A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos Kamala Harris apresentou oficialmente, na noite de terça-feira (6), a sua escolha para a vice-presidência: o atual governador de Minnesota Tim Walz, descrito por Kamala como “um líder” que vai ajudar a unir a nação.
Os dois democratas subiram juntos ao palco na Filadélfia, no primeiro comício de campanha, que descreveram como “uma luta pelo futuro”.
Antes de passar a palavra ao seu escolhido para a vice-presidência, Kamala elogiou o governador do Minnesota, que está em seu segundo mandato: “um líder que ajudasse a unir a nossa nação e a nos fazer avançar. Um lutador pela classe média, um patriota que acreditasse, tal como eu, na promessa extraordinária da América: uma promessa de liberdade de oportunidade e de justiça não apenas para alguns, mas para todos”.
“Estou aqui hoje porque encontrei esse líder”, disse, apontando para Tim Walz.
Kamala reforçou que “Tim é mais do que um governador” e relembrou que o homem, de 60 anos, já foi congressista, professor, sargento e até treinador de futebol americano. “E, daqui a 91 dias, a nação vai chamá-lo de vice-presidente dos Estados Unidos”, garantiu.
Walz se disse “muito emocionado” por estar com os americanos “nesta viagem incrível”, e aproveitou para criticar o candidato republicano à presidência.
“Donald Trump vê o mundo de forma diferente de nós. Em primeiro lugar, ele não percebe nada sobre servir [a nação]. Ele não tem tempo para isso porque está muito ocupado servindo a si mesmo”, criticou.
Em uma referência à revogação do direito constitucional ao aborto, decidida pelo Supremo Tribunal durante o mandato de Trump, Walz afirmou que alguns dos membros da audiência de ontem tinham idade suficiente para se lembrar de quando os republicanos falavam de liberdade.
“Afinal, o que queriam dizer era que o governo devia ter a liberdade de invadir os consultórios médicos. No Minnesota, nós respeitamos os nossos vizinhos e as escolhas pessoais de cada um.”
O candidato democrata à vice-presidência dos EUA disse ainda que mal pode esperar para debater com JD Vance, o vice escolhido por Trump, descrevendo-o como uma pessoa “assustadora e estranha”.
Kamala Harris e Tim Walz subiram juntos ao palco em Filadélfia para o primeiro comício de campanha, que começa a três meses das eleições, em 5 de novembro. Nos próximos dias irão visitar os principais Estados norte-americanos.
*Com informações da repórter Joana Raposo Tavares, da RTP
É proibida a reprodução deste conteúdo
Agência Brasil