O mercado imobiliário em Natal em 2024 tem perspectiva de crescimento e janeiro já mostrou resultados. As informações vêm dos empresários do segmento imobiliário, Caio Fernandes e Ricardo Abreu, que afirmam que os imóveis são o investimento mais seguro e com mais retorno a se fazer.
“Bom, acredito que o ano já começou bem forte, acredito que é uma recuperação muito visível do mercado imobiliário de Natal e da Grande Natal, com a retomada dos lançamentos e com o setor de venda de imóveis avulsos, esses imóveis que já são usados, muito aquecido já no início do ano”. A fala é de Ricardo Abreu, diretor da imobiliária Abreu Imóveis e presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI).
De acordo com ele, a procura no mês de janeiro rendeu o recorde da empresa. Na Abreu Imóveis, foram quase mil leads, ou seja, quase mil pessoas interessadas em comprar imóveis, além de quase 1800 pessoas procurando por imóveis para locação. Segundo o empresário, esse número mostra como o mercado está aquecido, principalmente no mercado de locação.
“Sempre, em todas as praças, a locação é maior do que a procura por compra, por venda, por compra. Então, Natal não é diferente, né? Natal sempre tem uma procura bem maior por locação de imóveis do que venda. É uma coisa das cidades, uma vez que aqui a gente tem uma cidade que tem muito turismo, que tem muitas pessoas que vêm visitar e acabam ficando mais tempo, e vêm fazer uma experiência, e isso ajuda muito a desenvolver o setor de locação de imóveis”, explicou Ricardo.
O empresário Caio Fernandes também concorda com a procura alta. “A procura está alta, principalmente por imóveis que além da valorização ainda dão rendimento futuro de aluguel ou revenda, indo desde flats até grandes apartamentos em boas localizações”, disse.
Caio explica que as perspectivas do mercado em 2024 são bastante promissoras, especialmente por existir uma demanda de compra que ficou retraída com os escândalos nacionais e locais relacionados à busca por “dinheiro fácil”. De acordo com ele, as pessoas estão buscando investir no imobiliário por ser mais seguro.
Em relação aos lançamentos, existem boas expectativas. Caio Fernandes comenta que existe um número expressivo de projetos para sair neste ano que estavam aguardando definições que saíram.
Ricardo Abreu também falou sobre as expectativas de lançamento. “A perspectiva é que durante 2024 e 2025 vão acontecer diversos lançamentos. Isso muito fruto dos novos índices de construção que passaram a vigorar depois do novo plano diretor que começou agora em 2023. Então, já houve vários lançamentos em 23 e em 24 a perspectiva é que tenha lançamentos em vários bairros da cidade, o que vai beneficiar muito diversas camadas da população”, explicou.
Sobre o plano diretor, o presidente da ABMI explica que o plano anterior estava sendo uma âncora segurando o mercado imobiliário. “Passou muito tempo para ser revisto. Então, isso prejudicou muito o mercado imobiliário e o desenvolvimento de muitos bairros aqui da nossa cidade. Agora, com o destravamento do novo plano, com a chegada de coeficientes mais justos, com a SEMURB dando agilidade nas aprovações, os processos com mais transparência e com mais agilidade, isso vai fazer com que o mercado volte a ser forte, mas tudo isso é graças ao plano diretor novo que entrou em vigor”, relatou.
O empresário Caio concorda com Ricardo em relação ao plano. “Afeta total, para o bem ou para o mal, afinal nenhum projeto sai do papel sem obedecer às normas e regras contidas no PDN, que por sinal estava muito defasado”, finaliza.
AgoraRN