Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
650x400_494040973s9Yn1MZT4fi

A Polícia Rodoviária Federal resgatou 57 aves durante a Operação Ponta do Trecho XI que ocorreu durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, nos municípios de João Câmara, Macau e Guamaré, todos do Rio Grande do Norte.

No Brasil, o tráfico de animais silvestres supera, em termos monetários, o tráfico de pedras preciosas e diversas ações de combate à prática de crimes ambientais foram realizadas pela PRF em todo o país, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente.

A Operação Ponta de Trecho XI foi realizada nos municípios de João Câmara, Macau e Guamaré com foco no tráfico de aves silvestres, que se inicia na Região Nordeste, onde as espécies são retiradas da natureza para posterior distribuição na região sudeste, maior mercado consumidor da fauna do país. A escolha desses municípios ocorreu devido a denúncias e tratamento das informações recebidas pela inteligência da PRF.

Em dois dias de fiscalização ambiental, 57 aves foram resgatadas e 15 pessoas detidas. A operação contou com o apoio logístico do Aquário de Natal, que ofereceu abrigo temporário e cuidados iniciais das aves resgatadas durante a operação, até que fossem enviadas para o IBAMA do estado da Paraíba, especificamente para o CETAS-PB (Centro de Triagem de Animais Silvestres), localizado na cidade de João Pessoa/PB. Dentre as aves resgatadas, foram encontrados exemplares de galo de campina, sabiá, concriz e espécies ameaçadas de extinção como papagaio, periquito da caatinga.

Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, é crime previsto pelo artigo 29 da Lei 9.605/98, com pena prevista de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Portal BO

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube