Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal), com apoio da Delegacia de Defraudações da Polícia Civil Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), deram cumprimento, na manhã desta sexta-feira (30), a um mandado de prisão preventiva, contra uma mulher, de 35 anos, pela suspeita na prática do crime de fraude eletrônica. A prisão ocorreu na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
De acordo com as investigações, a mulher é membro de um grupo criminoso especializados no golpe da “falsa portabilidade de empréstimo”. Neste tipo de fraude, os estelionatários se passam por funcionários de uma corretora financeira e entram em contato com clientes de bancos por meio de aplicativos de mensagens, sugerindo que podem transferir empréstimos para outra instituição financeira.
As vítimas, enganadas pela falsa proposta, acabavam contratando novos empréstimos e transferindo os valores para contas controladas pelos golpistas, que se apropriam do dinheiro e interrompem o contato com as vítimas. Um dos casos apurados envolve uma idosa residente em Natal, que sofreu um prejuízo de mais de R$ 80 mil no início deste ano.
Outra suspeita de envolvimento no crime permanece foragida, e as autoridades seguem em sua busca. A mulher foi conduzida até a delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.