A Petrobras anunciou nesta quarta-feira 3 a ampliação do número de locais onde as provas objetivas do concurso público da estatal serão aplicadas em 24 de março. O total de cidades subiu de 19 para 35, alta de 84%. Natal foi incluída entre os locais.
O concurso estabelece 916 vagas para nível técnico, sendo 20% para PCDs (pessoas com deficiência) e 20% para negros, além da formação de cadastro de reserva. A remuneração mínima é de R$ 5.878,82.
Segundo a gerente executiva de Recursos Humanos da Petrobras, Lilian Maria Louzada Soncin, as cidades de realização da prova não estarão mais vinculadas aos polos de trabalho escolhidos no momento da solicitação de inscrição, cujo prazo foi aberto em 28 de dezembro. Por conta da alteração nos locais de prova, as inscrições foram suspensas para adequação do sistema e deverão ser reabertas na segunda-feira 8, com data de encerramento mantida no dia 31 de janeiro.
A companhia esclareceu que os candidatos que já se cadastraram para o concurso também poderão alterar o local de prova até o término das inscrições, em 31 de janeiro. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a ampliação dos locais de prova visa democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional, aumentando a possibilidade de que candidatos de diferentes regiões do Brasil possam se inscrever.
“Estamos atendendo a uma demanda que chegou até nós pelos próprios candidatos e consideramos um pedido legítimo. A Petrobras é uma empresa de todo o Brasil. Então, nada mais justo do que as provas serem realizadas em todas as capitais, de Norte a Sul. Com isso, ampliamos as chances de os brasileiros de diferentes regiões poderem disputar uma vaga e tornar realidade o sonho de ser um empregado da Petrobras”, disse Prates.
O edital, os requisitos de formação para cada área, a quantidade de vagas e distribuição para cada polo e as cidades que fazem parte do polo podem ser consultadas no edital do processo seletivo.
A instituição organizadora do processo seletivo público é o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos). O processo terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez.
AgoraRN