Categorias
Pesquisar
Banner GOV Dezembro
Pessoas sendo atendidas.

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) encerrou nesta quinta-feira (7) a 6ª edição do projeto MPRN Perto de Você realizado em Natal. A capital potiguar recebeu 20 ações promovidas de forma simultâneas nas mais diversas áreas, incluindo atendimento ao público nas quatro zonas territoriais da cidade. O evento, que durou quatro dias, foi considerado um sucesso.

Em seu último dia, o MPRN Perto de Você contou com uma capacitação promovida pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal e Intencional (Nuavv) com o tema “Abordagem empática aplicada ao atendimento às vítimas de violência”. Na área de saúde, foi promovida uma visita à UBS do Potengi.

Ao longo dos quatro dias de eventos, os polos instalados pelo MPRN nas zonas Sul, Leste, Oeste e Norte de Natal receberam mais de 100 pessoas para atendimento e orientação. Ainda na zona Norte, o IFRN Cidade Alta e o campus da UERN receberam eventos, capacitações e mutirões de atendimento. “Desde que pensamos em realizar esse projeto em Natal, buscamos pensar de forma diferenciada na zona Norte que é uma região da cidade que tem essa necessidade do Estado mais próximo, mais presente. E essa é a ideia do projeto, levar os nossos serviços, como trabalhamos, o que fazemos, para a população”, registrou a procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso.

Entre a terça e a quinta-feira, o campus da UERN sediou 16 audiências para acordos de não persecução penal. O mutirão foi uma iniciativa do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça Criminais (Caop-Criminal) em parceria com as 54ª, 57ª e 75ª Promotorias de Justiça de Natal e a Comissão Criminal da OAB/RN. A iniciativa buscou acelerar o trâmite de inquéritos no âmbito do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), resolver pendências criminais de investigados e beneficiar instituições públicas ou com fins sociais.

Ainda no campus da UERN, foi realizado na quarta-feira (6) o mutirão Pai Legal que atendeu aproximadamente 70 crianças e mães para retificação de registro civil com a inclusão no nome dos pais. A UERN sediou ainda as palestras “Comunicação Não Violenta e Autocuidado” e “Responsabilidade e Atribuições do Conselho de Alimentação Escolar”. O campus ainda foi sede de uma roda de conversa com mulheres com medidas protetivas residentes na zona norte realizada pelo Namvid.

Parte da programação foi realizada no IFRN zona Norte incluindo as rodas de conversa sobre os direitos das pessoas com deficiência e a das pessoas idosas. Já o IFRN Cidade Alta recebeu uma ação de cidadania destinada à população em situação de rua com oferta de serviços para mais de 200 pessoas.

Além das ações externas aos prédios da instituição, o MPRN Perto de Você recebeu ainda duas edições do projeto Visita MP. Na quarta-feira (6), mais de 70 alunos do Instituto Padre Miguelinho tiveram a oportunidade de participar da iniciativa. Na quinta-feira (7), foi a vez de mais de 40 alunos do CEEP Djanira Brasilino visitarem o prédio da Procuradoria Geral de Justiça para conhecerem a estrutura da sede da PGJ, bem como o trabalho desempenhado pelos integrantes do MPRN.

MPRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube