O vice-presidente da Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), disse à CNN que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, está em “fase de mutação” para se tornar uma liderança de direita.
A declaração ocorre após um elogio do dirigente do PL ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante uma entrevista em dezembro, ter viralizado. Bolsonaro reagiu. Sem citar diretamente Valdemar, disse que “declarações absurdas” podem “implodir o partido [PL].”
“Valdemar está em fase de mutação para ser o presidente do maior partido de direita do Brasil. E para isso não pode mais elogiar Lula. É natural que Valdemar cometa algum ato falho pelo vínculo que teve no passado (com Lula) e faça um comentário infeliz desse”, disse Sóstenes.
Valdemar é um antigo aliado de Lula. O dirigente do PL foi responsável, por exemplo, por indicar José Alencar (1931-2011) como vice do petista nas eleições de 2002. A dobradinha de Lula com José Alencar se repetiu na reeleição em 2006.
Sóstenes afirmou que a fala de Bolsonaro em resposta a Valdemar foi para acalmar as redes sociais, porque a esquerda estava explorando o elogio a Lula.
“Mas o risco de acontecer no PL o que ocorreu no PSL é zero”, disse.
Não é a primeira vez que declarações de Valdemar causam incômodo nos bolsonaristas.
Em entrevista recente à Folha de São Paulo, o presidente do PL também disse que Lula acertou ao escolher o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Rircardo Lewandowski, para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Com informações da CNN Brasil
AgoraRN