Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
Gabriel conseguiu aprovação em medicina e fez vaquinha para ir a UFRGS / Foto: reprodução
Gabriel conseguiu aprovação em medicina e fez vaquinha para ir a UFRGS / Foto: reprodução

De origem humilde, vindo de escola pública e após um processo de seis anos em busca de um sonho, o jovem Gabriel Cledson da Silva, de 27 anos, natural de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foi aprovado no curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em sua jornada pelo sonho, criou uma vaquinha online que chamou a atenção a ponto de arrecadar R$ 60 mil em doações. Sua história comoveu até o governo estadual, que se comprometeu a fornecer as passagens aéreas necessárias.

Gabriel, que já participou do quadro Soletrando do programa Caldeirão, na Rede Globo, manifestava desde cedo o sonho de seguir a carreira de médico. Para alcançar esse objetivo, foi necessário muito estudo, disciplina e persistência. “Foi um processo muito longo, não foi fácil, foram seis anos tentando medicina”, disse ele.

Sua inspiração para seguir na medicina surgiu ainda no ensino fundamental, ao observar o trabalho de médicos durante visitas à Unidade Básica de Saúde (UBS) com sua mãe.

Gabriel iniciou sua jornada em direção à aprovação no curso de medicina em 2018, enfrentando a dificuldade de conciliar trabalho e estudos. No entanto, após ser aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), precisará mudar de estado para dar início ao curso.

Para custear os gastos necessários, Gabriel criou uma vaquinha virtual, cujo link está disponível em seu perfil no Instagram (@gabriel_skyller) ou através da chave Pix 84 9 8629-5863. Ele precisou deixar o emprego em fevereiro do ano passado para se dedicar integralmente aos estudos, enfrentando desafios como a distância entre seu trabalho e o curso preparatório para o ENEM.

Além da vaquinha online, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte se solidarizou com a causa de Gabriel e anunciou que fornecerá as passagens aéreas necessárias para sua mudança. Agora, Gabriel aguarda apenas a definição das datas pela universidade para dar início a essa nova etapa de sua vida.

Participação no quadro Soletrando

Gabriel participou duas vezes do quadro Soletrando da Rede Globo, apresentado por Luciano Huck, em 2011 e 2012. Em 2012, representando o RN, o apresentador o questionou sobre qual profissão ele gostaria de seguir, e Gabriel respondeu: “Eu queria ser médico, mas agora, quero ser ator”, arrancando risadas do auditório. Nas redes sociais, o jovem relembra esse momento em uma publicação no Instagram e resolveu usá-lo para promover a vaquinha virtual: “a carreira de ator não deu certo, mas a medicina vem aí”.

Segundo o estudante, a participação no Soletrando foi sua primeira conquista no Estado. “A primeira vitória aqui no RN. Nós fomos conhecer a Globo, eu, minha mãe e a professora lá da escola. Aí nós ficamos lá na Barra do Tijuca, em um hotel maravilhoso, totalmente diferente da minha realidade. Mas assim, foi muito legal a experiência, conhecer o Luciano e poder sonhar, né?”, disse.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp