Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar
Banner GOV 2

Ribeira ganha música com versos sobre o presente e o futuro do bairro

A Ribeira virou música - projeto tem apoio do Sebrae-RN, através do edital de Economia Criativa de 2023. Foto: Divulgação
A Ribeira virou música - projeto tem apoio do Sebrae-RN, através do edital de Economia Criativa de 2023. Foto: Miguel Sampaio

A Ribeira virou música. Uma pesquisa sobre os comércios, serviços e iniciativas culturais que ainda resistem no bairro que ajuda a contar a história de Natal deu origem a uma composição que foi musicalizada e está disponível, a partir desta sexta-feira 24, em diversas plataformas digitais.

“Riba Ribeira” ganhou vida na voz da cantora Ana Tomaz, a partir do arranjo e da produção musical de Iury Matias. A captação dos instrumentos também foi de Iury e a da voz, de Miguel Sampaio. A mixagem e a masterização foram feitas por Eduardo Pinheiro.

A composição da música é do jornalista Octávio Santiago, que realizou a pesquisa e a curadoria para o projeto “Enquanto eu existir”, uma publicação semelhante a um catálogo sobre o que ainda remanesce na Ribeira, com o objetivo de visibilizar o que permanece ativo e atrair novas pessoas ao bairro.

“Muito se fala sobre a Ribeira que foi e a que deveria ser, mas pouco ou nada sobre a Ribeira que existe hoje. Esse encontro com o que ainda acontece no bairro acabou dando origem a versos, alguma coisa entre um pedido de ajuda e uma declaração à nossa memória e identidade”, explica Octávio.

Para Ana, foi fácil sentir a música porque ela também consome a Ribeira e tem no bairro inspiração. “Acredito que todos nós, que vivemos a cidade, sentimos a Ribeira e tudo o que acontece com ela. Em cada nota, essas angústias e expectativas se manifestam com muita fluidez e verdade”, conta a cantora.

Iury detalha que a música se divide em três tempos: no primeiro, a angústia do esquecimento, quando se fala num “caos no cais”. Em seguida, “a velha”, que seria a própria Ribeira, consegue “emergir” e retornar. No terceiro tempo, temos a celebração do que seria o bairro em prosperidade: “Riba Ribeira”, numa indicação do alto como o lugar para onde ela deve ir e permanecer.

A publicação “Enquanto eu existir”, resultado da pesquisa, será disponibilizada a partir da próxima semana, gratuitamente, na Ribeira. O projeto tem o apoio do Sebrae-RN, por meio do edital de Economia Criativa de 2023.

Para ouvir a música, é só digitar “Riba Ribeira” nas plataformas de áudio Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon Music e Tidal ou clicar aqui: https://open.spotify.com/track/6Jft1BcI88hhx1nzACDrbK?si=crB6ebnoSn2qNrZVVZxuNg.

AgoraRN

Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp