Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
Orientações de segurança foram divulgadas para evitar maiores riscos de acidentes - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Orientações de segurança foram divulgadas para evitar maiores riscos de acidentes - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com a chegada do período das festas de final de ano, também chegam as férias estudantis. Com isso, a Neoenergia Cosern, empresa distribuidora de energia elétrica no Rio Grande do Norte, divulgou orientações de segurança para crianças e adolescentes para evitar acidentes domésticos neste período em que passam mais tempo em casa.

Entre as ações de segurança, a primeira é manter as crianças afastadas de qualquer objeto que possa levar a um choque elétrico. No caso de tomadas presentes nos cômodos, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, como agulhas ou clipes, pois eles são considerados bons condutores de eletricidade. Já para os interruptores, a empresa avisa que os pais e responsáveis devem procurar ensinar às crianças que ligar e desligar as luzes da casa como forma de brincadeira representa risco.

A Neoenergia cita, também, que a utilização de aparelhos eletrônicos deve ter uma atenção especial e, ao desligar equipamentos da tomada, como smartphones e computadores, o responsável deve estar presente para realizar a ação, sempre utilizando o plug e jamais puxando diretamente o fio. Além disso, deve ser feita a verificação se a fiação está em boas condições antes de utilizar o aparelho. No caso do cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada.

Outras orientações mencionadas pela empresa foi que as crianças devem ter cuidado redobrado com o uso de tablets e smartphones, especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. O recomendado é não permitir que esses aparelhos sejam utilizados durante o carregamento e, além disso, não deixar o dispositivos carregando durante a noite toda, pois geram risco tanto de explosão quanto de aquecimento.

“Em toda residência, é necessário observar se existem fios expostos ou descascados. Com isso, é importante garantir que exista um DR (Disjuntor Diferencial Residual) instalado e funcionando. Redobre os cuidados com o uso de microfones em brincadeiras do tipo “karaokê” e jamais permita que as crianças peguem no instrumento, que não pode ter o cabo avariado, com o corpo molhado, depois de sair da piscina ou do mar”, informou a empresa por meio de sua assessoria de imprensa.

Em casos de acidentes com energia elétrica dentro de casa, o indicado é procurar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros, no número 193, ou para o Samu, no 192. A Neoenergia recomenda que, em caso de choque, seja desligado o disjuntor elétrico ou a chave geral e nunca se deve tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.

Outras dicas citadas foram para manter as instalações elétricas em bom estado e não utilizar fios emendados ou danificados, manter aparelhos elétricos longe de água, não usar o “T” (benjamim) ou extensões, de modo definitivo, não soltar pipas perto de rede elétrica ou em dias de chuva. Também são recomendações não realizar a energização de cercas, muros ou portões e não jogar objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp