O Governo do Estado prevê a entrega de nove Institutos de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERNs) no primeiro semestre deste ano. Atualmente, dez unidades estão com obras em andamento, com a sede em construção na Zona Oeste da capital potiguar, no bairro de Felipe Camarão.
Com investimento total de R$110 milhões, os IERNs representam um marco para a educação profissionalizante. Das dez unidades que estão em construção, nove têm previsão de entrega no primeiro semestre deste ano. Os IERNs de Natal e Campo Grande são os que estão com a construção mais adiantada, cerca de 90%. Os de Jardim de Piranhas e Alexandria, pouco mais de 80% e os demais (Tangará, Umarizal, Touros, Areia Branca e São Miguel) estão com cerca de 60% construídos.
Somente a unidade de Santana do Matos deve ser entregue depois, porque a construção não chegou ainda a 50%. Os institutos partem de um novo conceito, em que as unidades serão referência na educação profissional e desenvolvimento de tecnologias e inovação na rede estadual. As unidades ofertarão cursos que estejam adequados à realidade sociocultural local e matriz econômica em potencial da região.
Recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a integração de três futuros IERNs à rede federal de ensino: as unidades de Touros, Umarizal e São Miguel serão os primeiros a fazer parte dessa parceria. A integração se dará por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), órgão responsável pela formulação e implementação de políticas públicas nessa área.
Essa iniciativa visa alinhar o projeto pedagógico dos IERNs com os Institutos Federais (IFs), para garantir oferta robusta de cursos técnicos de Educação Profissional e Tecnológica. As unidades contarão com salas de aula, laboratórios, área de convivência, bloco administrativo, quadra poliesportiva, refeitório, banheiros, salas dedicadas ao ensino profissionalizante, biblioteca e auditório.
Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RN, o deputado Francisco do PT explicou que a expansão do Ensino Profissional é necessária para proporcionar uma formação sólida e alinhada às demandas locais, assegurando mais possibilidades para os jovens potiguares.
Confira a entrevista:
Como os IERNs impactarão as cidades em que estarão presentes?
Francisco do PT – Os IERNs têm uma grande importância, não apenas para a educação dos jovens das respectivas regiões, mas também, no desenvolvimento social e econômico. A escolha dos cursos de cada IERN foi feita pela comunidade local, que levou em conta as características econômicas de cada região, o que mostra o cuidado e o respeito com a população local. Imagine que muitos estudantes ainda têm que deixar sua cidade, sua região para se aprofundar nos estudos, para ter uma profissão e que essa realidade deve ser bem diferente com a chegada dos institutos estaduais. Isso é muito significativo! Vai ser uma realidade completamente diferente para os jovens da região.
Como será a forma de ensino dos IERNs?
Francisco do PT – A Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual associa o ensino médio à formação geral, com uma completa preparação profissional e a oferta de cursos que dialogam com o desenvolvimento econômico do nosso estado, criando assim uma maior expectativa não só de emprego na respectiva área, mas também na abertura de oportunidades para o mercado de trabalho como um todo.
O projeto dos IERNs representa um compromisso do Governo do RN com o avanço da educação no estado?
Francisco do PT – Sim, sem dúvidas! A criação dos IERNs é um marco na história da Educação do Rio Grande do Norte, o que só confirma o compromisso da nossa governadora, professora Fátima Bezerra, com o desenvolvimento do Estado. Educação é investimento e estamos fazendo um investimento de qualidade, uma preocupação que vem desde o início do atual Governo. O que é comprovado pelo crescimento de escolas que oferecem a Educação profissional e do número de estudantes que optam por esse ensino mais técnico. Os dados da secretaria estadual de Educação comprovam essa afirmação: em 2023 eram 72 instituições oferecendo Educação Profissional, totalizando 10 mil vagas. Este ano serão mais de 80 instituições ofertando cerca de 18 mil matrículas, marcando um aumento significativo. Essa expansão é impulsionada também pela conclusão dos IERNs.
O governo anunciou a integração de três futuros IERNs à rede federal de ensino. Qual é a importância dessa colaboração entre o Estado e a União?
Francisco do PT – Essa ação é mais uma parceria entre o Governo do RN e o Governo Federal, e a importância está justamente no fortalecimento do Ensino público do nosso Estado e na valorização da Educação Profissional dos nossos estudantes, o que mostra mais uma vez o compromisso que o atual Governo tem com essa área tão importante para o desenvolvimento do Estado.
AgoraRN