A primeira pesquisa realizada neste ano de 2024 pelo instituto “Agora Sei”, sobre a eleição para prefeito de Natal, foi divulgada na noite de quinta-feira passada, pelo “Jornal das 6” da “Rádio 96FM“. Os resultados identificados e apresentados colocam o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD) em posições privilegiadas diante de todos os cenários eleitorais que foram apresentados aos eleitores entrevistados.
Carlos Eduardo obteve intenções de votos que variam de 38% a 46% nos cenários do primeiro turno, superando todos os outros candidatos. Numa simulação de segundo turno a cena se repete, com o ex-prefeito de Natal variando de 53% a 58%, vencendo com folga os possíveis opositores.
Além de liderar todos os cenários, Carlos Eduardo é o menos rejeitado entre todos os candidatos. Enquanto o general Girão e a deputada federal Natália Bonavides lideram a rejeição pelos eleitores com 25%, seguidos por Joana Guerra com 21%, Rafael Motta e o candidato do PSOL com 18%, Paulinho Freire com 17%, a rejeição a Carlos Eduardo é de 15%.
A pesquisa perguntou também aos eleitores se votariam num candidato que fosse apoiado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e 33,4% respondeu que sim. Destes, 61,7% disseram que o atual prefeito de Natal deveria apoiar Carlos Eduardo, indicando assim a Álvaro o caminho que ele deve tomar nessa eleição.
A mesma pergunta foi feita em relação à governadora Fátima Bezerra (PT), ao presidente Lula (PT) e ao ex-presidente Bolsonaro (PL). Dos 28,4% que disseram que votariam no candidato de Lula, 44,8% querem que ele apoie Carlos Eduardo e 24,9% Natália Bonavides. Dos 20,6% que disseram apoiar o candidato de Bolsonaro, 44,9% querem que ele apoie Carlos Eduardo e 19% o general Girão (PL). Dos 17,8% que responderam sim para apoiar o candidato da governadora, 41,9% querem que ela apoie Carlos Eduardo e 30,4% que apoie Natália Bonavides (PT).
Mais do que liderar as intenções de votos no primeiro turno e num possível segundo turno, a pesquisa traz uma informação muito significativa: a manifestação dos eleitores dos principais líderes da esquerda e da direita, assim como do prefeito de Natal, recomendando que eles apoiem Carlos Eduardo, numa demonstração da confiança do eleitorado no ex-prefeito de Natal.
A pesquisa mostra que o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo rompeu a polarização política entre bolsonaristas e petistas, agregou votos à esquerda e à direita, compondo assim o centro democrático, ao agregar todas as correntes ideológicas em torno da sua candidatura.
AgoraRN