A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Escuela Superior de Cuadros del Estado y Del Gobierno (ESCEG) assinaram acordo de cooperação, nessa terça-feira, 6 de fevereiro, em Havana (Cuba). A parceria foi pactuada pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e a reitora da ESCEG, Mercedes Delgado Fernández, com o objetivo de desenvolver ações de interesse mútuo, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão.
O evento contou ainda com a participação do ministro da Educação Superior de Cuba, Walter Baluja Garcia, e do embaixador do Brasil em Cuba, Christian Vargas, além de outras instituições brasileiras e cubanas, as quais também firmaram parcerias.
O reitor Daniel Diniz ressaltou a importância das cooperações interinstitucionais para o progresso da ciência e da tecnologia. O gestor também destacou a relevância das parcerias internacionais, que reduzem as fronteiras e fomentam a construção do conhecimento de forma coletiva, em benefício da humanidade.
Com o prazo de cinco anos e sem transferência de recursos financeiros, o acordo prevê visitas técnicas e acadêmicas de professores, estudantes e técnicos administrativos das instituições, visando à realização de atividades voltadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária; constituição de grupos de trabalho, elaboração e desenvolvimento conjunto de projetos e programas de cooperação; organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais; publicações acadêmicas, científicas e culturais; entre outras iniciativas.
AgoraRN