O Prefeito Dr. Tadeu, participou na quinta-feira (16), no auditório do Centro Administrativo, do anúncio dos dados da pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), por meio do Instituto Fecomércio (IFC). A coleta de dados serviu para compreender as peculiaridades e características da Festa de Sant’Ana de Caicó (RN) neste ano de 2023. Foram pesquisados, os empreendedores locais e os visitantes/turistas, além dos moradores da cidade.
O gestor destacou a importância da realização da Parceria Público-Privada – PPP, que foi como viabilizou as festas no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, durante 4 dias no mês de julho.
“Além da importância da festa de Sant’Ana para o Estado, essa pesquisa demonstra que há necessidade imperiosa de investimentos para que ela seja do tamanho que ela merece. A pesquisa ainda demonstra que a Prefeitura pode se organizar melhor através de suas secretarias e, sobretudo, que a gente pode fazer a concessão privada da Ilha de Sant’Ana no sentido de permitir que o público, ele vá de graça, mas, também, tenha a parte privada para conseguir atrair atrações nacionais. Isso é muito importante para ser um motor do desenvolvimento”.
Outro dado importante da pesquisa foi sobre as pessoas que vieram pela primeira vez à Caicó, por causa da festa e chama atenção, a quantidade em porcentagem dos que pretendem voltar no próximo ano.
“A gente precisa destacar que houve uma renovação de quase 35% das pessoas que vieram aqui pela primeira vez e, também, de todas as pessoas que vieram aqui nesse ano, 98% querem voltar, então, isso demonstra que a Festa de Sant’Ana, tem um resultado muito muito bom”.
Em sua fala, o prefeito fez um comparativo, guardadas as proporções, com a festa do Sabugo que aconteceu em Parnamirim (RN). A quantidade de recursos investidos no evento e o retorno, foram consideravelmente menores que em Caicó.
“A prefeitura de Parnamirim, fez agora um grande evento que foi a festa do Sabugo. Lá, houve um investimento público de algo em torno de 4 milhões de reais em atrações musicais e o que se gerou de economia foi uma movimentação financeira de cerca de 60 milhões de reais. Em Caicó, o investimento na Ilha de Sant’Ana foi da ordem de 430 mil reais. Houve uma movimentação financeira na cidade de Caicó de quase 80 milhões de reais, ou seja, a cada 1 real investido, houve um retorno para o povo de quase 100 reais. Em Parnamirim, para cada 1 real investido pela Prefeitura, houve um retorno de 40, 50 reais”.
Entre os pontos que precisam ser melhorados, de acordo com a pesquisa da Fecomércio, estão, estacionamentos, mobilidade urbana e em último lugar, banheiros químicos. Sobre isso, o prefeito Dr. Tadeu, disse que: “é importante dizer que a quantidade de pessoas em Caicó durante a Festa de Sant’Ana, superou a casa de 150 mil pessoas. Não tem como ter estacionamento para todo mundo que vem de carro. Mas eu acho que a gente pode trabalhar cada vez mais para que nas ruas de mão-única, a gente tenha estacionamento a 45 graus, melhor sinalização”.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 31 de julho de 2023. Foram entrevistados 205 empreendedores formais dos segmentos de comércio e serviços do município e cerca de 500 pessoas turistas e residentes na cidade. A pesquisa possui margem de erro aproximada de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Veja os dados da pesquisa feita com os turistas/visitantes e residentes em Caicó:
Agora, veja os dados da pesquisa feita com os empresários e empreendedores da cidade: