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No Brasil, comprar um carro ainda é o sonho de muita gente. Mesmo com o mercado oscilando nos últimos meses, no primeiro trimestre de 2024 o mercado de automóveis cresceu 13,87%, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em relação ao ano de 2023. Em Natal, surgiu a criação de um método de vendas de veículos com o uso de inteligência artificial que fez lojas do Brasil inteiro gerarem R$ 1,2 bilhão em quatro anos.

Aos 42 anos, Mateus Araújo já foi desenvolvedor de software e vendedor. Com experiência no segmento de automóveis, enxergou a oportunidade de mostrar que lojas poderiam inovar e proporcionar uma nova experiência ao cliente. A inteligência artificial é a base disso: um software batizado de “SMV Zap”, em alusão ao evento que foi criado e chamado por Mateus de “Supermega Vendas”, funciona do início, ainda na etapa de prospecção, até a concretização da venda.

Por esta ferramenta, vendedores e lojas organizam e gerenciam atividades pelo WhatsApp, além de realizar disparos de mensagens em massa personalizadas. Uma maneira de trazer o possível comprador à loja de forma efetiva e sem o incômodo que o telemarketing costuma causar a ponto de gerar objeção.

“As pessoas não aguentam mais atender ligações de centrais telefônicas. Juntando esta questão com o uso das redes sociais, encontramos uma maneira muito mais efetiva de trazer o cliente para a loja e fechar negócio”, disse. Com o software, foi capaz de realizar 30 eventos por mês de forma presencial ou remota.

Ao todo, foram 130 eventos realizados e 12.091 carros comercializados em lojas das cinco regiões do Brasil com a metodologia. O valor médio dos carros vendidos em todos os eventos é de R$ 100 mil, preço de versões intermediárias de veículos mais baratos de algumas marcas, como Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, que antes eram considerados carros populares.

Mas não é apenas o software o responsável pelos números alcançados. Ele elaborou um verdadeiro evento nas lojas para chamar o cliente. Começa durante a semana, com a preparação que vai de segunda a sexta. No sábado, um dia inteiro de ação de vendas com buffet e clima de festa. Nas lojas, salões cheios e filas de pessoas aguardando atendimento.

Matheus afirma que costuma dobrar, apenas neste dia, as vendas realizadas em toda a semana. “Este costuma ser um dia estratégico. Muitos consumidores chegam às lojas praticamente decididos. Cabe ao vendedor utilizar as técnicas definidas para conseguir converter o negócio”, disse.

A cada venda, comemoração dos vendedores e também de quem realizou o sonho do carro novo. Com direito a lança confetes e serpentina. “É um tipo de evento que proporciona uma jornada completamente diferente para vendedores e principalmente para os clientes. Comprar um automóvel é o sonho de muita gente. Tornamos este momento inesquecível e deixamos claro aos vendedores que eles fizeram parte deste sonho”, contou Mateus Araújo.

“O método funciona maravilhosamente bem”, avaliou José Sobrinho, da Hyundai Green City, em Teresina no Piauí, e presidente da Associação Brasileira dos Concessionários Fiat (Abracaf). Em um evento, a concessionária Jelta Fiat conseguiu alcançar a marca de 271 veículos em uma semana.

“O formato é diferente, altamente atualizado, com muita venda pela internet. Um engajamento fortíssimo do time e a gente entregou um belíssimo resultado e praticamente tudo pela internet. Estamos entregando números, batemos as metas diárias. Os compromissos da equipe foram cumpridos e Mateus cumpriu a parte dele”, avaliou Abilio Oliveira, sócio do Grupo PG Prime após um evento da concessionária da marca Jeep.

Potiguar quer expansão para além do setor automotivo

Com média de 400 carros vendidos por semana, Araújo está determinado a disseminar o método revolucionário para impulsionar pessoas que trabalham com vendas e serviços em todas as áreas, não apenas automotivas. “Se eu vendo 489 carros em uma semana e consegui criar um método tão bacana, eu consigo fazer isso em qualquer área onde eu for trabalhar. Eu quero, por exemplo, fazer com imóveis. Eu serei o maior do segmento imobiliário em Natal em volume de vendas”, prevê.

Ontem Mateus Araújo comemorou a inauguração da sede própria no Tirol, Zona Leste de Natal. “Sem dúvidas é a solidificação de uma metodologia que deu certo, impacta o mercado e promove uma verdadeira transformação no segmento automotivo”, comemora.

AgoraRN

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