Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
UFRN EDUCAÇÃO DD SITE

Combater o preconceito de gênero na educação é essencial para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, promovendo uma sociedade mais justa e diversificada. Os temas dão base ao Grupo de Estudos Mulheres na Educação (GEME/UFRN), do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (DFPE/UFRN), vinculado ao Centro de Educação (CE/UFRN). O projeto de extensão tem como objetivo discutir a atuação de mulheres no espaço educativo e tem ligação com o grupo de pesquisa Sertania e Educação (GPSE/UFRN).

Os participantes do coletivo têm a oportunidade de estudar para promover uma educação de qualidade que privilegie a igualdade de gênero, temas que correspondem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 5 da Organização das Nações (ONU). Os debates são organizados em torno da metodologia de grupo de estudo. Os mediadores são a docente Rossana Pinheiro (CE/UFRN) e Luan Santiago, assessor pedagógico na Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (SUEJA) da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Estado do Rio Grande do Norte (Seec/RN) e mestre em Educação pela UFRN.

De acordo com os organizadores, nas reuniões, são compartilhados os saberes relacionados à Educação Básica e ao Ensino Superior. São usados referenciais teórico-metodológicos comuns que possam orientar e fortalecer os ODS nos contextos de trabalho dos discentes, docentes e técnicos envolvidos. Por meio de encontros presenciais e remotos, são promovidos momentos de estudo, discussão e reflexão, visando ampliar e aprofundar o saber dos participantes.

A professora Rossana Pinheiro explica que o projeto surgiu a partir de uma sugestão de Luan Santiago. “Ele veio com a ideia de fomentar um grupo de professoras e professores como um espaço de estudo, um coletivo como os que temos quando somos estudantes universitários, com o puro objetivo de saber mais sobre algo, uma espécie de rede de apoio ao ato de estudar”, relembra.

A metodologia segue uma seleção de pesquisas na área educacional, que trazem, exclusivamente, estudos sobre as mulheres em diversos contextos didáticos. “Conseguimos todo o material de que precisávamos conosco mesmo: serão analisados quatro trabalhos de tese de quatro participantes do grupo”, afirma a docente. 

A carga horária inclui reuniões presenciais e remotas, além de curadoria acadêmica e propostas de atividades individuais ou em pequenos grupos. Os momentos on-line acontecem quinzenalmente, aos sábados das 10h às 12h, por meio do Google Classroom e do Meet. Já os encontros presenciais serão divulgados para os participantes do grupo ao longo do semestre.

Interessados podem se inscrever pelo Sigaa ou por formulário eletrônico. É possível entrar em contato com os coordenadores pelos e-mails luansantiago2130@gmail.com e rossana.pinheiro@ufrn.br.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube