O projeto RUXAILAB (Remote User Experience Artificial Intelligence Laboratory), desenvolvido por estudantes do Centro Universitário Facens em Sorocaba (SP), foi selecionado para participar do programa “Google Summer of Code 2024”.
Coordenado pelo Liquid Galaxy Lab da Facens, um líder nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde, o projeto se concentra em usabilidade, realidade híbrida, aplicação de Inteligência Artificial (IA) para UX e pesquisa acadêmica.
O RUXAILAB tem como objetivo democratizar os laboratórios de usabilidade, tradicionalmente espaços caros dedicados à análise detalhada da interação entre usuários e tecnologias. Através da IA, o grupo integrou sistemas desde o reconhecimento ocular até a detecção de sentimentos, oferecendo acesso gratuito a essas ferramentas.
Marc Gonzalez Capdevila, pesquisador principal do laboratório, vê a seleção como um reconhecimento da excelência do trabalho e do Centro Universitário Facens como uma instituição líder em inovação e colaboração por meio de projetos de código aberto.
Este é o quinto ano consecutivo que o laboratório recebe este reconhecimento internacional importante, demonstrando sua capacidade de fazer com que a tecnologia seja cada dia mais acessível à sociedade.
Fundado pelo Google
O Liquid Galaxy Lab, fundado em 2008 pelo Google, é um laboratório de pesquisa e inovação em tecnologias de representação de dados geoespaciais e análise da qualidade em uso em sistemas web e mobile, nascido do interesse dos alunos de Computação em aprender, colaborar e trabalhar com as tecnologias da Google.
Atualmente, a equipe é composta por dez pessoas, entre estudantes, pesquisadores e ex-alunos da instituição.
Já o Liquid Galaxy é um projeto de código aberto fundado pelo Google em 2008. Iniciou-se como um visualizador panorâmico de vários monitores do Google Earth, mas evoluiu para se tornar uma ferramenta geral de visualização de dados para operações, marketing e pesquisa, oferecendo a possibilidade de visualizar imagens e vídeos panorâmicos, desenvolver passeios interativos e exibir dados GIS graficamente.
AgoraRN