito direto do aquecimento global”, diz.
O estado do Rio Grande do Norte pode enfrentar um grave aumento na violência relacionada a facções criminosas, alerta o juiz de execuções penais, Henrique Baltazar. Em entrevista, Baltazar revela publicamente a preocupação com a iminente possibilidade de um cenário de guerra entre facções, antes restrito aos bastidores da segurança.
O juiz expressou suas preocupações durante o programa “Metendo a Colher”, da 96 FM, revelando que o término da “terceirização” do trabalho criminoso pelo Sindicato do Crime no RN, anteriormente associado ao Comando Vermelho, já aconteceu.
“O meu temor é que haja uma guerra forte, porque grande parte das lideranças do Sindicato não vão aceitar esse controle de uma facção externa, do Rio de Janeiro”, alertou o juiz de Execuções Penais.
Ele indicou que a rescisão já está gerando repercussões nos presídios e comunidades locais. “É provável que em dois ou três meses a gente comece a perceber confrontos bem fortes no Estado”, acrescentou.
A Finlândia erguerá barreiras em quatro pontos de sua fronteira com a Rússia a partir da meia-noite, disseram autoridades nesta sexta-feira (17), em uma tentativa de conter o aumento de imigrantes que Helsinque diz terem sido enviados por Moscou.
A Finlândia tem acusado as autoridades russas de canalizar migrantes para as passagens em retaliação à sua decisão de aumentar a cooperação de defesa com os Estados Unidos. O Kremlin rejeita a alegação.
Barreiras serão erguidas em quatro das nove travessias com a Rússia: Vaalimaa, Nuijamaa, Imatra e Niirala, informou a Guarda de Fronteira finlandesa.
“Nosso objetivo é usar dispositivos de barreira para impedir a entrada”, disse o chefe de assuntos internacionais da Guarda de Fronteira, Matti Pitkaniitty, aos repórteres. As medidas foram uma resposta às mudanças na política de fronteiras da Rússia, acrescentou.
A Polícia Federal (PF) está conduzindo uma investigação sobre um possível caso de sequestro, assédio sexual, importunação sexual e tráfico de pessoas relacionado ao Navio Cabaré, um cruzeiro organizado pela empresa Promoação, que teve como atrações os artistas Leonardo e a dupla Bruno e Marrone. Quatro jovens, com idades entre 18 e 21 anos, são apontadas como vítimas do caso.
O navio, que partiu do Porto de Santos, em São Paulo, foi abordado pela PF na última segunda-feira 13 em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro.
Durante a operação, quatro mulheres foram resgatadas. Conforme informações da PF, essas jovens, que são de Santa Catarina e São Paulo, foram contratadas por uma agência sob a promessa de trabalhar como modelos.
Ao chegarem ao navio, as mulheres relataram ter percebido que os funcionários do local ofereciam bebidas suspeitas de conter substâncias incomuns. Além disso, eram impedidas de se comunicar externamente e só podiam se locomover na embarcação sob vigilância.
O Brasil passará a compor um grupo que reúne os principais produtores de aeronaves do mundo. Foi formalizada nesta sexta-feira (17) a adesão a um acordo que define parâmetros internacionais sobre o comércio de aeronaves civis e garante a participação brasileira no Acordo sobre Comércio de Aeronaves Civis (TCA, na sigla em inglês).
O pedido de adesão do Brasil foi aprovado em reunião realizada em Genebra, na Suíça. A aprovação garante participação do Brasil nas discussões e nas decisões do grupo, formado atualmente por 33 economias. A entrada do Brasil no TCA precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional e promulgada por decreto presidencial.
O TCA estabelece a eliminação de tarifas de importação para todas as aeronaves civis e alguns produtos destinados ao setor, como turbinas, partes e componentes de aeronaves, simuladores de voo e serviços de manutenção e reparos. Os países assumem o compromisso formal de manter suas tarifas zeradas, com melhores condições de acesso aos insumos e a cadeias de comércio da aviação civil.
Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, a adesão do Brasil é um pleito antigo e o governo trabalhou intensamente para isso. “A indústria aeronáutica brasileira é uma das mais avançadas do mundo e já estava mais do que na hora de fazermos parte deste importante mecanismo, influenciando o debate internacional sobre os rumos do setor”, informou.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) encerrou nesta sexta-feira (17) a 4ª edição da Semana da Justiça Restaurativa, marcando a adesão institucional à mobilização internacional que ocorre durante o mês de novembro. O evento foi realizado de forma virtual, com destaque para a participação do programa Coração de Tinta, idealizado pela Juíza do Poder Judiciário da Bahia (TJBA) Janine Soares de Matos Ferraz.
O programa Coração de Tinta é reconhecido por sua abordagem inovadora, integrando a Segurança Pública com a Justiça Restaurativa, e atende a diversos públicos, especialmente os Policiais Militares e Civis, proporcionando um espaço seguro para expressar suas vivências em meio aos desafios do cotidiano, refletindo diretamente na comunidade local.
O evento contou com a participação de palestrantes envolvidas com o programa, incluindo Julimárcia Santos Coutinho, Investigadora da Polícia Civil da Bahia; Maria Alice Santiago, Delegada da Polícia Civil do Estado da Bahia e Instrutora da Acadepol; Luciene Cruz, Investigadora de Polícia especialista em Polícia Comunitária e em Direito Digital; além da própria Juíza Janine Matos.
A mediação do evento ficou a cargo de Evelyne Cerqueira, chefe do Setor de Autocomposição do MPRN, instrutora e facilitadora de Justiça Restaurativa, que conduziu um bate-papo e troca de experiências entre os palestrantes e os mais de 100 participantes presentes.
O juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho decidiu encaminhar à Procuradoria-Geral da República (PGR) o pedido do advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, para a reabertura do inquérito sobre a morte do político em um acidente de avião ocorrido em 13 de agosto de 2014, em Santos, no litoral de São Paulo.
O despacho, publicado nesta quinta-feira 16, aponta a singularidade do caso e sugere que o envio à PGR busca “assegurar a revisão da investigação e assentar o acerto da conclusão alcançada”. O inquérito sobre a morte de Eduardo Campos foi arquivado em 2019, com um resultado inconclusivo, não determinando a causa exata da queda da aeronave e os responsáveis por eventuais crimes ou falhas.
O acidente ocorreu quando Campos era candidato à Presidência da República, durante uma agenda de campanha. O advogado Antônio Campos, quase dez anos após a morte do político, solicitou a reabertura do caso com base em um parecer técnico de 246 laudas, indicando possíveis indícios de assassinato.
O Ministério Público Federal em Santos não recomendou a reabertura do inquérito, levando Antônio Campos a contestar o parecer perante a 5ª Vara Federal de Santos. Após essa contestação, o juiz Roberto Lemos enviou o pedido à PGR, que terá a responsabilidade de decidir sobre a reabertura da investigação.
Os valores desembolsados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no terceiro trimestre de 2023 chegaram a R$ 34,8 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 18,4% na comparação com o mesmo período de 2022. De janeiro a setembro houve aumento em todas as fases de operação do banco na comparação com 2022, as consultas chegaram a R$ 199,2 bilhões (alta de 94%), as contratações atingiram R$ 94,2 bilhões (aumento de 43%) e os desembolsos totalizaram R$ 75,4 bilhões (crescimento de 20%).
O incremento ocorreu também em todos os setores econômicos: agropecuária, infraestrutura, indústria, comércio e serviços. O desembolso às exportações, de R$ 7,2 bilhões, cresceu 243% em relação a 2022. As cooperativas também foram destaque, respondendo por 28% dos desembolsos indiretos do Banco, um recorde. “O aumento das consultas é importante porque aponta para o investimento futuro, o que é um sinal de confiança nos fundamentos da economia brasileira”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Segundo Mercadante, também houve fortalecimento ao apoio às micro, pequenas e médias empresas. “Viabilizamos mais de R$ 65 bilhões em financiamentos até outubro, seja por crédito aos clientes através dos agentes financeiros repassadores do BNDES, ou financiamentos apoiados pelos nossos fundos garantidores, FGI e FGI-PEAC”.
De acordo com o balanço do banco, o lucro líquido no terceiro trimestre de 2023 foi de R$ 2,9 bilhões, ante R$ 2,4 bilhões no mesmo período do ano passado, alta de 21%. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o lucro líquido recorrente foi de R$ 6,6 bilhões. O lucro líquido no terceiro trimestre foi de R$ 4,9 bilhões, acumulando R$ 14,4 bilhões nos nove primeiros meses do ano. Segundo o BNDES, o lucro de R$ 14,4 bilhões foi impactado por receitas de R$ 7 bilhões de dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP), da Petrobras e reversão de provisões de crédito.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (DEAM ZLOS), com apoio do Grupo de Capturas da Polícia Federal, deram cumprimento, nesta sexta-feira 17, a um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem de 63 anos, condenado por estupro. A prisão foi realizada no bairro Candelária, Zona Sul de Natal.
O mandado foi expedido pela 10ª Vara Criminal de Natal. Ao tomar conhecimento, a equipe de policiais da DEAM/ZLOS prendeu o homem, que foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
AgoraRN
Diante da ameaça constante de ataques aéreos russos, autoridades da região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, começaram a construir escolas subterrâneas fortificadas que permitirão que as crianças retornem com segurança aos estudos presenciais à medida que a invasão de Moscou continua.
As escolas da região de cerca de 2,5 milhões de pessoas, que faz fronteira com a Rússia, foram forçadas a funcionar online após a invasão do Kremlin em fevereiro de 2022.
Kharkiv é frequentemente alvo de mísseis, drones e artilharia russos. Na quinta-feira (16), autoridades da região relataram que assentamentos em três distritos diferentes haviam sido atingidos nas 24 horas anteriores.
Duas escolas, cada uma acomodando até 500 pessoas, estão atualmente em construção e serão capazes de resistir a ataques diretos, disse o arquiteto-chefe regional Anton Korotovskykh. “Essas estruturas serão equipadas com tudo o que for necessário para o processo de aprendizado”, afirmou ele em entrevista à Reuters.
O Governo do Rio Grande do Norte submeteu 68 projetos ao PAC Seleções, buscando um aporte financeiro de aproximadamente R$1,8 bilhão para diversas áreas do estado. Os projetos abrangem os cinco eixos do programa e incluem iniciativas como a recuperação ambiental do Rio Pitimbu e a urbanização integrada do bairro Felipe Camarão.
Entre os projetos enviados, destaca-se a proposta de recuperação ambiental do Rio Pitimbu, que visa aprimorar o sistema de abastecimento de água de Natal. O projeto prevê a modernização da estação de tratamento de águas do Jiqui e a adequação do manancial de captação do Rio Pitimbu, com um investimento estimado de R$32 milhões.
Outro destaque é o projeto “Periferia Viva” no bairro Felipe Camarão, que inclui a construção de uma escola, um complexo esportivo e cultural, uma praça, um muro de contenção de encosta, habitações para assentamentos locais, melhorias habitacionais e regularização fundiária. O investimento estimado é de R$31 milhões.
Além disso, foram apresentadas propostas para a promoção do desenvolvimento social, como a regularização fundiária de conjuntos habitacionais em Mossoró e Natal, a construção de escolas em tempo integral em Vera Cruz e Mossoró, a restauração do Castelo Engady em Caicó, e a criação de Centros Comunitários pela Vida (CONVIVE) e Centros Culturais (CEU) em diversas cidades.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (17) por negar um recurso da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e manter a parlamentar como ré no processo sobre a perseguição, com arma de fogo em punho, a um homem nas ruas de São Paulo.
O caso aconteceu em outubro do ano passado, pouco antes do primeiro turno das eleições. A deputada foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
Em agosto, a maioria dos ministros do Supremo aceitou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a parlamentar. A defesa recorreu, insistindo, entre outros pontos, que a parlamentar, à época dos fatos, possuía autorização para o porte de arma de fogo, o que descaracterizaria o porte ilegal.
Mendes rebateu o argumento, afirmando que a “decisão de admissão da denúncia explicitou compreensão conforme a qual a existência do porte, nas circunstâncias fáticas narradas pela inicial, pode não afastar a existência do delito”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (17), que as tragédias humanitárias atuais evidenciam a falência das instituições internacionais. Lula voltou a defender mudanças na governança global durante participação na segunda cúpula virtual Vozes do Sul Global, realizada pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Desde que assumiu o mandato, em discursos em diversas instâncias internacionais, Lula vem defendendo que o modelo atual de governança, criado depois da Segunda Guerra Mundial, não representa mais a geopolítica do século 21. Para o presidente, é preciso uma representação adequada de países emergentes em órgãos como o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).
Hoje, esse conselho, com poder de tomar importantes decisões pela paz internacional, reúne apenas Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, que têm poder de vetar decisões da maioria. Atualmente, fazem parte do conselho rotativo Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes.
“As tragédias humanitárias a que estamos assistindo evidenciam a falência das instituições internacionais. Por não refletirem a realidade atual, elas perderam efetividade e credibilidade. Em seu mandato no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem trabalhado incansavelmente pela paz. Mas as soluções são reiteradamente frustradas pelo direito de veto”, disse Lula.
Nesta sexta-feira 17, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou alterações no transporte público da capital potiguar. A partir da próxima segunda-feira 20, uma linha terá seu itinerário modificado, e duas outras terão acréscimo de viagens.
A linha N-61 (Soledade/Ribeira) terá mudanças em seu itinerário, passando a atender a Av. Paulistana e retornando a parte de sua rota pré-pandemia. A decisão foi tomada devido à constatação de que a linha ainda opera com 34% a menos de passageiros em comparação a agosto de 2019. Além disso, atende a solicitações dos moradores do conjunto Panatis e áreas adjacentes, visando reforçar a operação no corredor.
A partir da mesma data, duas linhas terão aumento no número de viagens. A linha O-41A – Leningrado/Ribeira, via Av. Prudente de Morais, terá um acréscimo de 36%, totalizando 45 viagens. Já a linha O-33A – Planalto/Ribeira, via Av. Hermes da Fonseca, aumentará em 48%, chegando a 25 viagens.
Com essas mudanças, o sistema de transporte público contará com 264 viagens adicionais desde agosto deste ano, abrangendo todas as regiões da capital. Os novos horários dessas linhas podem ser consultados por meio do Alô STTU, no telefone 156.
A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de novembro do novo Bolsa Família. Recebem nesta sexta-feira (17) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1.
Moradores de 286 municípios de quatro estados – Amapá, Amazonas, Paraná e Santa Catarina – afetados por eventos climáticos, recebem o pagamento nesta sexta, independentemente do NIS. O pagamento foi unificado em 55 municípios do Amazonas e em Tartarugalzinho (AP), atingidos pela seca.
Em 160 municípios de Santa Catarina e 70 do Paraná, o pagamento a todos os NIS ocorre por causa da chuva e de ciclones extratropicais. A lista completa dos municípios pode ser conferida na página do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Pelo segundo mês seguido, o benefício terá um adicional para mães de bebês de até seis meses de idade. Chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz, o adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da criança. Com o novo acréscimo, que destinará R$ 16,8 milhões a 349 mil mães neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informa que está concluída a implementação do novo Bolsa Família.
A atividade econômica brasileira registrou queda no terceiro trimestre deste ano, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo Banco Central (BC).
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou de 0,64% de julho a setembro em relação ao trimestre anterior (abril a junho), de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período).
No segundo trimestre, o indicador vinha desacelerando e teve redução de 0,85%, após crescimento de 4,8% no primeiro trimestre deste ano.
Em comparação ao terceiro trimestre do ano passado (julho a setembro de 2022), a alta no mesmo período de 2023 foi de 0,78% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).
O deputado estadual Adjuto Dias (MDB-RN) admitiu, em entrevista na manhã desta sexta-feira 17, a possibilidade de disputar a Prefeitura de Caicó nas eleições de 2024. Ele disse que essa é uma definição a ser tomada pelo grupo de oposição ao atual prefeito Judas Tadeu.
O parlamentar defendeu que toda a oposição em Caicó saia unida e confirmou a manutenção de conversas com os ex-candidatos a prefeito Arthur Maynard e Diego Vale.
O deputado Adjuto, que tem em Caicó seus redutos eleitorais, destacou que é preciso a oposição se unir para o processo eleitoral do próximo ano.
“Eu não posso dizer que não serei candidato, mas só serei candidato se toda a oposição estiver unida. É assim que vamos ganhar”, disse.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recebeu o selo ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). O MPRN alcançou 86,12% no índice de transparência.
No Rio Grande do Norte, foram avaliados 328 entes públicos, dos quais pouco mais de 15% conseguiram atingir índice para certificação dos Selos. Em 2023, apenas dois órgãos conquistaram o Selo Diamante, maior premiação do programa, o Tribunal de Contas do Estado e a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas.
A metodologia da avaliação dos portais prevê a verificação de pelo menos 100 itens em cada um dos sites. Os dados estão disponibilizados no site Radar da Transparência Pública. No site, é possível verificar o nível de transparência dos Poderes Executivos, Legislativos, Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal. Os portais públicos são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado.
No Radar, também é possível fazer um comparativo com os dados de 2022. No caso do Rio Grande do Norte, apenas prefeituras, câmaras municipais e o próprio TCE entraram na avaliação de 2022, primeiro ano do PNTP, considerado uma espécie de levantamento piloto. Em 2023, foram incluídos os Poderes Executivos, Legislativos, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.
MPRN
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (17) duas operações visando a desarticulação de uma organização criminosa que atuava na lavagem de dinheiro com origem no tráfico internacional de drogas.
As operações Handmade e Descobridor são uma ramificação da Operação Enterprise, deflagrada em 2020 com frentes de ações em diversos estados e no exterior, no combate a um conglomerado de organizações criminosas especializadas no mesmo tipo criminal.
Nas operações deflagradas hoje, cerca de 50 policiais federais cumprem14 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além disso foi decretado o bloqueio de bens na ordem de R$ 80 milhões – carros, dinheiro em espécie, joias e outros itens de interesse da investigação foram arrecadados pela PF.
“Para ocultar a origem ilícita dos recursos advindos do tráfico de drogas, os líderes da organização criminosa, por meio de uma complexa cadeia de atos ilícitos, importavam roupas da China e as disponibilizavam em redes de loja do varejo têxtil, utilizando o chamado ‘branqueamento’ do recurso ilícito”, informou, em nota, a PF.
Uma discussão entre um trabalhador e manifestantes foi registrada, durante a manhã desta sexta-feira 17, na BR 101, nas proximidades do Shopping Via Direta, sentido Parnamirim-Natal, durante o protesto que pedia a revogação do aumento da passagem de ônibus para R$ 4,50. A confusão foi iniciada quando o senhor Railson concedia entrevista à TV Tropical e deu declarações contra o movimento.
O trabalhador expressou sua indignação com o protesto, alegando que o grupo não se preocupou com outras pautas políticas. Além disso, ele rotulou os participantes do movimento como “massa de manobra”.
“Essa turma deveria fazer protesto e parar o trânsito quando o Supremo aumentou o salário e todo mundo ficou caladinho, os vereadores aumentaram salário e todo mundo ficou caladinho”, afirmou.
“Isso é massa de manobra, quando tem bandeira política por trás”, continuou.
O advogado Ramon Alencar largou o caso de Mário Borges, conhecido como “Crente Trader”, investigado por irregularidades na gestão de cerca de R$ 20 milhões de terceiros. O profissional alega razões pessoais para ter tomado a decisão.
Ramon ainda alegou que outros motivos para deixar o caso acontecem devido ao cliente Mário Borges não ter cumprido algumas exigências, bem como a demora para repassar informações e ao momento delicado do processo atualmente.
O “Crente Trader”, atualmente está fora de Natal alegando ameaças. Ele tem sido investigado pela Polícia Civil por um suposto esquema de pirâmide financeira. Recentemente, também foi anunciado o bloqueio de dinheiro de sua conta em razão das investigações e irregularidades.
O programa Parceiros do Bom Condutor iniciou nesta sexta-feira (17), em todo o Brasil, o cadastro de órgãos e entidades públicos e empresas privadas que tenham interesse em oferecer benefícios a motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
A portaria que possibilita a premiação da boa conduta no trânsito foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).
As empresas e instituições que queiram atuar no programa precisam comunicar a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), por meio da conta gov.br, onde deverão logar com o e-CNPJ e preencher um cadastro com razão social, nome comercial, e-mail, número de telefone e informar o link onde estarão disponíveis as informações sobre os benefícios a serem ofertados.
Após análise, a empresa passa a constar na lista de benefícios do site da Senatran e no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Além disso, receberá o selo de Parceiro do Bom Condutor para divulgar em portais, redes sociais, aplicativos e nas ações promocionais da empresa ou instituição.
O brasileiro-palestino Hasan Rabee, que ficou conhecido por mostrar em vídeos o conflito na Faixa de Gaza, solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública escolta policial para ele, a esposa e as duas filhas de três e anos.
“Se eu tivesse ficado em Gaza com minha família, era melhor que tudo isso”, disse Hasan à CNN nesta sexta-feira 17. Diante da situação, ele afirma que pensa em mudar para outro país.
Junto ao pedido de escolta, a defesa de Hasan anexou as ameaças registradas em mensagens nas redes sociais. São mais de 200.
Em grande parte, Hasan é intimidado e chamado de terrorista. Há muitas menções também ao fato de Hasan ter aparecido ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quarenta e cinco trabalhos foram inscritos no Concurso de Vídeos “MPRN Perto de Você: Quem Somos e o Que Fazemos”, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte. As inscrições foram encerradas no último dia 15 de novembro. O julgamento e a classificação dos vídeos ocorrerão em duas etapas: interna e pública.
A próxima etapa do concurso será o julgamento e classificação por uma comissão julgadora, o que ocorrerá de 18 a 26 de novembro. Somente após essa etapa é que ocorrerá o julgamento e classificação públicos. A solenidade de premiação está prevista para ocorrer no dia 14 de dezembro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal.
A iniciativa institucional tem o objetivo de contribuir para o processo de formação cidadã dos alunos do ensino fundamental II das redes públicas municipal e estadual e alunos do ensino médio da rede federal de ensino do Estado.
Confira aqui a lista dos vídeos válidos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para até as 23h59 da segunda-feira 20 o prazo para pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
A medida que vale para quem teve problemas de logística ou de saúde (doenças infectocontagiosas) nos dias do Enem 2023 (12 e 19), e para quem mora a mais de 30 quilômetros do local de prova.
As solicitações para a reaplicação do exame devem ser feitas na Página do Participante, e a reaplicação será nos dias 12 e 13 de dezembro.
“Pessoas que tenham sido afetadas por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, podem solicitar a reaplicação. Participantes alocados a mais de 30 quilômetros da residência indicada no ato da inscrição também podem solicitar o direito. Os casos serão analisados individualmente”, informou o Inep, a quem caberá fazer a avaliação dos pedidos.
Os sistemas de comunicação na Faixa de Gaza estão inoperacionais nesta sexta-feira (17), pelo segundo dia consecutivo, fazendo com que as agências de ajuda humanitária suspendessem as entregas pela fronteira com o Egito.
“Gaza recebe agora apenas 10% dos alimentos necessários diariamente e a desidratação e a subnutrição estão aumentando, com quase todos os 2,3 milhões de pessoas no território necessitando de alimentos”, disse o porta-voz regional do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas para o Oriente Médio, Abeer Etefa.
“As pessoas enfrentam a possibilidade imediata de morrer de fome”, alertou.
“Com poucos caminhões a entrar em Gaza e nenhum combustível para distribuir os alimentos, “não há forma de satisfazer as atuais necessidades de fome”, disse.
A instituição do Grupo de Trabalhos dos Concursos Públicos pela Prefeitura Municipal de Mossoró foi publicada no Diário Oficial de Mossoró (DOM) na quarta-feira 16, por meio do decreto nº 6.950. O objetivo é assegurar a publicação dos editais dos concursos ainda neste ano de 2023, com a previsão de oferta de 500 vagas.
Conforme estabelecido no decreto municipal, o Grupo de Trabalhos ficará responsável pela organização e condução dos certames programados para o biênio 2023-2024.
Suas atribuições incluem a realização de atos preparatórios, logística e providências necessárias para a realização do concurso público. Este será voltado ao provimento de cargos públicos nos quadros da Procuradoria-Geral do Município, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.
Os membros do Grupo de Trabalhos dos Concursos Públicos serão os titulares das secretarias de Administração, Governo, Consultoria-Geral, Procuradoria-Geral, Fazenda, Assistência Social, Saúde e Educação. A Coordenação-Geral do Grupo de Trabalho ficará a cargo do representante da Secretaria Municipal de Administração.