Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
atendimento acidente rnWhatsApp Image 2023 12 07 at 15.54.35
Os dados de origem desses pacientes indicam que quase 50% deles são provenientes da região Metropolitana de Natal - Foto: José Aldenir/Agora RN

Dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) revelam uma média de 700 atendimentos por mês no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (Pronto-Socorro Clóvis Sarinho) de vítimas de acidentes com motocicletas. Ou seja, são 23 pacientes por dia. A média é referente ao período entre janeiro e outubro de 2023.

Segundo a pasta, no período apresentado, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (Pronto-Socorro Clóvis Sarinho) registrou 6.998 atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de motocicleta, o que representa um aumento de 12,72% em relação ao ano anterior no número de atendimentos, que foi de 6.208. Conforme os dados, do total de pacientes atendidos neste ano, 2.309 ficaram internados. São, em média, 239 pacientes internados por mês ou quase oito pacientes por dia.

A faixa etária predominante das vítimas atendidas é de pessoas entre 21 e 50 anos. “Esse dado pode indicar um impacto social por ser uma faixa etária em idade produtiva no mercado de trabalho”, destaca o relatório disponibilizado ao AGORA RN pela Sesap. Os dados de origem desses pacientes indicam que quase 50% deles são provenientes da região Metropolitana de Natal, sendo que 26,27% são da capital. Parnamirim surge em segundo lugar com 9,75%.

No Walfredo, atendimentos em ortopedia e traumatologia saem em disparada com 1.589 casos, cirurgias gerais ficam em segundo lugar com 455 pacientes internados em 2023. Conforme a Sesap, contribuem para esse crescimento de acidentes fatores como o consumo do álcool, uso inadequado de equipamentos de segurança, manutenção inadequada das motocicletas, além da utilização dos espaços entre os veículos como via de passagem.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp