Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
U.S. Vice President and Democratic presidential candidate Kamala Harris and her newly chosen vice presidential running mate Minnesota Governor Tim Walz react as they hold a campaign rally in Philadelphia, Pennsylvania, U.S., August 6, 2024. REUTERS/Elizabeth Frantz     TPX IMAGES OF THE DAY
© REUTERS/Elizabeth Frantz /Proibida reprodução

A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos Kamala Harris apresentou oficialmente, na noite de terça-feira (6), a sua escolha para a vice-presidência: o atual governador de Minnesota Tim Walz, descrito por Kamala como “um líder” que vai ajudar a unir a nação.

Os dois democratas subiram juntos ao palco na Filadélfia, no primeiro comício de campanha, que descreveram como “uma luta pelo futuro”.

Antes de passar a palavra ao seu escolhido para a vice-presidência, Kamala elogiou o governador do Minnesota, que está em seu segundo mandato: “um líder que ajudasse a unir a nossa nação e a nos fazer avançar. Um lutador pela classe média, um patriota que acreditasse, tal como eu, na promessa extraordinária da América: uma promessa de liberdade de oportunidade e de justiça não apenas para alguns, mas para todos”.

“Estou aqui hoje porque encontrei esse líder”, disse, apontando para Tim Walz.

Kamala reforçou que “Tim é mais do que um governador” e relembrou que o homem, de 60 anos, já foi congressista, professor, sargento e até treinador de futebol americano. “E, daqui a 91 dias, a nação vai chamá-lo de vice-presidente dos Estados Unidos”, garantiu.

Walz se disse “muito emocionado” por estar com os americanos “nesta viagem incrível”, e aproveitou para criticar o candidato republicano à presidência.

“Donald Trump vê o mundo de forma diferente de nós. Em primeiro lugar, ele não percebe nada sobre servir [a nação]. Ele não tem tempo para isso porque está muito ocupado servindo a si mesmo”, criticou.

Em uma referência à revogação do direito constitucional ao aborto, decidida pelo Supremo Tribunal durante o mandato de Trump, Walz afirmou que alguns dos membros da audiência de ontem tinham idade suficiente para se lembrar de quando os republicanos falavam de liberdade.

“Afinal, o que queriam dizer era que o governo devia ter a liberdade de invadir os consultórios médicos. No Minnesota, nós respeitamos os nossos vizinhos e as escolhas pessoais de cada um.”

O candidato democrata à vice-presidência dos EUA disse ainda que mal pode esperar para debater com JD Vance, o vice escolhido por Trump, descrevendo-o como uma pessoa “assustadora e estranha”.

Kamala Harris e Tim Walz subiram juntos ao palco em Filadélfia para o primeiro comício de campanha, que começa a três meses das eleições, em 5 de novembro. Nos próximos dias irão visitar os principais Estados norte-americanos.

*Com informações da repórter Joana Raposo Tavares, da RTP

É proibida a reprodução deste conteúdo

Agência Brasil

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube