Arleide Ótica topo
Pesquisar
Categorias
VIGGO BANNER

BOPE detona explosivo no Japão

Na manhã deste último sábado (29), por volta das 10h50, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) foi acionada para atender uma ocorrência de ameaça com artefato explosivo na Rua Rio das Lavadeiras, no bairro das Quintas, mais precisamente na Comunidade do Japão.

De acordo com informações recebidas pelo CIOSP, um morteiro foi encontrado enterrado em um terreno do projeto “Balé da Ralé”, próximo ao campo de futebol, em uma área em obras. A solicitante relatou que algumas pessoas no local chegaram a manusear o objeto, até que um morador identificou o artefato como sendo explosivo. A solicitante foi orientada a não tocar mais no objeto.

Imediatamente, o Esquadrão Antibombas do BOPE foi acionado e deslocado para o local. Após análise, a equipe confirmou que se tratava de uma carga de granada de morteiro. O artefato foi cuidadosamente recolhido e, posteriormente, implodido de maneira segura pelo BOPE.

A Polícia Militar ressalta a importância de informar imediatamente as autoridades ao encontrar qualquer objeto suspeito e de evitar manipulá-lo para garantir a segurança de todos

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social comunica à população que vem enfrentando problemas com a comunicação fornecida pela operadora de telefonia Oi, o que vem ocasionando interrupções no serviço prestado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), responsável pelo atendimento das ligações de urgência, entre elas o 190 da Polícia Militar e o 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

Enquanto a operadora de telefonia não restabelece a comunicação, o CIOSP está disponibilizando alguns números para que a população possa fazer contato com as forças de segurança normalmente.

São eles:

(84) 98118-6429

Leia mais

Banner GOV 2
Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Conselho Nacional de Justiça. Fechada do CNJ.  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu neste domingo (30) uma reclamação disciplinar contra o desembargador Luiz Alberto de Vargas, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre.

A medida foi tomada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, após o surgimento do caso envolvendo a advogada Marianne Bernardi, que está grávida de oito meses, e teve pedido de prioridade de sustentação oral negado durante uma sessão virtual realizada em 27 de junho.

A reclamação é um procedimento prévio que antecede a eventual abertura de processo disciplinar contra magistrados. Para o ministro, o procedimento é necessário para averiguar a conduta do desembargador.

“Tais questões exigem do Judiciário um olhar atento e que abomine todas as formas de discriminação ou violência, o que inclui tratamento adequado e paritário dispensado àqueles que exercem os serviços no Poder Judiciário, além daqueles que, de qualquer forma, se utilizam das suas dependências ou são usuários dos serviços prestados”, afirmou Salomão.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

O partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen, venceu o primeiro turno das eleições parlamentares da França neste domingo (30), mostraram as pesquisas de boca de urna, mas o resultado final dependerá de dias de negociações antes do segundo turno na próxima semana.

O RN foi visto obtendo cerca de 34% dos votos, de acordo com as pesquisas de boca de urna da Ipsos, Ifop, OpinionWay e Elabe.

Isso deixa o partido à frente dos rivais de esquerda e centro, incluindo a aliança Juntos do presidente Emmanuel Macron, cujo bloco foi visto obtendo entre 20,5% e 23%. A Nova Frente Popular, uma coalizão de esquerda montada às pressas, foi projetada para ganhar cerca de 29% dos votos, mostraram as pesquisas de boca de urna.

As pesquisas de boca de urna estavam alinhadas com as pesquisas de opinião antes da eleição, mas forneceram pouca clareza sobre se, uma vez concluído o segundo turno no próximo domingo, o RN anti-imigração e eurocético será capaz de formar um governo para “coabitar” com o pró-União Europeia (UE) Macron.

Leia mais

Banner GOV 2
Harpista Baltazar Juarez participa do 19º RioHarpFestival.
Crédito: RioHarpFestival/Divulgação
© RioHarpFestival/Divulgação

A 19ª edição do RioHarpFestival, evento gratuito que colocou o Rio de Janeiro no circuito mundial da harpa, terá duas etapas este ano. “A demanda foi tão grande que nós vamos fazer o festival em duas etapas”, disse à Agência Brasil o criador e diretor do projeto, Sergio da Costa e Silva. A primeira começa nesta segunda-feira (1º) e vai até 31 de julho. A segunda está marcada para o período de 1º a 30 de setembro. Trinta artistas de 22 países se apresentarão ao público.

O RioHarpFestival faz parte do projeto Música no Museu, que há 27 anos promove recitais e apresentações musicais gratuitas em museus e outros espaços no Rio de Janeiro e no país,. O Música no Museu foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro pela Câmara Municipal da cidade, em 2022.

A programação do RioHarpFestival abrange desde a harpa tradicional ao koto japonês e harpas africanas, árabes e indianas, passando por fusões entre músicos de diferentes continentes e crianças e adolescentes das comunidades cariocas, que dividem o palco com os harpistas estrangeiros. Segundo Sergio da Costa e Silva, a fusão entre os músicos estrangeiros e as orquestras de comunidades visa dar uma nova dinâmica às apresentações. “Coloquei os harpistas tocando com orquestra, com piano, com coral, para que seja uma coisa interessante para o público.”

Dois exemplos são a Camerata do Uerê, da comunidade da Maré, criada em 2013 pela violinista francesa então radicada no Rio de Janeiro Constance Depret. Hoje, a orquestra é composta por 30 alunos do Projeto Uerê, com idade entre 7 a 18 anos, que tocam violino, viola, violoncelo, baixo e percussão. Outro é a Orquestra de Gaita de Foles, de São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Treinados pelo maestro José Paulo, fuzileiro naval da reserva, os jovens são parte do Projeto Brazilian Piper, existente há quase 20 anos, cujo objetivo é contribuir com a diminuição do tempo ocioso das crianças e jovens por meio da música, utilizando as gaitas de fole escocesas como um instrumento não apenas musical, mas também de inclusão social.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

A polícia turca deteve pelo menos 15 manifestantes em Istambul neste domingo (30) por participarem de uma manifestação proibida do Orgulho LGBT, depois de revistar as ruas e chegar ao local após os participantes terem se dispersado, disse uma testemunha à Reuters. A polícia não quis comentar.

O Gabinete do Governador de Istambul disse no início do domingo que a Parada do Orgulho não seria permitida. A polícia turca bloqueou o centro de Istambul para impedir a realização da marcha, fechando as estações de metrô e bloqueando o tráfego nas ruas principais.

O Partido AK, de raízes islâmicas, do presidente Tayyip Erdogan, endureceu sua retórica contra a comunidade LGBT na última década e proibiu as paradas do orgulho desde 2015, alegando “razões de segurança”.

O Gabinete do Governador de Istambul classificou as organizações que convocaram a Parada do Orgulho como ilegais.

Leia mais

VIGGO BANNER

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) anunciou que vai entrar nesta semana com uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na corregedoria da Justiça do Trabalho contra o desembargador Luiz Alberto de Vargas, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre.

O anúncio foi feito após a advogada Marianne Bernardi, grávida de oito meses, denunciar pelas redes sociais que o magistrado negou pedido de prioridade de sustentação oral durante a sessão virtual da 8ª turma do tribunal, realizada em 27 de junho deste ano.

Durante a sessão, Marianne pediu ao magistrado a preferência do julgamento da causa em que atua e avisou que estava passando mal. Contudo, o desembargador negou o pedido, e a profissional teve que aguardar cerca de sete horas até seu processo ser chamado para julgamento.

De acordo com a OAB, o Estatuto da Advocacia garante à advogada gestante o direito de ser ouvida antes de outros advogados durante as sessões de julgamentos nos tribunais de todo o Brasil.

Leia mais

Banner Gov RN

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou neste domingo (30) a interrupção de programas sociais e obras públicas em governos anteriores. Ao participar da cerimônia de entrega de moradias populares de um programa habitacional da prefeitura do Rio de Janeiro, Lula lembrou que criou o Minha Casa, Minha Vida em 2009 e terminou o segundo mandato (2010) com 1 milhão de pessoas inscritas.

“Nós já conseguimos fazer 7,8 milhões de casas”, disse o presidente, para em seguida criticar a condução do programa em governos passados.

“Lamentavelmente houve um período conturbado neste país, e gente teve um governo que esqueceu de fazer as coisas do povo e passou a contar mentira para esse povo. Encontrei, quando voltei, 87 mil casas que tinham sido começadas em 2011, 2012 e 2013, totalmente abandonadas”, lamentou, sem citar nomes de ex-presidentes.

Lula contou que, há poucos dias, fez a entrega de moradias populares em Fortaleza, que deveriam ter sido entregues em 2018. “Não teve um governo com a decência de respeitar o povo e entregar aquelas casas”, disse.

Leia mais

Banner GOV 2
O presidente dos EUA, Joe Biden, discursa durante a abertura do escritório de campanha de Biden para presidente em Wilmington, Delaware, EUA, em 3 de fevereiro de 2024. Foto: REUTERS/Joshua Roberts
© REUTERS/Joshua Roberts

Líderes democratas descartaram neste domingo (30) a possibilidade de substituir o presidente norte-americano, Joe Biden, como candidato democrata após um fraco desempenho no debate e pediram aos membros do partido que se concentrassem nas consequências de uma segunda presidência de Donald Trump.

Depois de dias de preocupação com Biden e com o resultado da eleição de 5 de novembro, os líderes democratas rejeitaram firmemente os apelos para que seu partido escolhesse um candidato presidencial mais jovem. Biden, 81 anos, estava reunido com membros da família no retiro presidencial de Camp David, com seu futuro político sendo um provável tópico de discussão.

Mas os apelos para que Biden se afaste continuaram, e uma pesquisa da CBS após o debate mostrou um salto de 10 pontos no número de democratas que acreditam que Biden não deveria concorrer à Presidência, passando de 36% em fevereiro para 46%.

“A infeliz verdade é que Biden deveria se retirar da disputa, para o bem da nação à qual ele serviu tão admiravelmente por meio século”, disse o Atlanta Journal-Constitution em um editorial no domingo. “A sombra da aposentadoria agora é necessária para o presidente Biden.”

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Santa Catarina. 30.06.2024 - Serra Catarinense registra baixa temperatura. Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom SC
© Ricardo Wolffenbuttel/Secom SC

Cidades do sul do país registraram temperaturas baixas e geada no início da manhã deste domingo (30). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma forte e ampla massa de ar polar derrubou a temperatura no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Em Urupema, na região da Serra Catarinense, a temperatura negativa chegou a -7,2 graus Celsius (°C), a mais baixa do ano no estado.

As cidades de São Joaquim (-6,7°C), Urubici (-5,7°C), Painel (-4°C) e Bocaina do Sul (-3,2°C) também registraram temperatura negativa.

Em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, os termômetros registraram -4°C. Em Gramado, cidade turística da Serra Gaúcha, a temperatura foi de 0°. Em Porto Alegre, os termômetros registraram 5°C.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
People queue to vote in the first round of the early French parliamentary elections at a polling station in Paris, France, June 30, 2024. Foto: Abdul Saboor/REUTERS/Proibida reprodução
© Abdul Saboor

Os eleitores franceses compareceram em massa às urnas neste domingo (30), no primeiro turno de uma eleição parlamentar antecipada que pode dar início ao primeiro governo de extrema-direita do país desde a Segunda Guerra Mundial, uma possível mudança radical no coração da União Europeia (UE).

O presidente Emmanuel Macron surpreendeu o país ao convocar a votação depois que sua aliança centrista foi esmagada nas eleições europeias deste mês pelo Rally Nacional (RN) de Marine Le Pen. O partido eurocético e anti-imigração era um pária há muito tempo, mas agora está mais perto do poder do que nunca.

As urnas foram abertas às 6h e fecharão às 16h (horário local) nas cidades pequenas e grandes, com término às 18h nas cidades maiores, quando são esperadas as primeiras pesquisas de boca de urna da noite e as projeções de assentos para o segundo turno decisivo uma semana depois.

A participação foi alta, destacando como a crise política da França energizou o eleitorado. Ao meio-dia, o comparecimento foi de 25,9%, em comparação com o percentual de 18,43% registrado há dois anos — o maior número de comparecimento comparável desde a votação legislativa de 1981, disse o diretor de pesquisa da Ipsos France, Mathieu Gallard.

Leia mais

Banner GOV 2
São Paulo (SP), 02/06/2024 - 28ª Parada do Orgulho LGBT+, com o tema Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote Consciente por Direitos da População LGBT+, na Avenida Paulista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agencia Brasil

Na semana em que é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, a reportagem da Agência Brasil fez uma entrevista exclusiva com Nelson Matias, presidente da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo. O evento, que começou em 1997, já foi considerado o maior do mundo pelo Guinness Book em 2006, quando reuniu cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Nelson fala sobre a importância de manter o caráter político e não apenas festivo da Parada e alerta sobre a necessidade de as batalhas ultrapassarem o mundo virtual: “nada substitui a força das ruas”. Na edição deste ano, realizada no dia 2 junho, o tema foi “Basta de negligência e retrocesso no Legislativo: vote consciente por direito da população LGBT+”. 

O líder da organização diz que é preciso fortalecer a luta diante do avanço de forças conservadoras e reflete sobre a possibilidade de intensificar a união com outros movimentos sociais, como o negro e o feminista. Outro tema abordado é sobre como estabelecer relações coerentes com empresas que exploram o chamado pink money (mercado de consumo LGBT+).

Confira a entrevista:

Leia mais

VIGGO BANNER
Energia elétrica, luz, interruptor
© Fernando Frazão/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28).

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

Leia mais

Banner Gov RN

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na noite deste sábado, fiscalização no bairro aeroporto e prendeu em flagrante 03(três) condutores por dirigir em estado de embriaguez.

Um deles, homem com idade 57 anos, apontou valor de 1.26mg/l junto ao teste de alcoolemia, quase quatro vezes o limite legal que já configura crime.

Uma dupla, a bordo de motocicleta, ao perceber a presença policial, ainda tentou empreender fuga. Durante busca pessoal foi encontrado porções de cocaína, maconha e uma arma branca dentro dos tênis dos infratores. Eles se descolocavam até o evento festivo na área central da cidade e também foram conduzidos à delegacia de polícia.

Portal BO

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Economia, Moeda, Real,Dinheiro, Calculadora
© Marcello Casal JrAgência Brasil

O plano que trouxe estabilidade para a economia deixou um gosto de amargo para certos setores da economia. Remédios essenciais do Plano Real para derrubar a hiperinflação nos anos 1990, os juros altos e a abertura do mercado financeiro dificultam a sobrevivência da indústria no país e tornam a economia mais vulnerável a volatilidades no câmbio, segundo economistas ouvidos pela Agência Brasil.

Nos últimos meses, a Taxa Selic, juros básicos da economia, tem estado no centro da discussão política, após o Banco Central (BC) interromper o ciclo de queda dos juros, mantidos em 10,5% ao ano na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem criticado fortemente o presidente do BC, Roberto Campos Neto, levando à volatilidade cambial.

Os debates acalorados sobre os juros e o câmbio são mais estruturais do que aparentam. Desde a criação do real, que completa 30 anos nesta segunda-feira (1º), os juros altos foram usados como instrumento para segurar o consumo. Outro instrumento foi o câmbio sobrevalorizado que tinha como objetivo estimular a entrada de produtos importados para impedir a explosão de preços dos produtos nacionais.

“O Plano Real teve duas âncoras, que são o câmbio e os juros. A taxa de câmbio se valorizou, com o real valendo mais que o dólar nos primeiros meses do plano, porque os juros foram para o espaço. Com isso, entraram importados para competir com os preços locais, então os preços foram jogados para baixo pela competição também. Mas isso começou a criar problemas de déficit na balança comercial”, explica a professora de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) Virene Matesco.

Leia mais

Banner Gov RN
22/06/2023 - Brasília - Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena. - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Arquivo
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIVO

O concurso 2743 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (29), no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador na faixa principal. Com isso, o prêmio acumulou e é estimado em R$ 120 milhões. O

As seis dezenas sorteadas foram: 13 – 25 – 27 – 30 – 37 – 53.

A quina teve 147 bilhetes premiados. Cada um receberá R$ 40.291,15. Os 9.980 acertadores da quadra terão o prêmio de R$ 847,80 cada.

Para o próximo concurso da Mega-Sena, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de terça-feira pelo aplicativo Loterias Caixa e no portal Loterias Caixa. O jogo também pode ser feito nas casas lotéricas de todo o país. A aposta simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Rio de Janeiro (RJ), 25/06/2024 - Feira livre do Largo do Machado, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Prestes a sair da feira do Largo do Machado, na zona sul do Rio de Janeiro, a servidora pública Renata Moreira, 47 anos, sente toda semana o desafio da manutenção do poder de compra do real, que completa 30 anos nesta segunda-feira (1º). Cada vez mais a mesma quantia compra menos. “Com R$ 100, eu saía com pelo menos seis ou sete sacolas do mercado. Hoje em dia, sai com apenas uma. Fui ao hortifruti anteontem e gastei R$ 70. E nem comprei tanta coisa”, constata.

A redução do carrinho de compras é sintoma da inflação acumulada nos últimos anos. De julho de 1994, mês da criação do real, a maio de 2024, a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula 708,01%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que R$ 1 na criação do real valem R$ 8,08 atualmente. Ou que é preciso gastar R$ 100 hoje para comprar o mesmo que R$ 12,38 compravam há três décadas.

Frequentadora da mesma feira no Largo do Machado, a aposentada Marina de Souza, 80 anos, também experimenta a redução gradual do poder de compra. “Cada dia a gente vê que eles estão assim, aumentando os preços aos poucos. Todo mês, vêm R$ 2 a mais. Aí vai somando para você ver, né? E assim é que eles tiram da gente. O tomate, a banana, o arroz, que dava para fazer uma boa feira com R$ 50, hoje não faz mais. Uma folhagem, que custava R$ 1 há dez anos, hoje custa R$ 4”, reclama. Ela sente que, de um ano para cá, o problema piorou.

No aniversário de 30 anos, o real enfrenta o desafio de manter o poder de compra, num cenário de inflação global crescente. “A inflação alta no pós-pandemia [de covid19] é perfeitamente explicável e abrange todo o planeta. Tivemos problemas sérios, de rompimento de cadeias produtivas, uma mudança geopolítica mundial, com guerras regionais, e mudanças climáticas que pressionam principalmente a oferta de alimentos”, explica a professora de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) Virene Matesco.

Leia mais

VIGGO BANNER
Escola EECCAM está em reforma, por isso foi descartada pela Justiça Eleitoral - (Foto: Sidney Silva)

A Justiça Eleitoral ainda não definiu um novo local para os eleitores da Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM) registrarem seus votos no dia 6 de outubro, quando ocorre a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Devido à reforma em andamento na referida unidade educacional, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) descartou o uso da escola.

A EECCAM é o segundo maior local de votação da 25ª Zona Eleitoral em Caicó, atendendo eleitores da zona oeste da cidade. Em 2022, foram instaladas 14 seções para 5.025 eleitores.

O chefe do cartório da 25ª ZE, Paulo André de Albuquerque, disse que sua equipe vai fazer nos próximos dias, uma busca in loco por um novo local. “Vamos começar as vistorias esta semana e aproveitaremos para encontrar um local substituto”, afirmou.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Equipamentos estão sendo instalados em todas as salas de aula

A prefeitura de Caicó (RN), está avançando na climatização das salas de aula das escolas da rede municipal, e segundo o secretário de educação, Sérgio André de Araújo, a perspectiva é que até dezembro de 2024, todas estejam com ar-condicionado. Atualmente, a rede municipal conta com 187 salas de aula. Quando a gestão assumiu, há três anos e meio, havia apenas 54 salas climatizadas, portanto, estão sendo refrigeradas 133, somente nesta gestão.

O prefeito Dr. Tadeu, comentou que: “as crianças da rede municipal, estão recebendo o tratamento adequado para que tenham um melhor aprendizado. A nossa região é quente, então não tem como elas aprenderem apenas com um ventilador na sala. Era preciso climatizar. A nossa gestão viu a necessidade e está investido nisso. Queremos chegar ao fim deste ano com os equipamentos de ar-condicionado instalados em todas as salas de aula. Ninguém tinha percebido, mas, nossa equipe entrou na gestão e como são técnicos comprometidos, logo identificaram o problema que está sendo resolvido“.

O investimento incluiu adequações, como ocorreu na Escola Municipal Walfredo Gurgel, onde as salas foram projetadas para comportar no máximo 20 alunos, garantindo um ambiente mais confortável. Anteriormente, muitas salas possuíam aparelhos de 9 mil ou 12 mil BTUs, sendo insuficientes.

Somente na última aquisição de aparelhos de ar condicionado, o Município investiu cerca de 250 mil reais.

Leia mais

Banner Gov RN
A Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Bumba Meu Boi.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Semana começa com o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi, comemorado neste domingo (30) em homenagem à manifestação popular que, em 2019, tornaria-se Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O espetáculo, que mistura dança, folclore, música, religião e teatro, é um dos destaques de São Luís (MA). Uma reportagem da Agência Brasil mostra grupos de bumba-meu-boi mapeados no Maranhão.

O especial A Farra do Boi-Bumbá retratou a lenda da TV Brasil. Com autoria e direção de Ribamar Ribeiro, o programa infantil se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, tenta satisfazer o desejo de grávida da sua mulher Catirina, que quer comer a língua do boi. Pai Chico traz a língua do boi e a confusão está formada. A trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo.

Segunda-feira, 1° de junho, completam-se 50 anos do dia em que a argentina María Estela Martínez de Peron, conhecida como Isabelita Perón, se torna a primeira mulher a ocupar um cargo de presidente na América Latina. O programete História Hoje, da Rádio Nacional contou como um golpe militar derrubou Isabelita Perón da presidência Argentina. Clique e ouça!

 

Leia mais

Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp