Dia: 28/01/2024

Banner GOV Dezembro
Ornamentação na entrada da Ilha de Sant'Ana está apagada
Ornamentação na entrada da Ilha de Sant'Ana está apagada
Ornamentação na entrada da Ilha de Sant'Ana está apagada

Está acontecendo com frequência, o furto de cabos/fios de equipamentos públicos da Prefeitura Municipal de Caicó (RN).

Na noite deste domingo (28), os painéis instagramáveis instalados na entrada do Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, foram furtados deixando tudo apagado.

Os cabos levados, ficam na parte de baixo da ponte que dá acesso à Ilha, onde os painéis estão.

E não foi a primeira vez que ocorreu esse tipo de dano em coisas públicas em Caicó. A decoração natalina, colocada em dezembro de 2023, também foi danificada, inclusive, em um dos casos, um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar, quando furtava as lâmpadas que decoravam o centro da cidade.

Leia mais

VIGGO BANNER
cats

Em um posto de combustíveis localizado no centro da cidade de Lagoa Nova (RN), foi registrada uma ocorrência com disparos de arma de fogo na noite deste domingo (28).

Pelo menos duas versões para o fato foram informadas. A primeira é que dois homens em um veículo Fiat Uno de cor branca, tentaram roubar o motorista de um Celta de cor prata. Eles seguiam o carro desde a zona rural. A chegou no posto, os ocupantes do carro branco empreenderam fuga com o aparecimento dos policiais, que tentaram pará-los, inclusive com disparos de arma de fogo, o que não foi possível. A viatura com os policiais seguiram em diligências na tentativa de prendê-los.

A outra informação é que houve uma discussão no posto de combustíveis, inclusive, um dos ocupantes do carro branco, esmurrou o Celta preto. Quando os policiais chegaram, eles tentaram fugir e um dos homens foi baleado. Ele foi socorrido para o Hospital. O outro ainda não foi localizado.

Veja o vídeo da ocorrência feito por uma popular:

Leia mais

VIGGO BANNER
Reprodução
Ainda não há informações oficiais sobre a identidade das vítimas - Foto: Reprodução
Reprodução
Ainda não há informações oficiais sobre a identidade das vítimas - Foto: Reprodução

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou a morte de todas as sete pessoas que estavam a bordo do avião de pequeno porte que caiu, na manhã deste domingo 28, na zona rural de Itapeva (MG). Segundo a corporação, peritos da Polícia Civil trabalham no local.

Forças de segurança ainda investigam os motivos do acidente. De acordo com relatos, o avião se desintegrou no ar e caiu por volta de 10h36. A aeronave partiu de Campinas (SP) com destino a Belo Horizonte (MG), e chovia forte no momento da queda.

Ainda não há informações oficiais sobre a identidade das vítimas. Mais cedo, os bombeiros confirmaram que três pessoas, sendo elas dois homens e uma mulher, foram a óbito. Há ainda a informação de que uma criança estaria entre os mortos.

De acordo com as informações no histórico da chamada, algumas pessoas da região avistaram um avião monomotor se partindo no ar enquanto sobrevoava a região e que suas partes foram caindo aos poucos ao solo.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Maternidade Escola rankingJanuário Cicco – Foto: Divulgação/MJEC/UFRN
Maternidade Escola Januário Cicco – Foto: Divulgação/MJEC/UFRN
Maternidade Escola rankingJanuário Cicco – Foto: Divulgação/MJEC/UFRN
Maternidade Escola Januário Cicco – Foto: Divulgação/MJEC/UFRN

Receber um elogio é sinal de valorização e reconhecimento. Sobre esse assunto, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN/Ebserh), entende bem. Em 2023, a Ouvidoria da maternidade recebeu 680 elogios, um aumento de 17% em relação ao ano anterior, que teve 581 registros positivos. O número coloca a MEJC em sexto lugar no ranking de instituições elogiadas do Poder Executivo, realizado pela plataforma Fala.Br, da Controladoria-Geral da União (CGU).

A MEJC, vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), também ficou entre as dez unidades da Rede Ebserh que registraram mais elogios do que reclamações. Em 2023, foram recebidas 1.304 manifestações de pacientes, acompanhantes, estudantes, alunos, residentes e profissionais de diferentes vínculos que atuam na maternidade. Desse total, foram registradas 386 reclamações e 29 denúncias, que representam cerca de 32% das manifestações, contra os 680 elogios, 52% do total.

Na maioria dos casos, os elogios estão relacionados à gratidão pela equipe que realizou determinado atendimento e ao reconhecimento entre colegas de trabalho. Todos os elogios recebidos são repassados para as chefias das áreas correspondentes, que compartilham a informação com a equipe e profissionais envolvidos. “É muito gratificante que a nossa Ouvidoria seja um canal para registro da satisfação dos usuários em nosso serviço. Esses elogios são fundamentais para que os profissionais se sintam valorizados e reconhecidos, além de estimular os trabalhadores a manterem esse comportamento. Estar nesse ranking também reforça a importância social da nossa maternidade na cidade e no estado”, afirma a ouvidora da MEJC, Caroline Ferreira.

Nesse contexto, o reconhecimento em forma de elogio pode ser alcançado pela busca diária por qualidade no atendimento. “Estamos sempre procurando melhorar a qualidade de nosso atendimento, tanto de forma profissional como humanizada aqui na Maternidade Escola Januário Cicco. Entendemos que esse ranking reflete o esforço diário, individual e coletivo dos colaboradores ao longo do ano. Portanto, esse reconhecimento reforça a nossa atenção e a motivação em cuidar dos usuários e dos acompanhantes que buscam a assistência de nossa Maternidade”, reflete a Superintendente substituta da MEJC, Sonia Maria de Medeiros Barreto.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Destaque Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC
© Arte/EBC
Destaque Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC
© Arte/EBC

 

O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será divulgado nesta segunda-feira (29) na área do candidato, na página do certame, que é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) . É necessário, antes, ter cadastro na plataforma digital Gov.br, do governo federal, com CPF e senha.

O prazo para os candidatos interessados em pedir a isenção da taxa de inscrição para o concurso unificado terminou na sexta-feira (26).

Os casos previstos no edital para isenção são de candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles inscritos para doação de medula óssea.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Captura de tela 2024 01 28 165440
A situação se tornou evidente quando começaram a catar os camarões, revelando o escorpião no fundo da panela - Foto: Reprodução
Captura de tela 2024 01 28 165440
A situação se tornou evidente quando começaram a catar os camarões, revelando o escorpião no fundo da panela - Foto: Reprodução

A cantora gospel Kaline Araujo passou por um momento desagradável em um restaurante na praia de Tabatinga, litoral Sul da Grande Natal. A artista encontrou um escorpião em seu prato.

De acordo com o relato da cantora, seus filhos consumiram a refeição sem perceber a presença do aracnídeo. A situação se tornou evidente quando começaram a catar os camarões, revelando o escorpião no fundo da panela.

Além do desconforto da descoberta, a cantora alega que o restaurante ainda tentou cobrar pelos outros itens pedidos, incluindo as batatas fritas. Indignada, Kaline deixou o estabelecimento imediatamente após a constatação do problema.

*As informações são do Novo Notícias

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Homem foi denunciado por estupro de idosa. Foto: Getty Imagens.
Foto: reprodução
Homem foi denunciado por estupro de idosa. Foto: Getty Imagens.
Foto: reprodução

Com o crescimento acelerado da população idosa no Brasil e as previsões do IBGE de que em 2030 haverá mais brasileiros com idade superior a 60 anos do que crianças, o Senado se prepara para atender esse que será um dos maiores desafios da próxima década. Atualmente, dos 203 milhões de habitantes registrados pelo Censo 2022 pouco mais de 15% desse total corresponde à parcela de idosos, ou cerca de 32 milhões de pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

São dezenas de projetos de lei em tramitação na Casa e de boa parte dos senadores, independentemente de filiação partidária e de posicionamento ideológico. Pelo número e pela variedade de iniciativas, é possível dizer que todos estão preocupados em modernizar a atual legislação, ampliar direitos, garantias e defesa dessa faixa etária, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros acima dos 60 anos. 

Algumas das proposições preveem mais proteção e critérios para empréstimos consignados aos idosos, para evitar a exploração, os maus tratos e o abandono que partem na maioria das vezes dos próprios familiares, segundo especialistas ouvidos em audiências públicas em comissões do Senado.  Outras iniciativas estão voltadas para inclusão digital e mercado de trabalho, como forma de estimular e manter o idoso em atividade e gerando renda. Há também projetos para assegurar o atendimento preferencial no comércio, na rede de saúde pública e particular, e mais atenção nos serviços oferecidos pelos planos de saúde.

Só o senador Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou 14 projetos de lei sobre o tema. Para ele, o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003), que completou 20 anos de vigência no ano passado, precisa de ampla atualização. O Censo 2022 mostrou que a população com mais de 60 anos aumentou 56% nesse período.  

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
ffraz abr 18122018 8143
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
ffraz abr 18122018 8143
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Enquanto espera pelo trem na estação, caminha pela rua ou relaxa em uma praia, você pode estar sendo vigiado por câmeras de segurança, que enviam imagens diretamente para um centro de controle policial. Lá, um programa de computador acessa o banco de dados com rostos de suspeitos de crimes e compara com as imagens das câmeras. O que parece roteiro de ficção científica, é realidade há um tempo em diferentes partes do país, onde sistemas de reconhecimento facial vêm sendo cada vez mais usados na segurança pública.ebcebc

O caso mais recente foi a adesão de concessionárias do transporte público no Rio de Janeiro à tecnologia controlada pela Polícia Militar. Mais de 1.000 câmeras posicionadas em estações e vias estão agora disponíveis para o trabalho da corporação. 

Enquanto autoridades defendem a medida como eficaz para o combate à criminalidade, especialistas em direitos humanos e segurança apontam os riscos de ampliação do racismo e da privação de liberdade.

Horrara Moreira é advogada e coordenadora da campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, que defende o “banimento total do uso das tecnologias digitais de reconhecimento facial na segurança pública no Brasil”. Ela diz que o primeiro problema a ser considerado é a ocorrência de prisões equivocadas.

Leia mais

VIGGO BANNER
Capoeira CEDB
Foto: Reprodução
Capoeira CEDB
Foto: Reprodução

A 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART, que acontece até este domingo 28, no Centro de Convenções de Natal, realizou na noite deste sábado 27 a premiação da 22ª edição do Festival Parafolclórico, dentro da programação do Festival FIART Cultural. A FIART encerrará a programação cultural, com atrações de peso e muita diversão. Na programação deste domingo, destaque para a Batalha de Breaking.

O 1º lugar foi para o grupo Caboclos Amigos do Mestre Tiquinho (Major Sales/RN), que recebeu o prêmio de R$ 3 mil reais; o 2º lugar ficou para o Grupo Sementes Paraibanas (PB), com premiação de R$ 2 mil reais; o 3º lugar foi conquistado pelo Grupo de CEDB (Natal/RN), com valor de R$ 1 mil reais; e o 4º lugar para o Grupo de Carimbó Raízes Nordestinas (Major Sales/RN), com valor de R$ 500,00.

O Festival FIART Cultural é dedicado a ser um palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para “estar onde o povo está” e também para salvaguardar nossas tradições.

Durante os 10 dias da FIART foram mais de mil artistas e brincantes se apresentando para o público diário de aproximadamente 5 mil pessoas, como Rejane Araújo, 48 anos, professora. “A FIART é aquele evento anual que a gente espera acontecer para vir prestigiar. Todos os anos estou nessa feira, seja para comprar ou para assistir às apresentações. Encontramos uma variedade enorme de artesanato e também gente conhecida. Gosto muito da FIART!”, revela.   

Leia mais

Banner FCST
Brumadinho (MG), 25/01/2024 - Ato em memória das 272 vítimas da barragem da Vale em Brumadinho, na praça Saudade das Joias. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
Brumadinho (MG), 25/01/2024 - Ato em memória das 272 vítimas da barragem da Vale em Brumadinho, na praça Saudade das Joias. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Assessorias técnicas que prestam suporte às vítimas da tragédia ocorrida em Brumadinho (MG) afirmam que um corte nos seus orçamentos, comunicado no ano passado, trouxe impactos significativos para a sua atuação. A contratação dessas entidades foi um direito conquistado judicialmente pelas comunidades impactadas e seu custo deve ser arcado pela mineradora Vale. Elas são escolhidas pelos próprios atingidos e contam com profissionais de áreas variadas, como direito, sociologia, psicologia, arquitetura, engenharia e agronomia. A medida busca assegurar que as vítimas da tragédia estejam amparadas e tenham informações técnicas para pleitear seus direitos.

Na quinta-feira (25), a tragédia completou cinco anos. No episódio, o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, liberou uma avalanche de milhões de metros cúbicos de rejeitos, soterrando 270 vidas e gerando ainda devastação ambiental e poluição em diversos municípios mineiros, localizados na Bacia do Rio Paraopeba. As famílias das vítimas contabilizam 272 mortes, levando em conta que duas mulheres estavam grávidas.

Ao todo, foram contratadas quatro entidades para atuar ao longo da Bacia do Rio Paraopeba. Atingidos das cidades de Brumadinho, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Betim, Igarapé e Juatuba selecionaram a Aedas. Em Esmeraldas, Florestal, Pará de Minas, Fortunas de Minas, São José de Varginha, Pequi, Maravilhas, Papagaios, Caetanópólis e Paraopeba, o Nacab foi o escolhido. Já o Instituto Guaicuy atende os municípios de Três Marias, Felixlândia, Abaeté, Morada Nova de Minas, Paineiras, Biquinhas e São Gonçalo do Abaeté. Por fim, as comunidades indígenas recebem suporte do Insea, entidade que foi contratada em um acordo específico e que não foi afetada por essa redução orçamentária.

O corte de recursos foi anunciado no ano passado com base no acordo judicial firmado em 2021 entre a Vale, o governo mineiro e três instituições: o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública do estado. Foi estabelecido que a mineradora deve arcar com R$ 37,68 bilhões  para reparar os danos morais sociais e coletivos. O acordo prevê uma série de medidas envolvendo investimentos socioeconômicos, ações de recuperação socioambiental, ações para garantir a segurança hídrica, melhorias dos serviços públicos, obras de mobilidade urbana, entre outras. As indenizações individuais não entraram no acordo, sendo discutidas à parte, em negociações judiciais e extrajudiciais que já estavam em curso.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Acidente Itapeva
Foto: Corpo de Bombeiros MG
Acidente Itapeva
Foto: Corpo de Bombeiros MG

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo 28 na zona rural de Itapeva (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas morreram e duas estão desaparecidas.

Também segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave se desintegrou no ar e caiu por volta de 10h36. Chovia forte na região nesta manhã. Entre os mortos, está uma criança. Os corpos ainda não foram identificados.

Imagens nas redes sociais mostram moradores se mobilizando na região após a queda.

Bombeiros de Extrema (MG) foram acionados e estão participando do atendimento à ocorrência. Há ainda uma equipe do Samu com eles.

Leia mais

Banner FCST
Itapeva (MG) - Avião de pequeno porte cai em Itapeva, interior de MG e deixa sete mortos. Foto: Facebook/Reprodução
© Facebook/Reprodução
Itapeva (MG) - Avião de pequeno porte cai em Itapeva, interior de MG e deixa sete mortos. Foto: Facebook/Reprodução
© Facebook/Reprodução

Um avião de pequeno porte, de matrícula PS-MTG, caiu neste domingo (28), na zona rural de Itapeva, no sul de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros do estado informou que os militares encontraram sete mortos no local. O número foi confirmado por peritos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Segundo a polícia, trata-se de duas mulheres, quatro homens e um menino.

“Os bombeiros militares de Minas Gerais encontraram em óbito as sete vítimas a bordo da aeronave. Os peritos da PCMG confirmaram esta quantidade e dão continuidade aos trabalhos no local”, informou a corporação.

Em vídeos de moradores, publicados nas redes sociais, é possível ver pedaços da aeronave espalhados pelo terreno onde houve o acidente. De acordo com o Núcleo de Atendimento à Imprensa do governo de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros recebeu o chamado da ocorrência por volta das 10h38 da manhã do domingo.

A nota do governo mineiro acrescentou que depois de localizada a aeronave, oito bombeiros militares começaram a atuar em um perímetro de aproximadamente 400 metros. O governo mineiro acrescentou que “a quantidade de pessoas a bordo deve ser confirmada pela empresa responsável pelo check-in da aeronave, que decolou do Aeroporto Estadual de Campos dos Amarais, em Campinas, São Paulo”.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
IMG 9394
Vitor Costa à esquerda, e Marquinhos de Várzea, à direita - Foto: Reprodução
IMG 9394
Vitor Costa à esquerda, e Marquinhos de Várzea, à direita - Foto: Reprodução

Um homem, identificado como Vitor Costa, foi morto a tiros em uma vaquejada em Santo Antônio, interior do Rio Grande do Norte, neste domingo 28.

Vitor Costa, estereiro do evento (batedor de esteira), foi assassinado enquanto se afastava do barulho para atender um telefonema. Não havia histórico de ameaças contra Vitor, levando a especulações de que o crime possa ter sido um equívoco, já que ele não tinha inimigos conhecidos.

Durante a mesma vaquejada, Marquinhos de Várzea, que estava na fase de classificação no Parque Maria Salete, passou mal e precisou ser socorrido. A equipe de primeiros socorros percebeu a gravidade da situação, agiu rapidamente e transferiu o homem para o hospital em uma ambulância. O vaqueiro não resistiu e morreu no caminho.

AgoraRN

Leia mais

Banner GOV Dezembro
trechos Praia de Ponta Negra (65)
Praia de Ponta Negra - Foto: Reprodução
trechos Praia de Ponta Negra (65)
Praia de Ponta Negra - Foto: Reprodução

Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte n.º 04 de 2024, emitido nesta sexta-feira 26, informa que 44 trechos analisados estão próprios para banho e 7 trechos encontram-se impróprios. Os pontos identificados como impróprios são: a Praia de Areia Preta (Praça da Jangada) e Ponta Negra (Free Willy) em Natal; Rio Pium (Balneário Pium e Ponte Nova), em Parnamirim; Praia de Maracajaú e Praia de Barra de Maxaranguape, em Maxaranguape; e Touros (Touros).

Foram coletadas 51 amostras de água e classificadas 34 em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau.

A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Lanchas são flagradas disputando corrida ilegal. Foto: Reprodução.
Lanchas são flagradas disputando corrida ilegal. Foto: Reprodução.
Lanchas são flagradas disputando corrida ilegal. Foto: Reprodução.
Lanchas são flagradas disputando corrida ilegal. Foto: Reprodução.

A praia de Pirangi do Norte foi palco de um evento suspeito envolvendo corridas (racha) de lanchas à beira-mar, conforme vídeo divulgado nas redes sociais, nesta sexta-feira 26. A ação é considerada ilegal.

As imagens mostram a participação de quatro embarcações maiores e uma moto aquática, ocorrendo perigosamente próximo aos banhistas.

*As informações são do Via Certa Natal.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Ativistas jogando sopa no quadro da Mona Lisa. Foto: Reprodução.
Ativistas jogando sopa no quadro da Mona Lisa. Foto: Reprodução.
Ativistas jogando sopa no quadro da Mona Lisa. Foto: Reprodução.
Ativistas jogando sopa no quadro da Mona Lisa. Foto: Reprodução.

Neste domingo 28, duas ativistas jogaram sopa no vidro que protege a pintura da Mona Lisa, no Museu do Louvre, em Paris. Imagens do ataque ganharam as redes sociais.

Em francês, as ativistas gritaram: “O que é mais importante? A arte ou o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?”. Para cometer o ato, a dupla conseguiu passar pela barreira de isolamento. Logo em seguida, elas foram retiradas do local por seguranças.

A organização francesa “Riposte Alimentaire” (Resposta Alimentar) emitiu uma nota após o ataque e explicou que o protesto tinha intenção de chamar atenção para a importância de proteger o ambiente e as fontes de alimentos.

Não é a primeira vez que a obra é alvo de protesto. Nos últimos anos, diversos ativistas miraram na arte para alertar sobre as mudanças climáticas.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Homem não aceitava fim do relacionamento. Foto: Reprodução.
Homem não aceitava fim do relacionamento. Foto: Reprodução.
Homem não aceitava fim do relacionamento. Foto: Reprodução.
Homem não aceitava fim do relacionamento. Foto: Reprodução.

Um homem matou a ex-mulher a tiros na frente dos filhos e depois cometeu suicídio, na noite deste sábado 27, em São Francisco do Oeste, na Região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Pelo menos quatro disparos foram efetuados contra a vítima, que morreu na hora. A motivação seria a não aceitação do fim do relacionamento.

A mulher foi identificada como Rosana Moreira Martins e o homem trata-se de Marcos Silveira. Os dois filhos menores de idade teriam implorado ao pai para não cometer o crime.

Policiais militares foram acionados para fazer o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), para fazer a perícia e esclarecer o caso. Em seguida, os corpos foram removidos para exames de necrópsia em Pau dos Ferros.

*Com informações de Icém Caraúbas.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Brasília (DF), 25/07/2023, A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participa do programa do Canal Gov, da EBC, Brasil em Dia, nos estúdios da EBC. Foto: Rafa Neddermeyer/Canal Gov
© Rafa Neddermeyer/Canal Gov
Brasília (DF), 25/07/2023, A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participa do programa do Canal Gov, da EBC, Brasil em Dia, nos estúdios da EBC. Foto: Rafa Neddermeyer/Canal Gov
© Rafa Neddermeyer/Canal Gov

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, segue internada em estado estável e está sob observação médica. As informações constam no novo boletim médico, divulgado no fim da manhã deste domingo (28), pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor-SP).

Os cardiologistas Iascara Wozniak de Campos e Sérgio Timerman acompanham a internação da ministra, segundo a nota. “A paciente Sra. Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas, segue estável em observação para continuidade do acompanhamento clinico e realização de exames. Os resultados até o momento estão dentro da normalidade”, acrescentou o texto.

Pela rede social X (antigo Twitter), a equipe da ministra informou que Sonia Guajajara passa por uma bateria de exames preventivos na unidade hospitalar.

Neste sábado (28), o hospital informou, também por meio de nota, que Sonia Guajajara se “internou por alteração da pressão arterial”, mas que estava controlada, naquele momento.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Homem morreu após comer baiacu. Foto: Ilustrativa/Reprodução.
Homem morreu após comer baiacu. Foto: Ilustrativa/Reprodução.
Homem morreu após comer baiacu. Foto: Ilustrativa/Reprodução.
Homem morreu após comer baiacu. Foto: Ilustrativa/Reprodução.

Um homem de 46 anos morreu na manhã de sábado 27 após comer um peixe baiacu em Aracruz, no Espírito Santo. Em entrevista ao G1, os familiares de Magno Sérgio Gomes disseram que a causa da morte foi envenenamento.

Ele ficou 35 dias internado. A imã dele, Myrian Gomes Lopes, contou que ele ganhou o peixe de um amigo em 22 de dezembro. Segundo ela, Magno e o amigo limparam o peixe no dia seguinte, retiraram o fígado, ferventaram o órgão e comeram, com limão e sal. Eles começaram a passar mal logo em seguida, cerca de 45 minutos após comer.

“A gente não sabe a procedência do peixe, se foi pescado ou se tinha sido ganho. Eles limparam o baiacu e comeram. Magno nunca tinha limpado baiacu antes”, disse Myrian.

Ainda de acordo com a irmã, Magno começou a ficar com a boca dormente e foi com a esposa para o hospital dirigindo o próprio carro. Quando chegou lá, teve uma parada cardíaca de oito minutos.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Homem denunciado por agressão é retirado de voo Natal-SP. Foto: Reprodução.
Homem denunciado por agressão é retirado de voo Natal-SP. Foto: Reprodução.
Homem denunciado por agressão é retirado de voo Natal-SP. Foto: Reprodução.
Homem denunciado por agressão é retirado de voo Natal-SP. Foto: Reprodução.

Decolando de Natal com destino a São Paulo, um homem foi removido de um avião após sua esposa comunicar que foi alvo de agressão por parte dele. As cenas foram divulgadas nas redes sociais neste final de semana.

Durante o voo G3 9011, operado pela Gol, a passageira notificou a tripulação sobre a agressão sofrida. O homem, embora tenha tentado argumentar com a equipe a bordo, viu o voo retornar ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, onde foi retirado da aeronave.

*Com informações do Blog do BG e de Gustavo Negreiros.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Motociclista é socorrido pela Guarda Municipal de Natal. Foto: GMN/Reprodução.
Motociclista é socorrido pela Guarda Municipal de Natal. Foto: GMN/Reprodução.
Motociclista é socorrido pela Guarda Municipal de Natal. Foto: GMN/Reprodução.
Motociclista é socorrido pela Guarda Municipal de Natal. Foto: GMN/Reprodução.

Durante deslocamento na madrugada deste domingo 28, uma equipe do Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Municipal do Natal (GMN), se deparou com um homem de aproximadamente 30 anos de idade, estirado ao solo com fratura exposta na Ponte Newton Navarro, vítima de acidente.

De acordo com o comandante da viatura, um carro ainda não identificado, colidiu com a moto da vítima, tendo o motorista se evadido do local imediatamente após ter provocado o acidente.

A ROMU da GMN fez os procedimentos de isolamento para evitar outros acidentes no local e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi acionado. A vítima foi conduzida para o Hospital Clóvis Sarinho.

AgoraRN

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Órgãos públicos do Rio fazem operação para o fim da Feira de Acari. Foto: Fabio Costa/Seop/Arquivo
© Fabio Costa/Seop/Arquivo
Órgãos públicos do Rio fazem operação para o fim da Feira de Acari. Foto: Fabio Costa/Seop/Arquivo
© Fabio Costa/Seop/Arquivo

Na primeira operação de ordenamento para cumprimento do decreto da prefeitura do Rio de Janeiro que proibiu o funcionamento da Feira de Acari, na zona norte da capital fluminense, agentes fazem prisões e apreensões de materiais de vendas irregulares obtidos em roubos de cargas na cidade. Na ação deste domingo (28), a Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro (Seop) teve o apoio das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal.

Para determinar o fechamento da Feira de Acari, no decreto publicado na terça-feira (23), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, se baseou no relatório de inteligência produzido pela Seop que comprova diversas irregularidades do local de comercialização, incluindo material com origem em roubos de cargas, contrabando e sem procedência comprovada, além da ocupação irregular de área pública.

“No documento, constatou-se a venda ilegal de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, remédios, além de animais silvestres, alimentos sem o devido acondicionamento, bem como roupas de lojas de departamento com pela metade do preço que constava nas etiquetas”, informou a Seop.

Na ação deste domingo, 160 agentes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal impediram a realização da feira e proibiram outras irregularidades da região, como estacionamento irregular. Para garantir a segurança dos agentes municipais, a Polícia Militar atuou com policiais do 9º BPM (Rocha Miranda), 41º BPM (Irajá), Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). A presença dos policiais foi necessária porque a região sofre influência do crime organizado armado.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
MPA anuncia período de defeso dos Camarões nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil. Foto: MPA/Divulgação
© MPA/Divulgação
MPA anuncia período de defeso dos Camarões nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil. Foto: MPA/Divulgação
© MPA/Divulgação

O período de defeso de camarões marinhos das espécies sete-barbas, rosa, branco, santana ou vermelho e barba-ruça começa neste domingo (28) nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e se encerrará em 30 de abril. A medida do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), prevista na Portaria SAP/Mapa n° 656/2022, trata do período de defeso nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

O período do defeso é estabelecido de acordo com a época de reprodução de cada espécie e, durante a sua duração, ficam vetadas ou controladas a caça, coleta e pesca esportivas e comerciais. O objetivo é preservar e garantir a sustentabilidade dessas espécies e a manutenção da cadeia produtiva do setor pesqueiro.  No caso dos camarões, as espécies destacadas no período do defeso são do Mar Territorial (faixa marítima de largura igual a 12 milhas marítimas) e, também, na Zona Econômica Exclusiva (ZEE), correspondente a uma faixa do Oceano Atlântico, para além do litoral brasileiro e que pertence à soberania territorial do país.

No Espírito Santo, o defeso dessas mesmas espécies de camarões começou em 1° de dezembro e se estenderá até 28 de fevereiro.

No caso de a embarcação pesqueira descumprir o período de defeso, estará sujeita às penalidades previstas na legislação brasileira, como a suspensão de permissões de pesca, entre outras sanções.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Fiscalização da Lei Seca na Praia do Meio. Foto: CPRE/Reprodução.
Fiscalização da Lei Seca na Praia do Meio. Foto: CPRE/Reprodução.
Fiscalização da Lei Seca na Praia do Meio. Foto: CPRE/Reprodução.
Fiscalização da Lei Seca na Praia do Meio. Foto: CPRE/Reprodução.

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca, realizou, na tarde deste sábado 27, fiscalização em Cotovelo e Praia do Meio, notificando mais de 20 condutores por misturar álcool e direção.

Na praia do Meio, um homem de 44 anos, ao ser submetido ao teste de alcoolemia, apontou valor de 0.78mg/l, configurando crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes para serem feitas as providências cabíveis.

AgoraRN

Leia mais

VIGGO BANNER
São Joaquim de Bicas (MG), 24/01/2024 - Cacique Célia Ãgohó, líder da Aldeia Kurãma, comuniudade indígena Pataxó hã-hã-hãe, na zona rural de Brumadinho. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
São Joaquim de Bicas (MG), 24/01/2024 - Cacique Célia Ãgohó, líder da Aldeia Kurãma, comuniudade indígena Pataxó hã-hã-hãe, na zona rural de Brumadinho. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG), que completou cinco anos nesta quinta-feira (25), deu início a uma verdadeira saga de grupos indígenas atingidos. Desde que a tragédia ocorreu, em 2019, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) já emitiram múltiplas recomendações frente a relatos de violações de direitos.

A mesma tragédia que ceifou 270 vidas e devastou uma grande porção do meio ambiente, deixou impactos para famílias das etnias Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe, no município de São Joaquim de Bicas (MG), vizinho à Brumadinho. A Aldeia Naô Xohã se situava às margens do Rio Paraopeba. A lama que escoou pelo manancial prejudicou suas atividades produtivas e impossibilitou práticas religiosas. Junto com os impactos ambientais, vieram as divergências sobre como lidar com as consequências da tragédia. A aldeia se dividiu e muitos indígenas buscaram outros rumos.

“Se você me perguntar o que eu mais queria hoje, eu responderia que queria voltar à comunidade que eu vivia, na base do rio. Naquela época, o grupo que a gente liderava estava unido. A gente comia e bebia na mesma cuia. Não tinha contenda, não tinha ameaça. Hoje eu e meu esposo estamos no programa de proteção de defensores de direitos humanos”, diz a cacique Célia Angohó.

Ela lidera um grupo de 30 famílias pataxós hã-hã-hãe que recebeu ajuda da comunidade nipo-brasileira, ergueu uma nova aldeia em uma mata e precisou enfrentar ameaças de grileiros. O temor ainda ainda existe.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Manifestantes jogam sopa contra o quadro de Mona Lisa, no Louvre. Foto: LUSA/Anadolu via Reuters
© LUSA/Anadolu via Reuters
Manifestantes jogam sopa contra o quadro de Mona Lisa, no Louvre. Foto: LUSA/Anadolu via Reuters
© LUSA/Anadolu via Reuters

Dois ativistas ambientais atiraram neste domingo (28) sopa contra o vidro blindado que protege a Mona Lisa, no Louvre, em Paris, justificando a sua ação com o desejo de promover “o direito a uma alimentação saudável e sustentável”.

O quadro mais famoso do mundo, de Leonardo Da Vinci, está exposto atrás de um vidro protetor desde 2005 e já foi alvo de vandalismo em várias ocasiões. Em maio de 2022, por exemplo, foi alvo de uma torta de creme.

Num vídeo publicado nas redes sociais, duas mulheres com as palavras Food Riposte (Resposta Alimentar) escritas nas suas camisetas são vistas passando por baixo de uma barreira de segurança para se aproximarem do quadro e atirar sopa ao vidro que protege a obra-prima de Leonardo da Vinci.

“O que é que é mais importante?”, gritavam. “A arte ou o direito a uma alimentação saudável e sustentável?”

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Deputado e prefeito são adversários políticos. Foto: Reprodução.
Deputado e prefeito são adversários políticos. Foto: Reprodução.
Deputado e prefeito são adversários políticos. Foto: Reprodução.
Deputado e prefeito são adversários políticos. Foto: Reprodução.

Durante uma festa de verão em Pirangi, o deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) agrediu fisicamente o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César (PSD), com garrafadas e socos, causando tumulto entre os presentes na noite deste sábado 27.

Testemunhas relatam que a agressão aconteceu de maneira abrupta, sem provocação visível. Uma pessoa presente no local descreveu: “De repente, ele veio e agrediu; os dois caíram no chão. Foi difícil apartar”.

Luiz Eduardo e Júlio César são adversários políticos reconhecidos na região do Mato Grande. O motivo da briga ainda não foi esclarecido, mas as autoridades locais estão investigando o incidente e conduzirão as diligências necessárias para apurar responsabilidades.

*As informações são do Novo Notícias.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Montagem mostra jornalista E. Jean Carroll e Donald Trump — Foto: Getty Images/Via BBC.
Montagem mostra jornalista E. Jean Carroll e Donald Trump — Foto: Getty Images/Via BBC.
Montagem mostra jornalista E. Jean Carroll e Donald Trump — Foto: Getty Images/Via BBC.
Montagem mostra jornalista E. Jean Carroll e Donald Trump — Foto: Getty Images/Via BBC.

O ex-presidente norte-americano Donald Trump foi condenado por um júri federal nesta sexta-feira (26) a pagar cerca de US$ 83,3 milhões (R$ 409 milhões) em indenização à E. Jean Carroll, que o acusou de destruir sua reputação como jornalista confiável ao negar que a estuprou, há quase três décadas.

O júri composto por sete homens e duas mulheres precisou de menos de três horas para chegar ao veredicto. O valor foi além do que Carroll pedia, que era em torno de US$ 10 milhões (R$ 49 milhões).

O júri concedeu-lhe US$ 18,3 milhões (R$ 89,96 milhões) em danos compensatórios e aproximadamente US$ 65 milhões (R$ 320 milhões) em danos punitivos, nome dado a medida que visa punir um réu por determinada conduta.

Carroll, de 80 anos, processou Trump em novembro de 2019 por ele ter negado, cinco meses antes, que a tivesse estuprado em meados da década de 1990 no camarim de uma loja de departamentos Bergdorf Goodman, em Manhattan.

Leia mais

VIGGO BANNER
Acidente foi registrado em Mossoró. Foto: Reprodução/Ilustrativa.
Acidente foi registrado em Mossoró. Foto: Reprodução/Ilustrativa.
Acidente foi registrado em Mossoró. Foto: Reprodução/Ilustrativa.
Acidente foi registrado em Mossoró. Foto: Reprodução/Ilustrativa.

Um carro e uma moto colidiram, na manhã deste sábado 27, na RN 013, Zona Rural de Mossoró. O acidente atingiu os dois ocupantes da moto, deixando um morto e outro ferido.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, dois homens trafegavam de moto, sentido Tibau-Mossoró e, ao chegar no Assentamento Jurema, sofreram o acidente. O carro se trata de um modelo Pajero Full prata.

O impacto da batida deixou a traseira da motocicleta totalmente destruída e as vítimas foram arrastadas por mais de 50 metros. O homem morto tinha 33 anos.

O condutor da motocicleta ficou ferido e foi socorrido pelo Samu, sendo encaminhado para o Hospital Tarcísio Maia.

Leia mais

VIGGO BANNER
Telefonia móvel 5G
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Telefonia móvel 5G
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Presente em mais de 3 mil municípios e beneficiando 140 milhões de brasileiros, a tecnologia 5G enfrenta um entrave para a expansão. A falta de legislações atualizadas impede a instalação da infraestrutura necessária para a melhoria do sinal.

Segundo levantamento da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, apenas 399 dos municípios brasileiros (7,16% do total) atualizaram as leis de antenas locais à tecnologia 5G. O problema afeta inclusive grandes cidades. Quatro capitais – Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Recife – não adaptaram a legislação de telecomunicações ao 5G, embora tenham esse tipo de sinal.

Entre as cidades do interior e de regiões metropolitanas de mais de 500 mil habitantes, oito não têm legislação adequada ao 5G: Aparecida de Goiânia, Campinas, Contagem, Guarulhos, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Serra e Vila Velha.

O levantamento analisou tanto as cidades que aderiram as leis locais à Lei Geral de Antenas (LGA) quanto os municípios que adequaram a essa legislação, mas ainda não adaptaram a norma à instalação de infraestruturas de telecomunicações.

Leia mais

Pesquisar