Categorias
Pesquisar
Banner FCST
1712918560843151

A pesquisa EXATUS/AGORA RN divulgada nesta quinta-feira 11 trouxe a preferência dos eleitores de Parnamirim na modalidade espontânea, que é quando não são apresentados nomes de possíveis candidatos, ficando a cargo do entrevistado responder o primeiro nome que vier à sua cabeça. Nesse caso, o primeiro lugar, com 9,8%, ficou com a ex-vereadora Professora Nilda (Solidariedade).

Quem aparece em segundo lugar na espontânea é o comunicador Salatiel de Souza (PL), com 7,1% das intenções de voto. Em terceiro, está o ex-deputado estadual Marciano Júnior (Avante), com 2,8% das citações. Em quarto, surge Rosano Taveira (2,4%) e Kátia Pires (2,1%) em quinto.

A lista segue com Agnelo Alves (1,5%), Wolney França (0,6%), Professor Eron (0,5%), Raimundo Marciano (0,3%), Bolsonaro (0,2%), Irani Guedes (0,2%), Ivone (0,2%), candidato do prefeito (0,2%), Iranir Guedes (0,1), Gustavo Negócio (0,1%), Italo Siqueira (0,1%), Afrânio Bezerra (0,1%), Geraldo Alckmin (0,1%), candidato do MDB (0,1%), candidato da direita (0,1%), Sara Santos (0,1%), Rhalessa de Ciênio (0,1%), Varela (0,1%), Gabriel César (0,1%), Léo Lima (0,1%), Tadeu (0,1%), Lula (0,1%), Vavá Azevedo (0,1%), Wendel Lagartixa (0,1%), Epifanio Bezerra (0,1%), Daniel Marinho (0,1%) e Ambrosio (0,1%).

A maioria (41,1%) respondeu que ainda não sabe em quem votará no pleito eleitoral deste ano, ou não respondeu ao questionário. Outros 29,1% dos entrevistados disseram que votarão em branco, nulo ou em ninguém.

Esta é a primeira pesquisa de intenção de votos realizada em Parnamirim após o prefeito Rosano Taveira (Republicanos) ter anunciado publicamente seu apoio eleitoral a Salatiel de Souza para disputar a sucessão municipal. O comunicador, que trocou o União Brasil pelo PL em março passado, em atenção a um pedido e promessa de apoio eleitoral do senador Rogério Marinho, presidente estadual da legenda, disputava junto a outros seis pré-candidatos o apoio de Taveira, entre eles, Kátia Pires. Após a formalização do apoio a Salatiel por parte de Taveira, a vice-prefeita, porém, manteve sua pré-candidatura.

espontaneoespontaneo
Se a eleição fosse hoje, em quem o senhor votaria para prefeito de Parnamirim?

Rejeição

Salatiel de Souza foi o pré-candidato mais rejeitado em dois cenários propostos pela pesquisa. No primeiro, com a presença da pré-candidatura da atual vice-prefeita Kátia Pires (União Brasil), Salatiel aparece com 20,9% de rejeição. Em seguida, aparece o ex-deputado estadual Marciano Júnior (9,4%), seguido por Professora Nilda (7,5%), Professor Eron (6,6%) e Kátia Pires (1,8%).

rejeicaorejeicao
Em qual deles o senhor jamais votaria?

Neste cenário, 35,5% responderam que poderiam votar em todos os nomes apresentados. E outros 18,3% disseram não ter decidido sobre um nome ou não quiseram responder ao questionamento.

Em um segundo cenário estimulado, analisado pelo Instituto Exatus, a pedido do AGORA RN, Salatiel de Souza aparece mais uma vez sendo o mais rejeitado na corrida pela Prefeitura de Parnamirim. Desta vez, foi apresentado ao eleitor parnamirinense a mesma relação de nomes do cenário número 1, com exceção da vice-prefeita Kátia Pires.

Neste, Salatiel aparece com 20,8% de rejeição. Em seguida, aparece o ex-deputado estadual Marciano Júnior (9,7%), seguido por Professora Nilda (8,1%) e Professor Eron (6,7%). 36,5% responderam que poderiam votar em todos os nomes apresentados. E outros 18,2% disseram não ter decidido sobre um nome ou não quiseram responder ao questionamento.

Dados

A pesquisa de intenção de votos em Parnamirim, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-09836/2024, foi realizada entre os dias 7 e 9 de abril, quando 1 mil eleitores foram consultados por uma equipe de quatro entrevistadores, dois supervisores e um estatístico. Para este levantamento, a margem de erro é de 3,09% para mais ou para menos, com 95% de confiança.

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube