A Neoenergia Cosern anunciou que a “Operação Ordenamento” resultou na remoção de 18,6 toneladas de cabos e equipamentos de telecomunicações instalados sem autorização nos postes da distribuidora em todo o estado ao longo de 2023. A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança da população, reduzir a poluição visual e identificar e eliminar ligações clandestinas de cabos de telecomunicações e energia, conhecidas como “gatos”.
A operação, que é permanente e ocorre em todos os municípios do Rio Grande do Norte, visa mitigar os riscos de desgaste das estruturas da distribuidora e reduzir a poluição visual ao longo dos cabeamentos. Além disso, busca identificar e eliminar ligações clandestinas que representam riscos à segurança da população e ao fornecimento de energia.
Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Cliente da Neoenergia Cosern, destaca a importância da ação contínua para reforçar a segurança e mitigar os impactos negativos na infraestrutura. A operação continua, e a população é incentivada a colaborar, relatando possíveis irregularidades através do telefone 116 ou pelo e-mail usomutuo.cosern@neoenergia.com.
Para as empresas de telecomunicação regularizarem sua situação, é necessário apresentar um projeto e aguardar a análise e aprovação da distribuidora antes de lançar os cabos nos postes, conforme as determinações das agências reguladoras ANEEL/ANATEL/ANP.
As irregularidades identificadas durante a fiscalização são tratadas de maneira eficiente pela Neoenergia Cosern. Caso sejam encontrados pontos de fixação, equipamentos ou cabos instalados clandestinamente que possam representar riscos à segurança da população ou ao fornecimento de energia, a distribuidora procede com a retirada imediata da instalação irregular.
AgoraRN