O Rio Grande do Norte atingiu a marca de 100% de participação no Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A coleta de dados teve início em 03 de junho com a participação de aproximadamente 50 mil UBS em todo o Brasil.
O censo é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa identificar a realidade de cada Unidade Básica de Saúde em termos de infraestrutura, equipamentos, processo de trabalho dos profissionais de saúde e outros aspectos relevantes para garantir a qualidade e a eficiência da Atenção Primária à Saúde (APS).
A pesquisa é realizada através de um questionário online na plataforma “e-Gestor AB” e os gestores municipais devem se conectar na área restrita para indicar os respondentes de cada UBS. O formulário de coleta é composto por 15 questões que contemplam condições de infraestrutura, saúde digital, composição das equipes de APS, oferta de ações e serviços, coordenação do cuidado e integração da rede de atenção, promoção da saúde e ações intersetoriais, entre outras áreas temáticas essenciais para a APS.
O resultado será divulgado entre janeiro e junho de 2025. Esses dados serão fundamentais para direcionar a tomada de decisões, fortalecendo a atenção primária em saúde.
A iniciativa é coordenada pelo ministério e conta com a participação de órgãos como os conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) e representantes da comunidade acadêmica.