O canteiro de obras da engorda de Ponta Negra começou a ser instalado e a draga deve iniciar os serviços na próxima semana, no dia 28. De acordo com a Prefeitura de Natal, os primeiros passos foram dados com a chegada dos tubos e outros equipamentos que serão acoplados à draga que fará a retirada da areia do fundo do mar e o despejo na praia.
Nessa terça-feira (20), a empresa DTA Engenharia iniciou a montagem da tubulação necessária para anexar a draga e a sinalização marítima. “A draga quando chegar já deverá estar com o percurso sinalizado para não ter problema com pescadores, com a comunidade náutica e a tubulação pronta para receber a areia que será bombeada. A partir daí, as máquinas fazem o espalhamento da areia”, explicou Carlson Gomes, secretário de Infraestrutura da capital.
A draga ficará ancorada inicialmente a 500 metros da praia de Areia Preta. Ela possui uma espécie de caçamba com capacidade de 2.500 metros cúbicos que vai receber a areia de uma jazida. Depois, segue para o primeiro ponto da engorda próximo ao Hotel Serhs, para onde o material será transportado pelas tubulações.
“Alertando que quando essa areia é jorrada na margem, ela contem água. Ela pode se tornar também tipo uma areia movediça. É preciso ter a secada, a compactação com as máquinas para poder dar segurança ao banhista. Isso é de 200 em 200 metros. Os bloqueios serão parciais”, acrescentou Gomes.
A locação da draga custará R$ 500 mil por dia ao município. Por isso, a pressa para a execução dos serviços. Outro detalhe é a existência da janela ambiental e as atividades só podem ser realizadas até o dia 24 de outubro, devido às desovas de tartarugas na região. Essa é uma condicionante do Idema.
Ao todo, a engorda será realizada por 4 quilômetros, até o Morro do Careca, com investimento de R$ 67 milhões. Quando pronta, a obra possibilitará que a faixa de areia de Ponta Negra tenha até 100 metros na maré baixa.