Categorias
Pesquisar
BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
SECRETÁRIO AA BLOG

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, destacou que o Rio Grande do Norte tem avançado em ações e programas que asseguram um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento sustentável e à evolução na competitividade. Ele aponta que foram adotadas regulamentações equilibradas, apoio à atividade produtiva e diálogo constante com o setor empresarial para estimular empreendimentos.

“Temos o melhor programa de atração de desenvolvimento industrial do país, que é o Proedi. Chegamos a propiciar 95% de desconto no ICMS para atividades que geram muita empregabilidade, como calçados e confecções”, diz Sílvio Torquato.

O secretário contesta as avaliações que colocam o Estado em posições desvantajosas no ranking de Competitividade. Para Sílvio Torquato, essas análises negativas não correspondem à realidade, tanto que empresas continuam anunciando investimentos no Rio Grande do Norte. Ele lembra que o Centro Industrial Avançado recebeu novos empreendimentos e o RN lidera na geração em energias renováveis.

O secretário também destaca a expertise do RN nas oficinas do Pró-Sertão e ressalta que o Estado busca parcerias com os Correios para proteger produtos fabricados no RN.

“A Guararapes hoje está com mais colabores. . Hoje, as oficinas de costura, que eram 50, são 110 e produzem em sua capacidade total. Não podemos fazer milagres e concorrer com países que jogam com preços de todo jeito. Estamos trabalhando para enfrentar essas situações”, acrescentou.

Sílvio Torquato cita resultados, na economia do RN, positivos de setores que se destacam nacionalmente. O Estado é o segundo maior produtor de bonés do Brasil, com uma produção expressiva na cidade de Serra Negra do Norte.

O secretário rememorou que as exportações do Estado no primeiro semestre “bateram recorde”. “Na área de comércio, supermercados e atacadistas, quando assumimos, era um caos; a Paraíba levava tudo. Hoje, basta observar saindo de Parnamirim para São José de Mipibu e ver o número de empresas que foram instaladas. Isso são fatos, não meras narrativas”, afirma.

Ele aponta também que, recentemente, a CPLF Energia e a Mizu Cimentos anunciaram um empreendimento em uma planta de Hidrogênio Verde no RN.

Além disso, no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento, divulgado pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), o Rio Grande do Norte ficou em primeiro lugar no Nordeste.

“Tudo isso demonstra que o Estado possui, inegavelmente, um ambiente de inovação e competitividade, a partir das condições que estão sendo garantidas pelo governo Fátima Bezerra e que, com diálogo e parcerias, continuará avançando nesta direção”, conclui.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube