A Prefeitura do Natal finalizou a entrega dos kits de identificação dos ambulantes da Praia de Ponta Negra, nessa quarta-feira 17. A partir de agora, a fiscalização será mais assertiva para verificar se os ambulantes estão devidamente cadastrados e autorizados a atuar na orla, uma vez que não será mais permitido o trabalho sem identificação.
A fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estima que por volta de 1.200 ambulantes trabalhavam na alta temporada na Praia de Ponta Negra, causando uma superlotação e ultrapassando a capacidade de suporte do local.
Esse número por meio do cadastramento realizado pela Prefeitura foi reduzido para 672, garantindo uma praia mais tranquila e organizada para todos os usuários. O total de 613 kits de identificação (colete, crachá e termo de autorização), já foram entregues pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Aos cadastrados, que por ventura não retiraram o kit no prazo estabelecido, agora só poderão fazê-lo mediante agendamento prévio junto à Semurb ao longo desta semana. Já a atualização do cadastramento para Ponta Negra está encerrada.
A Prefeitura reforça que a entrega dos kits tem como objetivo garantir a organização e a segurança, proporcionando um ambiente adequado tanto para os frequentadores da praia quanto para os próprios ambulantes, evitando a superlotação e incômodos aos frequentadores .
O processo de cadastramento utilizou dados das associações de Ponta Negra: Associação dos Trabalhadores de Ponta Negra (Atipon), Associação Unidos Venceremos e Associação dos Artesãos de Ponta Negra (AVPN), que levam em consideração anos de trabalho na orla. Dessa forma, foi possível realizar uma filtragem nos ambulantes que podem trabalhar de forma legalizada.
O chamamento para o cadastro de ambulantes das outras praias do Município será lançado em breve.
AgoraRN