O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, anunciou para presidentes dos sindicatos associados à Federação que o ranking do projeto de Meritocracia começou a ser desenvolvido. O anúncio aconteceu durante a palestra “Planejamento Estratégico – Ferramenta para a evolução do seu Sindicato”, promovida pela Unidade de desenvolvimento Industrial, na Casa da Indústria, na quinta-feira (1º).
De acordo com Serquiz, os primeiros resultados do projeto serão apresentados na reunião da Diretoria. “Na próxima reunião da diretoria, vocês começarão a ver e a sentir como está funcionando. Esse projeto é a meritocracia, que terá um acompanhamento por mérito, ou seja, o sindicato que for atingindo suas metas e definindo as suas prioridades, irá receber mais recursos”, explicou Serquiz.
Além de apresentar a novidade aos presidentes de sindicatos da indústria, Roberto Serquiz esclareceu quais benefícios podem ser adquiridos ao fazer parte da iniciativa. “Esse projeto é estender a mão para vocês, que são líderes de cada setor, desenvolver ideias e projetos”, pontuou. “Ele foi desenvolvido com vocês porque vocês sabem quais são as prioridades”, completou.
Em seu discurso, o presidente da Federação ressaltou a importância da união entre as lideranças potiguares em prol da indústria do RN, como também incentivou a ação em busca da meta comum, que é o desenvolvimento econômico do estado. “É preciso que se reúna em torno de objetivos comuns. Vocês são protagonistas.
Sem vocês, sem a liderança de vocês, nada acontece”, finalizou. A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado, Ana Adalgisa Dias, apresentou a equipe que compõe a Unidade de Desenvolvimento Industrial. “Nós temos uma equipe disponível, fizemos esse momento com todo carinho para receber vocês e abordar este tema que é o planejamento estratégico”, disse. Além disso, também pontuou que as ações desenvolvidas dentro do projeto serão sempre direcionadas aos serviços das quatro casas – SESI, SENAI, IEL e FIERN.
A palestra, ministrada pelo consultor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), Leonardo Aguiar, abordou o planejamento estratégico a partir de uma avaliação feita pelos sindicatos para o desenvolvimento de ações que priorizem suas metas perante o estado.
A palestra deu início a uma programação de eventos voltados à temática de fortalecimento sindical e desenvolvimento industrial que será realizada ao longo do ano. A meta final é fomentar a sustentabilidade a médio e longo prazos, promovendo negócios competitivos e rentáveis para as empresas que fazem parte da associação.
O planejamento estratégico é parte do projeto de Meritocracia, que incentiva a atuação dos sindicatos em prol dos seus associados. Em execução desde o final do ano passado, o projeto bonifica o chamamento de lideranças sindicais a uma participação mais efetiva à frente dos seus associados, através da disponibilização de suporte técnico e recursos que possam ser aplicados em ações estruturantes e estratégicas para os sindicatos vinculados à Federação.
Lideranças sindicais parabenizam a iniciativa da FIERN
A realização da palestra promoveu um ambiente de debate onde os presidentes de sindicatos filiados à FIERN puderam expor suas ideias e incentivar a adesão ao Projeto de Meritocracia. A presidente do SIFT, Helane Cruz, se mostrou empolgada com as propostas de palestras em temas de interesse dos sindicatos. Ela comentou que, com o projeto, a Federação dá condições para o desenvolvimento de iniciativas.
“O grande benefício dessa proposta é nos dar pernas e braços para cair em campo”, comentou. O presidente do SIESAL, Airton Torres, em sua fala, pontuou que irá começar a enviar demandas do sindicato à Federação. “Eu vou começar a trazer demandas, uma lista de coisas básicas do setor”, comentou.
Assim como ele, o presidente do SINDIPAN, Ivanaldo Maia, disse que também irá a apresentar demandas e novas ideias para a FIERN. O presidente do SINDMÓVEIS, Ney Robson, incentivou a união dos sindicatos. “Somos um só. É importante que todos os sindicatos estejam em sintonia com a Federação”, disse.
O diretor do SINDAL, Sandro Peixoto, parabenizou a iniciativa e incentivou que os sindicatos façam parte da meritocracia. “O planejamento estratégico, em muitas etapas, é comum a todos os sindicatos. Eu tenho certeza que os presidentes têm interesse que o sindicato tenha uma certa desenvoltura”, disse.
Participaram do evento, o presidente do SIESAL-RN, Airton Torres; do SINDIMINERAIS, Mário Tavares; do SINGRAF, Pedro Fausto; do SINDIPLAST, Conceição Tavares; do SINDMÓVEIS, Ney Robson; do SIFT, Helane Torres; do SINDILEITE, Túlio Veras; do SINDIPAN, Ivanaldo Maia; SICRAMIRN, Joafran Nóbrega, do SINECIM, Marcelo Rosado, do SINDAL, Sandro Peixoto, diretor do SINDAL, Sandro Peixoto, além de integrantes dos diversos sindicatos. Também prestigiaram o momento, o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra, e do SESI-RN, Juliano Martins, além de colaboradores da Unidade de Desenvolvimento Industrial.
AgoraRN