No momento em que voo 516 da Japan Airlines aterrissou no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, uma explosão seguida por chamas consumiu o avião Airbus A350, nesta terça-feira 02, resultando em uma colisão com uma aeronave de ajuda ao terremoto, causando a morte de cinco pessoas. A tripulação agiu rapidamente para evacuar todos os 379 passageiros, incluindo oito crianças com menos de dois anos, por meio de três saídas de emergência e escorregadores.
O ministro dos Transportes do Japão, Tetsuo Saito, informou que no segundo avião, um De Havilland Canada DHC-8, cinco dos seis tripulantes perderam a vida, com o capitão em estado crítico. A Japan Airlines está colaborando na investigação para determinar a responsabilidade pelo acidente.
Os relatos dos passageiros destacam o momento de terror, seguido pelo alívio ao constatar que todos sobreviveram. Apesar das imagens chocantes, a evacuação eficiente surpreendeu especialistas em aviação. A tripulação, elogiada por suas ações rápidas e calmas, usou megafones para guiar os passageiros para a segurança, mesmo com defeitos no sistema de anúncio a bordo.
Ainda que quatro passageiros da Japan Airlines tenham sido levados ao hospital, os ferimentos foram relatados como “hematomas”. A tripulação do voo 516 foi elogiada por seu desempenho exemplar, incluindo a orientação para deixar pertences pessoais para trás durante a evacuação, evitando atrasos que poderiam ter sido catastróficos.
*As informações são da CNN.
AgoraRN