Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
(Foto: Magnus Nascimento)
(Foto: Magnus Nascimento)

Natal é a 4ª capital do Nordeste e a 9ª do País com menor índice de serviço de coleta de esgoto, de acordo com o Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil de 2024. Dentre as nove capitais nordestinas, Maceió (AL) apresentou o pior índice – de 28,10% -, e João Pessoa (PB), o melhor (com 89,12%). Em Natal, pouco mais da metade da população (53,79%) tem acesso à cobertura.

Além de Maceió, Teresina (PI), com taxa de 41,06%, e Recife, com 49,50%, possuem indicadores piores que a capital potiguar. Já em relação ao tratamento do esgoto coletado, o índice na capital potiguar é de 50,20%, o quinto pior do Nordeste.

Os dados integram o relatório da 16ª edição do Ranking do Saneamento, elaborado pelo Instituto Trata Brasil (ITB) em parceria com a GO Associados. O levantamento foi realizado junto aos 100 municípios mais populosos do Brasil. Os serviços de coleta e tratamento de esgoto são dois de um total de oito indicadores, os quais compõem três dimensões avaliadas pelo levantamento.

Na classificação geral dos municípios, Natal teve nota 6,92 e ficou na 64ª posição (uma melhora em relação ao ranking de 2023, quando a capital ocupava a 73ª colocação).

Tribuna do Norte

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp