Nesta quinta-feira (15), aconteceu reunião coordenada pelo Juiz Eleitoral Luiz Cândido de Andrade Villaça. O encontro contou com a participação de Manoel Messias da Costa, Capitão PM e Subcomandante da 3ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRV), e de Luzinete Dantas, Secretária de Mobilidade, Trânsito e Transporte Urbano de Caicó. O objetivo da reunião foi discutir a organização dos eventos de campanha eleitoral no município, especialmente no que diz respeito ao impacto no trânsito e à ordem pública.
Foi decidido que candidatos, partidos ou coligações que planejam realizar eventos que possam alterar o fluxo das vias urbanas devem comunicar aos órgãos de trânsito competentes com, no mínimo, 72 horas de antecedência. A medida visa permitir o planejamento e organização necessários para minimizar os impactos à população.
Ficou estabelecido que o uso de aparelhos de som será permitido durante os eventos eleitorais, desde que sejam respeitadas as normas vigentes quanto aos horários de início e término. A fiscalização do volume dos aparelhos será de responsabilidade do Policiamento Ambiental, que atuará para garantir o cumprimento das normas.
Na reunião foi ressaltada a importância do respeito às instituições de saúde, ensino e religiosas durante os eventos, evitando sons e barulhos excessivos que possam perturbar suas atividades.
Foi decidida a realização de uma reunião específica nos próximos dias, onde serão convocados candidatos, partidos e coligações para discutir e definir regras mais detalhadas para os eventos de campanha, como datas, percursos e outras providências necessárias. O objetivo é garantir um tratamento justo a todos os envolvidos no pleito e assegurar a tranquilidade da população durante o período eleitoral.