Categorias
Pesquisar
Banner FCST
SOCIOEDUCANDOS 2

Produtora cultural colaborativa localizada na Vila de Ponta Negra em Natal, a Fábrica de Inventos lançou do projeto “Municine: Laboratório de Estudos em Sombras”, aprovado pelo edital estadual da Lei Paulo Gustavo. A iniciativa visa trabalhar com jovens em privação de liberdade e semiliberdade no Rio Grande do Norte, utilizando uma das mais antigas e fascinantes técnicas de narração de histórias: o teatro de sombras.

“Municine” resgata e reinventa a arte do teatro de sombras, destacando a importância da animação como uma forma popular e política de expressão. Inspirado em clássicos como “As Aventuras do Príncipe Achmed” (1926) e “Kirikou e a Feiticeira” (1998), o projeto mostra como o cinema de animação pode ser um veículo poderoso para discutir questões sociais, culturais e políticas. Os jovens terão a oportunidade de assistir a essas obras e outras produções da Fábrica de Inventos, como “Cordel da Vila: a rainha louca contra o escandaloso” e “A cabaça da criação”, para explorar a técnica de recortes e luzes na criação de suas narrativas.

A ação formativa está estruturada em 4 módulos: O módulo de roteiro guiará os jovens na criação de histórias, enquanto o módulo de direção de arte permitirá que explorem o visual e a estética das suas narrativas, trabalhando com recortes e sombras para criar mundos e personagens. No módulo de fotografia, os participantes aprenderão a manipular luz e sombras, capturando imagens que transmitam a essência das suas histórias. Já o módulo de som aborda habilidades práticas na utilização de equipamentos de gravação sonora para criar efeitos sonoros, ambiências e narrações.

Nesta quinta-feira (22), foi realizada a primeira atividade no Centro de Atendimento Socioeducativo de Semiliberdade – Casemi Nazaré, em Natal. O projeto segue para o Centro de Atendimento Socioedcuativo – Case Pitimbu, localizado em Parnamirim. Logo depois passará pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino – Casef Padre João Maria, no conjunto Santa Catarina, Zona Norte de Natal.

Durante as oficinas, os jovens vão criar personagens e desenvolver suas próprias narrativas utilizando a técnica de animação stop motion. O objetivo é promover uma experiência de aprendizado onde a ancestralidade, diversidade e novas perspectivas possam ser expressas e celebradas através da arte. “O projeto promete ser um espaço de transformação e empoderamento, onde histórias pessoais e coletivas ganham vida e se entrelaçam, proporcionando uma nova forma de olhar para o passado e o futuro”, destaca Gil Leal, um dos idealizadores da produtora cultural.

Sobre a Fábrica de Inventos

A Fábrica de Inventos é uma produtora cultural colaborativa comprometida com a inclusão e a diversidade, desenvolvendo projetos inovadores que exploram diferentes formas de expressão artística, sempre com um forte compromisso social. 

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp