A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, recebeu uma delegação da China e técnicos do Governo do Estado neste sábado 3, para iniciar as discussões sobre a instalação do Centro Internacional de Inovação Tecnológica e Mecanização da Agricultura Familiar em Mossoró.
A comitiva chinesa chegou ao RN no dia 25 de janeiro para estabelecer parcerias Brasil-China, com o objetivo de mecanizar a Agricultura Familiar, inaugurando um Centro de Testagem em Apodi (RN) nesta sexta-feira, 2.
Durante a inauguração do Centro de Testagem, o líder do MST, João Pedro Stedile, anunciou que os chineses planejam instalar em Mossoró uma montadora de máquinas agrícolas para atender à demanda da agricultura familiar no Brasil.
Além da proposta de instalar uma montadora de máquinas agrícolas em Mossoró, o Governo Chinês, representado pelas empresas na delegação, e a Universidade Agrícola da China buscam estabelecer parcerias na área do conhecimento.
A ideia é criar um Centro Internacional de Inovação Tecnológica e Mecanização da Agricultura Familiar em parceria com a UERN, com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, entidades não governamentais e empresas privadas.
A reitoria informou que será formado um grupo de trabalho com o objetivo de apresentar, em um prazo de 60 dias, o plano de instalação do Centro. O grupo será composto pela Uern, Sedraf e outras instituições, com a reitora Cicília Maia indicando os representantes da Uern no projeto: os professores Vinicius Claudino e Lima Júnior.
AgoraRN