O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou nesta terça-feira (30) a primeira edição do ano do projeto Visita MP. A programação contou com a participação de estudantes de duas escolas de Natal que visitaram a sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). A iniciativa busca aproximar ainda mais a instituição da sociedade potiguar e faz parte do projeto MPRN Perto de Você.
Cerca de 30 alunos da Escola Estadual em Tempo Integral Winston Churchill e outros 20 da Escola Estadual Walter Duarte Pereira puderam conhecer a estrutura da sede da PGJ, bem como o trabalho desempenhado pelos integrantes do MPRN. A apresentação do papel da instituição ficou a carga da promotora de Justiça Iveluska Lemos, coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Cidadania (CAOP Cidadania). Já a servidora Sandra Bezerra, responsável pelo Memorial da instituição, falou sobre a história da instituição.
Os estudantes conferiram ainda um depoimento do procurador de Justiça Manoel Onofre Neto, que falou sobre a trajetória dele no MPRN. Ele comentou que com o projeto os promotores, procuradores e servidores podem “passar um pouco do seu percurso, da sua experiência, que seguramente pode inspirar, que seguramente pode trazer referências e, de alguma maneira, levar o estudante a pensar e refletir sobre o percurso a seguir. Mas o principal objetivo é, de fato, abrir um canal de comunicação e trazer o Ministério Público próximo do adolescente, da escola e da educação”.
Os alunos foram acompanhados durante a visita por professores das escolas, que registraram a importância de conhecer e ter acesso aos direitos educacionais. “É muito interessante a gente conhecer os órgãos com os quais a gente pode lutar pelas melhorias da escola, da estrutura da escola. Então é muito necessário que a gente conheça um órgão como o Ministério Público que pode nos proporcionar a luta por uma escola de qualidade, por uma educação de qualidade.” destacou a professora Ozilmar Ramalho, da escola Walter Duarte Pereira.
O diretor da Winston Churchill, Fernando Francelino, destacou que “os alunos possam se apoderar desses espaços também e nesse sentido essa visita foi sensacional principalmente para estes estudantes de terceiro ano que estão às margens do Enem, quanto também pelo próprio conhecimento do seu papel social. Essa é uma etapa da vida que eles estão prestes a tornarem-se adultos, saírem da escola básica e passarem a agir como cidadãos de direitos é de fundamental para o desenvolvimento deles”.
A estudante Vitória Régia, do terceiro ano do ensino médio da escola Winston Churchill, ressaltou que “nunca tinha vindo aqui, visto todo o local, toda a área específico, é uma experiência maravilhosa e a gente tem o prazer de conhecer melhor tanto a instituição quanto todo o trabalho envolvendo o MPRN.
MPRN