Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan / Foto: REUTERS/Murad Sezer
Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan / Foto: REUTERS/Murad Sezer

Espera-se que a Turquia envie o instrumento final de ratificação da adesão da Suécia à NATO a Washington dentro de alguns dias, agora que o presidente Tayyip Erdogan o assinou, numa medida que Ancara espera que abra caminho para a compra dos Jatos de combate U.S. F-16.

Uma fonte familiarizada com o assunto disse que o documento poderá ser depositado já nesta sexta-feira (26), marcando a última etapa de um processo que começou em 2022.

Após 20 meses de atraso, a Turquia agiu rapidamente esta semana para ratificar a proposta sueca, com a ratificação parlamentar chegando na terça-feira (23) e o Presidente Tayyip Erdogan assinando a aprovação na quinta-feira (25).

De acordo com as regras formais da Otan, o documento final do processo – o instrumento de ratificação – precisa ser depositado nos Arquivos do Departamento de Estado dos EUA em Washington.

O apoio da Turquia, há muito visto como o principal obstáculo para garantir a adesão da Suécia à aliança militar ocidental, deixa a Hungria como o único aliado na aliança militar que ainda não ratificou a candidatura sueca.

Tanto Erdogan como membros do Congresso dos EUA já haviam vinculado a aprovação final da Suécia por Ancara à venda de US$ 20 bilhões de caças Lockheed Martin F-16 e kits de modernização para a Turquia.

Pouco depois da votação no parlamento turco, o presidente americano, Joe Biden, enviou uma carta aos líderes dos principais comitês do Capitólio para informá-los de sua intenção de iniciar o processo formal de notificação para a venda do F-16 assim que Ancara concluir o processo de adesão da Suécia à Otan.

O embaixador dos EUA na Turquia disse à Reuters na quinta-feira (25) que espera que Washington tome medidas rápidas em direção ao endosso do Congresso americanos à venda, com o Departamento de Estado enviando imediatamente a notificação formal ao Congresso.

Com informações da CNN Brasil

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp