O governo federal divulgou, nesta terça-feira, 16, a exoneração de Wilson César de Lira Santos do cargo de Superintendente Regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas. Essa medida surge em meio a uma escalada de tensões entre o governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A decisão de exoneração foi emitida nesta manhã e assinada por César Fernando Schiavon Aldrighi, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Exoneração acontece após uma sequência de desentendimentos entre o presidente da câmara e o atual governo.
Wilson César de Lira Santos estava a frente do Instituto desde 2017, tendo antecedentes em cargos nas secretarias de Maceió e no município de Coruripe, de acordo com seu currículo público. A nomeação foi feita durante o governo Temer e mantida durante todo o governo Bolsonaro e primeiro ano do governo Lula.
O Movimento Sem Terra (MST) já tinha pedido afastamento de Wilson. Em nota publicada em março de 2023, o movimento classificou o então superintendente como “ligado ao agronegócio e ao bolsonarismo”
AgoraRN