Dia: 20/08/2024

Banner Programa Sidney Silva
florânia dd blog

Florânia tem 2 candidatos a prefeito e 57 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo ou inapto para concorrer).

Esta reportagem poderá ser atualizada pois, até o dia da votação, 6 de outubro, pode haver alterações nas listas de candidatos divulgadas pelo TSE. A última atualização ocorreu às 16:36 de sexta-feira (16).

As ordens em que os candidatos aparecem nas listas abaixo são as mesmas utilizadas pelo TSE.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
dom-joao-cardoso-1 blog

A Arquidiocese de Natal, através do Vicariato para as Instituições Sociais, promoverá um encontro com os candidatos à prefeitura municipal da capital potiguar, na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, às 8 horas, no salão de eventos do Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana).

Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, entregará a cada candidato uma cartilha com propostas da Arquidiocese para o(a) futuro(a) prefeito(a) da cidade de Natal, inspiradas por uma visão católica da sociedade.

Natal tem 6 candidatos a prefeito e 431 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja quem são os candidatos a prefeito em Natal

Leia mais

VIGGO BANNER
fundase BLOG

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) inscreveu 61 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade 2024 (Encceja PPL). São 40 socioeducandos atendidos no Case Pitimbu, 15 no Case Mossoró, cinco do Case Caicó e uma adolescente do Casef Pe. João Maria.

As prova serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 15 e 16 de outubro. O exame é uma oportunidade simplificada para quem está em atraso escolar obter certificação do ensino fundamental ou do ensino médio.

Em 2023, 60 jovens privados de liberdade no Rio Grande do Norte participaram e 43 obtiveram certificação parcial. Ou seja, conseguirem a aprovação em uma ou mais disciplinas, mas não no exame completo.

A adesão é voluntária e gratuita. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

Leia mais

VIGGO BANNER
PARNAMIRIM CIDADE BLOG

Moradores de Parnamirim realizaram um protesto na Avenida Felizardo Moura, no bairro Liberdade, na tarde desta terça-feira (20), em resposta à morte de uma criança de 2 anos. Tauã Bernardo, foi atropelado no sábado (17), enquanto brincava na avenida. O protesto incluiu a exibição de balões brancos, cartazes e fotos de Tauã, expressando a dor e a indignação dos que estavam presentes.

Os manifestantes bloquearam a via, exigindo melhorias na sinalização para prevenir futuros acidentes. Durante o protesto, veículos foram forçados a desviar do caminho, que também foi bloqueado por outras pessoas que haviam sofrido acidentes na mesma avenida. A manifestação visou chamar a atenção para a necessidade de medidas que evitem novas tragédias na área.

Tauã foi atropelado por um caminhão de refrigerantes enquanto corria atrás de um primo. Apesar dos esforços do motorista para prestar socorro, o menino não sobreviveu. A mãe de Tauã, visivelmente afetada, participou do protesto em memória do filho.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
adjuto dias dd blog

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa, o deputado Adjuto Dias (MDB) chamou a atenção para a “situação do efetivo” da Polícia Civil no Rio Grande do Norte e cobrou a convocação de concursados. De acordo com ele, a categoria sofre com o déficit de agentes.

“A Polícia Civil do RN conta hoje com apenas 30% do seu efetivo em plena atividade no estado. São mil e setecentos servidores policiais civis, quando poderia tem um quadro bem maior. Dentre as forças de segurança do RN, é aquela que tem menos servidores ocupando seus cargos”, observou Adjuto.

O parlamentar lembrou a existência de uma ação civil pública do Ministério Público que “pede a convocação imediata de 155 aprovados em todas as etapas do concurso e que apenas aguardam o chamamento. É como se a categoria vivesse uma situação permanente de greve”, acrescentou.

Adjuto Dias anunciou que a Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública da Casa Legislativa se reunirá com representantes do governo para ouvir esclarecimentos quanto à atual situação da Polícia Civil do RN.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
lei ALDIR BLANC GGG

Com objetivo de abordar questões divergentes relacionadas ao Edital Cultural Aldir Blanc lançado, recentemente, pelo Município, o Conselho de Políticas Culturais de Caicó convida todos os artistas e agentes culturais da cidade para uma reunião que será realizada nesta quarta-feira, (21), às 19h, no saguão do Centro Cultural Adjunto Dias.

Segundo o presidente do Conselho, Jefferson Dutra, a reunião tem como objetivo ajustar pontos considerados inadequados ao contexto local, garantindo que o edital reflita de maneira mais fiel a realidade cultural de Caicó. “A participação de todos é fundamental para fortalecer as reivindicações e assegurar um processo mais justo e inclusivo. Contamos com a presença de todos”, ressaltou.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
CORDEL DD BLOG

A Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo (BSVM) do Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN) recebeu o acervo particular de folhetos de cordel da professora Idelette Muzart, pesquisadora francesa da cultura popular brasileira.

A doação foi intermediada por Everardo Ramos, chefe do Setor de Etnologia do MCC. A coleção contém 513 folhetos de cordel, incluindo 30 folhetos portugueses e um espanhol, além de títulos publicados nos séculos 19 e 20. O material já está disponível para consultas e pesquisas locais e estará, em breve, disponível na Consulta de Acervo de Bibliotecas no Sigaa. A Biblioteca do Museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 12h30 às 14h30, no pavilhão administrativo do MCC.

A maior parte das obras na coleção são folhetos brasileiros, coletados a partir dos anos 1970 em feiras livres de diversas cidades do Nordeste do Brasil. Idelette recebeu ainda uma série de doações de interessados no assunto, incluindo as publicações portuguesas entre os anos 1920 e 1960, além de um exemplar espanhol publicado no idioma catalão.

As publicações de diversos autores trazem temáticas variadas que vão desde as críticas políticas, como Getúlio Vargas, eterno no coração dos brasileiros ou A morte de Chico Mendes deixou triste a natureza, até os temas raciais, como Escrava Isaura e Palmares, a força da Raça Negra. A coleção traz ainda títulos sobre o cangaço, como ABC de Jesuíno Brilhante, além de folhetos escritos e ilustrados por José Costa Leite, cujas xilogravuras também fazem parte do acervo do MCC.

Leia mais

Banner B Card Seridó
BAND DEBATE 2 BLOG

Nesta quarta-feira (21), às 22h30, a Band RN realiza o terceiro debate nas Eleições 2024. É a vez dos candidatos à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante debater sobre os principais problemas da cidade.   Essa será uma oportunidade única para os eleitores do município conhecerem as propostas e visões dos candidatos  Eraldo Paiva (PT), Gabriella Trajano (Avante) e Jaime Calado (PSD). 

O debate será transmitido ao vivo pela TV aberta, mas também contará com uma transmissão exclusiva no YouTube, IbandRN e Bandplay. Pelo Youtube os espectadores poderão participar de uma enquete ao vivo, além da oportunidade de participar ativamente enviando perguntas para os candidatos. Diversos temas serão discutidos, desde a economia e segurança pública até a saúde e educação. 

Leia mais

Banner GOV Dezembro
igreja SANTA CRUZ 2 BLOG

Na madrugada da última segunda-feira (19), a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, região Agreste Potiguar, foi alvo de uma ação criminosa. Um homem invadiu a igreja e vandalizou urnas destinadas ao recolhimento de ofertas.

A Paróquia de Santa Rita de Cássia informou que não havia dinheiro nas urnas no momento da invasão e que um boletim de ocorrência foi registrado. As câmeras de segurança da igreja matriz capturaram a ação do criminoso.

A paróquia disse que nenhum item sagrado, objeto litúrgico ou a Capela do Santíssimo foi profanado. Em comunicado, a Paróquia expressou sua preocupação com o ocorrido e destacou que, apesar do incidente lamentável, as atividades e a programação continuam normalmente. De acordo com o sistema de monitoramento, a invasão ocorreu entre 23h de segunda-feira e 2h30 da madrugada desta terça-feira (20). Após o ato, o criminoso fugiu do local.

Leia mais

Banner FCST
GOVERNADORIA AAA BLOG

O contrato para a criação de uma planta de hidrogênio verde no Rio Grande do Norte, fruto de uma parceria entre a CPFL Energia e a Mizu Cimentos, com o apoio do Governo do Estado, será assinado nesta quinta-feira 22. A cerimônia ocorrerá às 9h30 na Governadoria.

Este empreendimento marcará o início da primeira unidade piloto de produção de hidrogênio verde no Brasil, especificamente voltada para a indústria de cimento.

A cerimônia contará com a presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, do secretário adjunto Hugo Fonseca, além de diretores da CPFL Energia e da Mizu Cimentos. O evento simboliza um passo importante na inovação e sustentabilidade do setor industrial no estado.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (20) a proposta que estabelece regras de transição para o fim da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, após acordo entre o governo e o Congresso Nacional. A matéria seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

O projeto aprovado hoje, em votação simbólica, mantém a desoneração da folha de pagamento para esses setores integralmente em 2024 e prevê a reoneração gradual entre 2025 e 2027. A retomada gradual da tributação a partir de 2025 terá alíquota de 5% sobre a folha de pagamento. Em 2026, serão cobrados 10% e, em 2027, 20%, quando ocorreria o fim da desoneração. Durante toda a transição, a folha de pagamento do 13º salário continuará integralmente desonerada.

Para municípios com até 156 mil habitantes, a retomada da contribuição previdenciária também será escalonada: até o fim deste ano, será de 8% e no ano que vem, o percentual será de 12%. Em 2026, será de 16%, chegando aos 20% em 2027, no fim do período de transição.

No ano passado, o Congresso havia aprovado a manutenção da desoneração da folha, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou trechos da Lei 14.784, de 2023. O Congresso derrubou o veto e o governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal, que deu prazo até 11 de setembro para que o Congresso e o Executivo buscassem um acordo sobre a desoneração

Leia mais

Banner B Card Seridó
Bilhetes de aposta da mega-sena
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Bilhetes de aposta da mega-sena
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Um bolão de 22 cotas de Várzea Paulista (SP) acertou as seis dezenas do sorteio 2.764 da Mega-Sena sorteadas nesta terça-feira (20). O grupo vai levar o prêmio de R$ 62.156.999,34. 

Os números sorteados foram: 20 – 31 – 34 – 38 – 42 – 51

A quina teve 62 ganhadores que receberão, cada um, R$ 58.041,07. As 3.343 apostas ganhadoras da quadra terão o prêmio individual de  R$ 1.537,77.

O prêmio para o próximo concurso, na quinta-feira (22), está estimado em R$ 30 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet, no site da Caixa. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h. 

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Brasília, (DF), 08.08.2024 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, acompanhado da Primeira-Dama Janja da Silva e da ministra da Cultura Margareth Menezes, durante cerimônia de lançamento dos projetos de restauração do Palácio da Justiça e do Centro de Memória do Ministério. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil
Brasília, (DF), 08.08.2024 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, acompanhado da Primeira-Dama Janja da Silva e da ministra da Cultura Margareth Menezes, durante cerimônia de lançamento dos projetos de restauração do Palácio da Justiça e do Centro de Memória do Ministério. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

O Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, passará por uma restauração. O projeto lançado, nesta terça-feira (20), pelo ministro Ricardo Lewandowski prevê recuperação de estruturas físicas, arquitetônicas e paisagísticas do prédio, projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em julho de 1972. 

Uma das obras será a reforma dos jardins, de autoria do paisagista Burle Marx. O espelho d’água, localizado na área externa e que abriga espécies raras de peixes da Amazônia, também passará pelo processo de reforma. 

O projeto prevê ainda a criação de um centro de memória e adoção de visitas guiadas para turistas. 

De acordo com o ministério, os recursos virão de contratos de conservação e manutenção já existentes, além de parcerias com a iniciativa privada. 

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Serra do Curral, cartão postal de Belo Horizonte
© Bernardo Dias - Câmara Municipal de Belo Horizonte
Serra do Curral, cartão postal de Belo Horizonte
© Bernardo Dias - Câmara Municipal de Belo Horizonte

A Justiça de Minas Gerais determinou nesta terça-feira (20) a suspensão imediata de todas as atividades da mineradora Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra) na Mina Corumi, que fica nas proximidades da Serra do Curral. A medida  vale para lavra de minério de ferro e transporte de materiais depositados ou extraídos, o que inclui tráfego de caminhões de carregamento de fino de minério.

A decisão atende ao pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), feito por meio de Ação Civil Pública (ACP) em 24 de julho deste ano. O MP argumentou que a exploração minerária é predatória e ilegal, e que há descumprimento reiterado de obrigações assumidas para a recuperação ambiental da área.

A 9ª Vara Cível de Belo Horizonte também determinou a elaboração de Plano de Fechamento de Mina no prazo máximo de 30 dias. Deve ser apresentado um cronograma executivo e um plano para recuperação de todas as áreas degradadas e alteradas no empreendimento, assim como a definição do uso futuro da área recuperada.

A Empabra será obrigada a contratar, também em até 30 dias, uma auditoria técnica independente para acompanhar as medidas de recuperação das áreas degradadas e garantir a segurança das estruturas do local. A empresa pode pagar multa diária de R$ 50 mil caso não cumpra as medidas impostas pela justiça.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Guarulhos (SP) 13/08/2024 - São Paulo (SP) 13/08/2024 Avião da empresa VOEPASS decolando no aeroporto de Guarulhos Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Guarulhos (SP) 13/08/2024 - São Paulo (SP) 13/08/2024 Avião da empresa VOEPASS decolando no aeroporto de Guarulhos Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

A empresa aérea Voepass informou nesta terça-feira (20) que irá deixar de operar voos diários para nove destinos até o dia 26 de outubro. Em nota, a companhia disse que a medida é uma readequação das operações após a queda do turboélice ATR 72-500, que fazia o voo 2283 e que caiu em Vinhedo (SP), no último dia 9 deste mês. O acidente matou as 62 pessoas a bordo.

Mais cedo, a Agência Brasil havia noticiado que a empresa iria suspender a venda de passagens para alguns destinos

Segundo a Voepass, desde o dia 9, já foram interrompidos os voos com destino a Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Seguro (BA). A partir do dia 26 de agosto, deixarão de operar as rotas para Salvador, Natal e Mossoró (RN), e em 2 de setembro, para São José do Rio Preto (SP), Cascavel (PR) e Rio Verde (GO). 

“Com uma aeronave a menos em sua frota, a Voepass Linhas Aéreas informa que foi necessário realizar uma readequação em sua malha. A medida objetiva garantir uma melhora significativa na experiência dos passageiros, minimizando eventuais atrasos e cancelamentos”, informa a nota divulgada pela Voepass.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

Em assembleia com mais de 2,8 mil participantes, servidores das agências reguladoras aprovaram, nesta terça-feira (20), a proposta de reajuste feita pelo governo federal à categoria. A informação foi divulgada pelo Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), que representa os funcionários de 11 órgãos. Com o aceite da proposta, a expectativa é que o acordo seja assinado formalmente nesta quarta-feira, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília.

O reajuste oferecido é de 27% para os servidores de carreira e de 15,5% para os do Plano Especial de Cargos (PECs), em duas parcelas (2025 e 2026). A proposta foi aprovada por 69% dos servidores que participaram da assembleia. No total, segundo o Sinagências, foram 1.969 votos a favor, 868 contra e 23 abstenções.

“Por mais que o acordo final ainda não atenda todos os anseios da categoria, o resultado da nossa assembleia representa uma vitória maiúscula para os servidores das agências reguladoras. Nós conseguimos a segunda melhor proposta entre as mais de 60 mesas abertas pelo governo, e isso não é pouca coisa”, destacou Fabio Rosa, presidente do sindicato.

O governo também se comprometeu a criar um grupo de trabalho em até 180 dias, a contar de novembro deste ano, para discutir pleitos dos servidores não contemplados no acordo, como a alteração da nomenclatura de cargos.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
CENSO UBS BLOG

O Rio Grande do Norte atingiu a marca de 100% de participação no Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A coleta de dados teve início em 03 de junho com a participação de aproximadamente 50 mil UBS em todo o Brasil.

O censo é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa identificar a realidade de cada Unidade Básica de Saúde em termos de infraestrutura, equipamentos, processo de trabalho dos profissionais de saúde e outros aspectos relevantes para garantir a qualidade e a eficiência da Atenção Primária à Saúde (APS). 

A pesquisa é realizada através de um questionário online na plataforma “e-Gestor AB” e os gestores municipais devem se conectar na área restrita para indicar os respondentes de cada UBS. O formulário de coleta é composto por 15 questões que contemplam condições de infraestrutura, saúde digital, composição das equipes de APS, oferta de ações e serviços, coordenação do cuidado e integração da rede de atenção, promoção da saúde e ações intersetoriais, entre outras áreas temáticas essenciais para a APS.

O resultado será divulgado entre janeiro e junho de 2025. Esses dados serão fundamentais para direcionar a tomada de decisões, fortalecendo a atenção primária em saúde.

Leia mais

Banner FCST

Iniciativa do governo de São Paulo, o projeto Abrigo Amigo, que busca oferecer mais segurança a mulheres enquanto aguardam em pontos de ônibus na capital, completou um ano de existência com 1.587 chamadas recebidas. Conforme contabilizou o governo estadual, o dia mais movimentado é o domingo, quando não é cobrada passagem, e a demanda pelo serviço aumenta 78%, na comparação com o resto da semana. O horário com maior número de chamadas é entre 20h e meia-noite. O horário de funcionamento do serviço é das 20h às 5h.

A equipe utiliza uma ferramenta que permite que a usuária se conecte com uma das funcionárias do projeto por meio de um painel digital. A passageira pressiona um botão para iniciar a chamada por vídeo com a atendente. A ligação é direta, para agilizar o contato.

De acordo com o governo, os pontos de ônibus beneficiados contam com câmera noturna, microfone, sensor de presença e conexão à internet. A passageira e a atendente, que consegue ter em seu campo de visão a área ao redor da passageira, conseguem conversar olhando uma para a outra.

Os equipamentos foram instalados em locais com pouca circulação de pessoas à noite, como a Avenida Tiradentes, nas proximidades do Centro Paula Souza e do Museu de Arte Sacra, no Bairro do Bom Retiro.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
NÓS ARTE BLOG AAAA

Espetáculo ‘Nós’, criado e produzido pelo núcleo paulista Barracão Cultural, chega ao Rio Grande do Norte com quatro apresentações gratuitas, que acontecem ao ar livre. A primeira cidade a receber a peça é Apodi, nesta quinta-feira 22; já na sexta-feira 23, o grupo segue para Mossoró; e, na capital potiguar, em dois dias, domingo 25 e segunda 26.

Em Natal, as apresentações também acontecem para estudantes da Rede Pública de Ensino; e as escolas parceiras receberão uma apostila com material didático produzido pela Barracão Cultural, com informações sobre a história do teatro, as áreas e diferentes profissionais que criam e executam um espetáculo, além de dicas de atividades a serem realizadas com os alunos em sala de aula.

“Nós” teve sua estreia em 2019 e, desde então, circula por diferentes parques e espaços culturais na capital paulista e em diversas cidades do interior do Estado de São Paulo; integrou a Programação do Festivale e do FENTEPP.  Em 2021, foi convidado pela Secretaria de Cultura/SP para abrir as apresentações com público nos teatros distritais; e, a convite da Secretaria Municipal de Educação, passou por escolas públicas da cidade de São Paulo; fez a abertura do Projeto Recreio nas Férias; e também circulou por seis cidades do interior de SP, pelo PROAC – Programa de Ação Cultural.

“NÓS” conta a história de Mel, uma garota que nasceu em um repolho mofado, na pequena Pamongas, onde vivia feliz e rodeada por borboletas, motivo de brincadeiras e zombarias por parte dos habitantes ‘normais’ da cidade.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Rio de Janeiro (RJ), 20/08/2024 - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, fala durante o Encontro preparatório da Cúpula Social do G20, na Fundição Progresso, Lapa, região central do Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 20/08/2024 - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, fala durante o Encontro preparatório da Cúpula Social do G20, na Fundição Progresso, Lapa, região central do Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os países que compõem o G20 (Grupo dos 20, que reúne as principais economias do mundo) têm que garantir espaço nos orçamentos para executarem políticas públicas propostas pela sociedade civil. A afirmação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, foi feita nesta terça-feira (20), durante evento preparatório para o G20 Social, na Fundição Progresso, espaço cultural independente no centro do Rio de Janeiro.

O G20 Social é um espaço de discussões e participação da sociedade civil criado pelo Brasil, que assumiu a presidência do grupo de países em dezembro do ano passado. Ao longo dos últimos meses, grupos de engajamento e setores da sociedade articulam iniciativas para que sejam tornadas políticas públicas.

Mais de mil representantes populares participaram do encontro, primeira tribuna aberta à participação ativa da população no G20. 

As conclusões do evento preparatório servirão de base para as reuniões do G20 Social, que acontecerão de 14 a 16 de novembro, no Rio de Janeiro. O que for acolhido pelo fórum será entregue aos chefes de Estado e de governo que participarão da reunião de líderes do G20, em 18 e 19 de novembro, também no Rio.

Leia mais

VIGGO BANNER
Ouro-Branco-rn blog

Ouro Branco tem 2 candidatos a prefeito e 20 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo ou inapto para concorrer).

Esta reportagem poderá ser atualizada pois, até o dia da votação, 6 de outubro, pode haver alterações nas listas de candidatos divulgadas pelo TSE. A última atualização ocorreu às 16:58 de sexta-feira (16).

As ordens em que os candidatos aparecem nas listas abaixo são as mesmas utilizadas pelo TSE.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Hospital-da-Muher BLOG

Representantes da gestão do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia se reuniram com Instituições de Ensino Superior (IES) para apresentar os novos campos de estágio na unidade hospitalar. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 20, na sala de reuniões do Hospital.

A reunião foi conduzida pela diretora de gestão acadêmica do Hospital, a enfermeira e técnica da Uern, Dra. Hosana Mirelle e pela coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Sibele Dantas. E participaram do encontro representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Universidade Potiguar (UnP) e Faculdade Nova Esperança (Facene).

O Hospital da Mulher abriu no último dia 10 de agosto, a ala pediátrica com oferta de 17 leitos de internação. Os atendimentos nos prontos-socorros pediátrico e ginecológico e as enfermarias ginecológica e obstétrica iniciaram semana passada, totalizando 38 leitos. E Centro cirúrgico começou a funcionar e já está atendendo urgências e emergências.

Com a ampliação no atendimento, há a necessidade do dimensionamento das vagas de estágio curricular obrigatório para atender a nova demanda na unidade.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Brasília (DF) 20/08/2024 Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco durante coletiva depois da reunião/almoço com ministros do STF. Foto Lula Marques/ Agência Brasil
© Lula Marques/ Agência Brasil
Brasília (DF) 20/08/2024 Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco durante coletiva depois da reunião/almoço com ministros do STF. Foto Lula Marques/ Agência Brasil
© Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira (20) que casos de mau uso de dinheiro público não acontecem apenas com emendas parlamentares e que estas situações devem ser tratadas como exceção. O senador  participou mais cedo de reunião com os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), além de representantes do governo, para discutir novos critérios para a liberação de emendas parlamentares ao Orçamento da União.  

“Casos de malversação de dinheiro público, de desvios de recurso, de mau emprego de recursos podem se dar com orçamento próprio de município, de estado, da União, com emendas parlamentares, há uma série de possibilidades de que isso aconteça e isso tem que ser coibido e reconhecido como exceções que precisam ser combatidas pelos órgãos de controle. Mas não inviabilizar a execução orçamentária partindo do pressuposto de que tudo está errado”, disse após a reunião. 

Também participaram do encontro o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, além de todos os ministros do STF.

Ficou definido na reunião que as emendas parlamentares ficarão mantidas, mas deverão seguir critérios de rastreabilidade, além da prestação de contas ao Tribunal de Contas da União (TCU). Para Pacheco, as emendas individuais, de bancada e de comissão são instrumentos legais e legítimos de participação orçamentária pelo poder Legislativo, mas devem sofrer ajustes “para se buscar o máximo possível de transparência, rastreabilidade e eficiência no gasto público”.  

Leia mais

VIGGO BANNER
sirene-pm blog

Policiais civis da 49ª Delegacia de Polícia (DP) de Cruzeta, com apoio da 50ª Delegacia de Polícia (DP) de Jardim do Seridó, deram cumprimento, nesta terça-feira (20), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 25 anos, pela prática do crime de tráfico de drogas. A prisão ocorreu no município de Jardim do Seridó, região do Seridó.

De acordo com as investigações, o suspeito foi alvo da “Operação Retomada”, realizada no dia 14 de agosto de 2024, em Cruzeta/RN. Na ocasião, os agentes, por meio de um mandado de busca e apreensão, conseguiram entrar na residência do investigado, que se evadiu do local ao avistar a equipe. Foram encontrados no imóvel uma grande quantidade de drogas e apetrechos utilizados para o tráfico de drogas.

Após diversas diligências, o suspeito apresentou-se na 50ª DP, acompanhado do advogado. Foi realizado os procedimentos cabíveis e, posteriormente, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do disque denúncia 181.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Portão de acesso da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - CEAGESP, na Vila Leopoldina.
© Rovena Rosa/Agência Brasil
Portão de acesso da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - CEAGESP, na Vila Leopoldina.
© Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo federal excluiu a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o maior entreposto de alimentos da América do Sul, do Programa Nacional de Desestatização (PND). A companhia também foi retirada do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. A decisão do governo federal foi publicada nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União

A Ceagesp foi inserida no PND e qualificada para o PPI pelo governo federal em 2019, no governo de Jair Bolsonaro.  

Nesta terça-feira, o governo federal também publicou decreto retirando as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A (CeasaMinas) do PND e do PPI. A empresa foi incluída no PND em 2000, no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC).

Em 2023, o governo Lula já havia retirado do PND a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); a Empresa Brasil de Comunicação (EBC); a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep); o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF); e o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec).

Leia mais

Banner FCST
VISITA 4 blog

O Museu Municipal Tropeiros do Seridó (MUMUTROPS) de São José do Seridó recebeu na manhã deste sábado (17), a visita de alunos do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN- CERES/ CAMPUS – CAICÓ) acompanhados do professor Antônio Oliveira.

De acordo com o professor Antônio, o objetivo da visita ao museu de São José do Seridó foi o de visitar o museu para conhecer mais um pouco da importância do tropeiro na história, suas memórias e a importância de dar visibilidade da história em uma aula extra classe para que os alunos possam conhecer a história através dos materiais e sua importância para a economia da região.

Segundo o repórter Carlos Felipe (Bonita FM), os alunos foram recepcionados pelo diretor do MUMUTROPS, José Medeiros (Dedé de Badô), que além de mostrar a parte de onde tem muita informação sobre os tropeiros, mostrou outras peças que retratam a cultura e a memória da região.

O Professor Antônio, que é cearense, mas leciona na UFRN/Caicó, destacou que a visita superou todas as expectativas, a começar da receptividade pela qual ele e o alunos foram recebidos, bem como pela adversidade histórica contida no museu de São José do Seridó.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
EXPORTA RN BLOG

O RN sedia desta terça-feira (20) até sexta-feira (23) o evento “Exporta Mais Brasil Rio Grande do Norte – Moda Praia”. O evento é promovido pela ApexBrasil e reúne treze compradores internacionais que irão negociar com nove empresas do RN e outras 28 dos demais estados da região Nordeste.

As empresas produtoras de moda praia no RN selecionadas para o evento são a Areia Dourada, Cabide Tropical, Fio a Fio, Maria Genoíno, Matersol, Moulemar e Tatuí Moda Praia.

Os compradores são das empresas  Monochrome e 2Mood, da Rússia, Madmoizelle Closet e 3NY, dos EUA, Fashion Jardim, dos Emirados Árabes, Mabi SwimWear, do Reino Unido, Fruits de Mer S.A.R.L e Bompex JP, do Japao, Tribute e Stellar Boutique, da África do Sul, Grupo Axo, do Uruguai, Falabella Peru, do Peru e Fio D’agua, de Portugal.

“Ampliar nossas exportações incluindo pequenas empresas e produtores é a concretização de ações de apoio ao crescimento econômico e geração emprego e renda que vimos realizando e agora contamos com o apoio do Governo Federal. Este evento é extremamente significativo porque o apoio federal sai dos grandes eixos econômicos para visualizar e promover a produção e a cultura regional junto a vários países como Rússia, Alemanha, Japão, Portugal e África do Sul que estão aqui representados”, afirmou Fátima Bezerra.

Leia mais

VIGGO BANNER
Brasília (DF), 07.08.2024 - Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, durante evento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da 18ª edição da Jornada Lei Maria da Penha. Foto: José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 07.08.2024 - Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, durante evento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da 18ª edição da Jornada Lei Maria da Penha. Foto: José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou nesta terça-feira (20) que os problemas de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares foram equacionados durante reunião realizada com os presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e representantes do governo federal. 

Mais cedo, o ministro Barroso promoveu um almoço para resolver o impasse provocado pelas decisões individuais do ministro Flávio Dino, confirmadas pelo plenário, que suspenderam o pagamento das emendas impositivas e as chamadas “emendas Pix” ao Orçamento da União. 

Durante a reunião, ficou definido que as emendas ficam mantidas, mas terão que seguir critérios de rastreabilidade, além da prestação de contas ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Segundo o presidente do Supremo, a suspensão dos repasses a deputados e senadores foi equacionada na “medida do possível” e nos limites da atribuição do STF. 

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Brasília (DF), 20.08.2024 - Reunião entre ministros do STF, Câmara, Senado e Executivo sobre emendas parlamentares, na Presidência do Supremo Tribunal Federa. Foto: Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF
Brasília (DF), 20.08.2024 - Reunião entre ministros do STF, Câmara, Senado e Executivo sobre emendas parlamentares, na Presidência do Supremo Tribunal Federa. Foto: Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF

Em nota conjunta, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), bem como representantes do Executivo, anunciaram nesta terça-feira (20) um consenso sobre novos critérios para a liberação de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

O anúncio foi feito após reunião de cerca de quatro horas no gabinete da presidência do Supremo, do qual participaram, além de Barroso, Lira e Pacheco, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Todos os ministros do Supremo estiveram presentes.

Pelo consenso anunciado, foi garantido por todos que as emendas parlamentares deverão “respeitar critérios de transparência, rastreabilidade e correção”. “É preciso saber quem indica e para onde vai o dinheiro, portanto esse é um consenso que se estabeleceu”, afirmou Barroso ao sair do encontro.

Segundo o entendimento alcançado, conforme a nota conjunta, as chamadas “emendas Pix”, que permitiam a transferência direta de recursos públicos sem destinação específica a algum projeto ou programa, ficam mantidas, desde que observadas “a necessidade de identificação antecipada do objeto, a concessão de prioridade para obras inacabadas e a prestação de contas perante o TCU [Tribunal de Contas da União]”.

Leia mais

Banner FCST

Em nota conjunta, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), bem como representantes do Executivo, anunciaram nesta terça-feira (20) um consenso sobre novos critérios para a liberação de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

O anúncio foi feito após reunião de cerca de quatro horas no gabinete da presidência do Supremo, do qual participaram, além de Barroso, Lira e Pacheco, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Todos os ministros do Supremo estiveram presentes.

Pelo consenso anunciado, foi garantido por todos que as emendas parlamentares deverão “respeitar critérios de transparência, rastreabilidade e correção”. “É preciso saber quem indica e para onde vai o dinheiro, portanto esse é um consenso que se estabeleceu”, afirmou Barroso ao sair do encontro.

Segundo o entendimento alcançado, conforme a nota conjunta, as chamadas “emendas Pix”, que permitiam a transferência direta de recursos públicos sem destinação específica a algum projeto ou programa, ficam mantidas, desde que observadas “a necessidade de identificação antecipada do objeto, a concessão de prioridade para obras inacabadas e a prestação de contas perante o TCU [Tribunal de Contas da União]”.

Leia mais

Pesquisar