Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
WhatsApp-Image-2024-05-29-at-13.17.28

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou mais dois módulos do curso “Fortalecendo a Arrecadação no Seu Município” dentro do projeto “Arrecada Mais”. As aulas virtuais aconteceram nesta quarta-feira (29) e na sexta-feira (24) com mais de 150 fiscais e auditores municipais, incluindo profissionais de outros estados. A capacitação será encerrada com uma aula presencial na sexta-feira (7), n auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária.

O curso integra as ações do projeto ministerial Arrecada Mais, promovido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal (Caop-Patrimônio Público) e pelo Laboratório de Orçamento e Políticas Públicas (LOPP) do MPRN. Entre objetivos, a iniciativa busca contribuir para o aprimoramento da política de arrecadação tributária dos Municípios.

O segundo módulo da capacitação aconteceu de forma virtual teve palestras ministradas pelo auditor fiscal do município de Porto Alegre Mauro José Hidalgo Garcia e pelo auditor fiscal de Salvador Gelson Oliveira. O primeiro debateu “Como constituir o crédito tributário do ISS e como reter o IR na fonte”. Já o segundo palestrante da manhã abordou o tema “Como constituir o crédito tributário do IPTU”. “Tem sido muito gratificante o reconhecimento de todos os participantes, inclusive dos palestrantes, quanto à iniciativa do projeto Arrecada Mais em voltar seu olhar para as receitas municipais e à importância da capacitação dos servidores dos Fiscos municipais do RN”, registrou a coordenadora do projeto, a promotora de Justiça Beatriz Oliveira.

O terceiro módulo da capacitação também aconteceu de forma virtual e teve como temas “Fiscalização da repartição das receitas tributárias: ICMS”, com Frederico Eduardo Ellery Santos, subcoordenador de substituição tributária e comércio exterior do RN, e “Como constituir o crédito tributário do ITBI”, com Sérgio de Souza Medeiros, auditor fiscal do Tesouro Estadual e subcoordenador de fiscalizações estratégicas, substituição tributária e comércio exterior (Suscomex).

A aula de encerramento do curso acontecerá no dia 7 de junho, de forma presencial no auditório da PGJ, em Candelária, como tema “O impacto da fiscalização tributária na responsabilidade fiscal do município”. A palestrante convidada será a advogada tributarista Liana Carina Fernandes Queiroz, que atualmente atua como docente de cursos jurídicos. A participação deve ser solicitada previamente via inscrição através de formulário virtal – AQUI (https://tinyurl.com/FortalecendoaArrecadac) – e o evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do MPRN.

A realização do curso foi viabilizada ainda pela assinatura de um Termo de Convênio assinado pela Procuradoria-Geral de Justiça, Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte(FEMURN), Sindicato dos Fazendários Municipais do Rio Grade do Norte (Sinfam/RN), e a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM).

MPRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube