O Projeto de Extensão História em 60 Minutos, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Sujeito Implicado – História, Ficção, Ação, do Departamento de História (DHC) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), está em sua terceira temporada especial em comemoração aos 50 anos do curso. A iniciativa desenvolve uma série de entrevistas com professores de história de todo o país, que podem ser acompanhadas pelo Youtube e Spotify.
O História em 60 Minutos é realizado em parceria com o Programa de Graduação e Pós-Graduação de História (PPGHC/Ceres), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/ UFRN). Nesta temporada, serão 19 entrevistas previamente gravadas, exibidas semanalmente no canal do YouTube Sujeito Implicado – Laboratório e Acervo (SI.LAB.A) e no Spotify. A primeira foi ao ar no dia 20 de agosto e a última irá no dia 24 de dezembro.
As entrevistas serão debatidas em um Grupo de Discussão, com vagas disponíveis com inscrições pelo Sigaa, que consistirá em assistir às entrevistas em conjunto, de forma síncrona, todas as terças, às 13h30, além dos encontros, que acontecem uma vez por mês, aos sábados, às 10h, para discutir as entrevistas exibidas até então.
De acordo com professor Evandro dos Santos (DHC/Ceres), coordenador do projeto, os entrevistados são discentes egressos, professores do quadro ativo, ex-professores ou aposentados, do CERES ou de outras instituições por todo o Brasil, que contarão sobre o curso de História e suas trajetórias na área. O projeto terá uma carga horária de 25 horas, sendo 19 horas voltadas a assistir às entrevistas e mais 6 horas de reuniões mensais.
Na posse como nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), a desembargadora Maria de Lourdes Medeiros afirmou que a Justiça Eleitoral já contabiliza 62 solicitações de reforço na segurança para as eleições municipais deste ano. A magistrada assume a Presidência da Corte no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (30), no posto antes ocupado pelo desembargador Cornélio Alves.
Uma das cidades em questão é João Dias, no Alto Oeste Potiguar, e que teve o registro do assassinato do prefeito candidato à reeleição na última terça-feira (27). A nova presidente do TRE lembra que o município já teve reforço na segurança nas eleições de quatro anos atrás.
“João Dias sempre é um local preocupante. Eu tenho conhecimento já que em 2020, no pleito municipal, houve necessidade de forças federais para garantir a eleição. Então, nós vamos examinar cada pedido de magistrados a respeito dessa temática de proporcionar segurança para os pleitos. E o de João Dias, que é a 42ª Zona Eleitoral, já pediu reforço”, disse a desembargadora Maria de Lourdes Medeiros.
Segundo o Jornal Tribuna do Norte, a magistrada informou que as solicitações serão avaliadas com a Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesed), para averiguar se realmente são pertinentes e se a pasta tem condições de promover o pleito com o policiamento estadual.
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, promove a etapa Mossoró do Circuito Sesc de Corridas em 19 de outubro. Dentre as categorias, a Caminhada Solidária é ideal para unir esporte, lazer em família e solidariedade. Também é possível realizar inscrições na Corrida Infantil (para crianças a partir de 2 anos de idade) e na Corrida Adulto (5 km e 10 km).
A proposta da Caminhada Solidária é a união entre o esporte e a assistência. Através de um valor ainda mais acessível, quem adquire este ingresso também doa 1 kg de alimento não perecível na entrada do evento. As doações serão entregues a instituições carentes cadastradas no Sesc Mesa Brasil. Além disso, como é uma atividade para todas as pessoas, de todas as idades, é ideal para trazer toda a família.
Quanto à saúde, também há inúmeros benefícios. A caminhada melhora a circulação sanguínea, fazendo com que os vasos se expandam e diminuam a pressão arterial. Desta forma, caminhar reduz o risco de problemas cardíacos. Além disso, a atividade fortalece a musculatura e ainda promove bem-estar, já que o cérebro libera bons volumes de endorfina.
Circuito Sesc de Corridas
O Brasil garantiu mais duas medalhas na Paralimpíada, e uma delas é potiguar: Maria Clara Augusto, que ficou com a medalha de bronze, no sábado (31). A coroação veio do atletismo, na dobradinha junto com Fernanda Yara nos 400m T47 (amputados de braço), que ficou com a medalha de ouro.
A paraense Fernanda Yara venceu a prova dos 400m T47 com o tempo de 46s74. Em seu melhor tempo pessoal na prova, a brasileira se sagrou campeã paralímpica pela primeira vez.
Segundo o Jornal Tribuna do Norte, Maria Clara Augusto também terminou a prova garantindo um lugar no pódio. Com o tempo de 57s20, a potiguar também bateu o recorde pessoal e conquistou pela primeira vez uma medalha em um Jogos Paralímpicos. A prata ficou com a venezuelana Lisbeli Vera, com a marca de 56s78.
A Uern dá início em setembro à maior edição de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), referente ao período 2024/2025.
A edição se estendeu até 31 de agosto de 2025 e contempla 350 projetos ativos nos seis campi da Uern, com um orçamento de R$ 2,16 milhões, representando um marco para a iniciação científica na Universidade.
O número total de projetos representa um avanço de 19% em relação às 293 ações registradas na edição anterior.
Entre as principais novidades do Pibic 2024/2025, está a modalidade do Pibic AF, que destina bolsas específicas para alunos ingressantes por meio de ações afirmativas.
Sérgio Viana Filho e Edson Moreira Silva Neto, diretores do Núcleo de Redes Avançadas (NuRA/UFRN), receberam o prêmio IPÊ na última quinta-feira, 29 de agosto, durante o Fórum RNP. O evento, realizado anualmente pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tem como objetivo estimular o debate sobre os rumos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nelson Simões, diretor geral do RNP, foi o responsável por entregar a premiação aos representantes da UFRN.
Os diretores do NuRa/UFRN receberam a premiação pela dedicação, contribuição e comprometimento com a comunidade de educação e pesquisa do país por meio do uso inovador de tecnologias de informação e comunicação. A organização considerou a atuação dos dois gestores um testemunho de impacto público pelo trabalho colaborativo e pela visão de futuro. Sérgio e Edson também são coordenadores do Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Norte (PoP-RN/RNP).
Mais sobre o PoP-RN
O PoP-RN foi fundado em 1996 por meio de um acordo entre a UFRN e a RNP. Fornece conectividade e serviços avançados de rede para instituições de ensino, pesquisa e para o governo do Rio Grande do Norte. Inicialmente conectado à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, com um enlace de 64 Kbps, o PoP-RN ampliou a capacidade em 2022. Desde então, opera com dois enlaces de 100 Gbps conectando Natal a Fortaleza e Campina Grande.
Os candidatos da coligação Caicó Pode Mais, Sandra Kelly (prefeita) e Airton Dias (vice), participaram da “Passeata de Juventude”, neste sábado (31), promovida pelo vereador Diogo Silva. A mobilização partiu do bairro Walfredo Gurgel e percorreu parte da zona oeste de Caicó.
“Apresentamos aqui uma gestora, que vai transformar a cidade de Caicó e não vai desapontar o povo”, destacou Diogo. “Presenciamos hoje uma manifestação baseada na amizade. Mas também estamos aqui também para dizer que Caicó está carente de políticas públicas, especialmente nas periferias”, completou Airton Dias.
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) anunciou a abertura das inscrições para um novo processo seletivo destinado a preencher uma vaga imediata para a Residência em Área Jurídica para a 1ª Promotoria de Justiça de Nova Cruz. A seleção também criará um cadastro de reserva com até nove candidatos classificados, conforme o Edital nº 052/2024 – Ceaf.
Os interessados poderão se inscrever gratuitamente a partir das 10h do dia 29 de agosto até as 14h do dia 12 de setembro de 2024, no horário de Brasília. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por formulário disponível AQUI, acessível via conta particular do Gmail. Caso ainda não possuam uma conta, os candidatos podem criar uma gratuitamente.
A Residência terá uma duração de até 36 meses, com datas de início e término definidas em termo de compromisso. Os residentes cumprirão uma jornada de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira, com a possibilidade de regime presencial ou semipresencial, a critério da chefia imediata, e durante o horário normal de expediente do MPRN.
Nesta modalidade de treinamento em serviço, o residente receberá mensalmente bolsa-auxílio de R$ 2.500,00 mais auxílio-transporte. Esse será pago em pecúnia, no valor equivalente a duas passagens do transporte coletivo de passageiros praticado no município de Natal, por dia, quando em regime de trabalho presencial.
Pelo segundo dia consecutivo, o Brasil conquistou dez medalhas em Paris. Três delas fizeram com que nossos esportistas recebessem suas láureas no lugar mais alto do pódio: na natação, com Carol Santiago levando o ouro nos 100m costas S12 (deficiência visual) e Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, fazendo o mesmo nos 50m costas, na classe S2 (limitações físico-motoras); e, no atletismo, com Fernanda Yara, nos 400m T47 (deficiência nos membros superiores).
Além das três medalhas douradas, o Brasil conquistou neste sábado (31/8) duas pratas e cinco bronzes. Em comum a todas elas, a presença do Bolsa Atleta, programa de patrocínio direto do Governo Federal.
Com isso, o País se manteve na terceira posição no quadro de medalhas em Paris, agora com 23 medalhas (oito ouros, três pratas e 12 bronzes), atrás apenas da China (20 ouros e 42 pódios) e da Grã-Bretanha (11 ouros e 25 medalhas).
Em toda a história das Paralimpíadas, o Brasil soma, até aqui, 396 medalhas. E a expectativa é de que neste domingo (1º/9) o país possa chegar (ou superar) a emblemática marca de 400 pódios na competição.
No estado da Paraíba, a Câmara Municipal de Sapé prorrogou as inscrições do Concurso Público, que tem como objetivo preencher nove vagas, além de formar cadastro reserva, com candidatos de nível fundamental, médio e superior.
Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, até o dia 13 de setembro de 2024, no site da Facet Concursos. O valor da taxa das inscrições varia de R$ 85,00 a R$ 115,00.
Segundo o edital, as oportunidades são para os cargos de: Agente de Comunicação Parlamentar (2 vagas); Agente de Segurança (2 vagas); Assistente Administrativo Auxiliar (1 vaga); Auxiliar de Serviços Gerais (2 vagas); Motorista “AB” (1 vaga); Técnico Legislativo (1).
Ao serem contratados, os profissionais deverão atuar em jornada de 30 a 40 horas semanais de trabalho, com remuneração mensal no valor que varia de R$ 1.511,84 a R$ 2.021,35.
O Poder Executivo enviou ao Congresso Nacional na última sexta-feira, 30 de agosto, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025. O documento fixa as despesas para o próximo ano e prevê mais de 63 mil vagas em concursos federais, legislativos e judiciários.
A previsão consta no anexo V do documento, que traz o orçamento destinado à criação de cargos e provimentos para o próximo ano.
Ao todo, estão previstas 57.814 para provimento e 5.952 para criação. O texto ainda será votado pelo Legislativo e também passará por sanção presidencial antes de entrar em vigor.
Como na maioria dos anos, o destaque fica para o Poder Executivo, com 53.599 cargos para provimento e 4.670 para criação.
A população do Rio Grande do Norte é estimada em 3.446.071 habitantes, de acordo com dados divulgados na quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa considera o número de habitantes até o dia 1º de julho de 2024 e foi publicada no Diário Oficial da União. Este novo número representa um crescimento de 4,35% em relação ao Censo de 2022, que contabilizou 3.302.406 pessoas no estado.
No entanto, o IBGE já projeta um cenário de declínio populacional para o Rio Grande do Norte. A previsão é de que, em 2039, a população potiguar comece a encolher, atingindo o chamado ponto de inflexão, quando o crescimento cessa e inicia-se uma queda. Até 2070, a população deverá cair para cerca de 3,07 milhões de habitantes, principalmente devido à redução das taxas de fecundidade, que passaram de 2,48 em 2000 para 1,48 em 2023 — uma das mais baixas do país.
A tradicional Festa de Sant’Ana de Currais Novos, realizada em julho de 2024, gerou impactos significativos para a economia local e registrou grande aprovação tanto por parte do público participante quanto dos empresários.
Os dados são de duas pesquisas conduzidas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), que avaliaram a percepção dos participantes e o desempenho do comércio local durante o evento, e que foram apresentadas na terça-feira (27).
O levantamento revela que 76,2% dos empresários ouvidos na pesquisa consideraram que o evento impactou positivamente suas vendas, destacando o papel fundamental da festa para o comércio de Currais Novos. De forma geral, Comércio e Serviços incrementaram em 13,3% seu investimento nos preparativos para o evento, na comparação com 2023.
O setor de Serviços foi o que registrou o maior crescimento com os empreendedores afirmando que aumentaram seu investimento médio em mais de 51%, o que resultou em um crescimento superior a 36% no faturamento médio diário.
As obras da engorda de Ponta Negra foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (30) e devem durar três meses. Ao longo dos próximos 20 dias, os serviços devem acontecer de forma contínua, com os operários se revezando nos turnos estabelecidos. Os primeiros 200 metros onde os serviços estão acontecendo foram interditados. O secretário de infraestrutura, Carlson Gomes, alerta a população que evite chegar nas proximidades dos trechos das obras.
“É uma obra que é feita a cada 200 metros. São 4 km de obra, temos 3,800 km sem bloqueio para o turista e para o banhista. Pedimos cautela, porque o pessoal mais curioso quer chegar perto e isso corre risco e temos que trabalhar com segurança”, destacou o secretário.
Nessa fase inicial, os trabalhos vão se concentrar na área em frente ao Hotel Ocean Palace. Na sequência, as máquinas vão fazer a engorda do trecho próximo ao Hotel Serhs. Depois de concluída essa parte, o planejamento é seguir pela orla até alcançar o Morro do Careca: “Essa dinâmica foi definida através dos estudos ambientais, que contratamos. Vamos intensificar o trabalho agora para poder finalizar a obra dentro do cronograma estabelecido, que é de até 90 dias”, disse o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes.
O projeto da engorda prevê a dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da praia, garantindo uma faixa de areia de 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca. Serão investidos cerca de R$ 80 milhões nesses serviços em uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal. Essa obra de alargamento da faixa de areia é a sequência de uma série de intervenções executadas pela gestão do prefeito Álvaro Dias, que tiveram início com o enrocamento. Ao todo, foram instalados 19 mil blocos de concreto em com mais de 1.173 metros de extensão, no trecho da altura do hotel Serhs até o início do calçadão. Além disso, o projeto também contempla a construção de escadarias e rampas de acesso à praia.
A Justiça Eleitoral de Caicó determinou a remoção de um vídeo postado no Instagram após uma Representação Eleitoral ajuizada pela Coligação Pra Caicó Seguir Mudando, que alegou que o vídeo em questão caracteriza propaganda eleitoral irregular, ao induzir eleitores a acreditar que o atual prefeito é responsável pela aplicação de multas de trânsito, além de incitar a desobediência às regras de trânsito, gerando animosidade contra o gestor municipal.
No vídeo, a candidata dialoga com mototaxistas que manifestam descontentamento com multas de trânsito e afirmam que não votarão no prefeito atual, declarando apoio à candidata. A coligação representada solicitou, em caráter liminar, a remoção do vídeo, argumentando que ele contém desinformação e incita a violação das normas de trânsito, o que poderia prejudicar o processo eleitoral e a ordem pública.
O juiz Luiz Villaça, ao analisar o caso, concluiu que o conteúdo do vídeo pode, em tese, configurar propaganda desinformativa, conforme a Lei nº 9.504/1997, além de incitar a desobediência às normas de trânsito. Diante do potencial dano irreparável à imagem do atual gestor e do risco de influência indevida sobre os eleitores, a Justiça Eleitoral concedeu a liminar solicitada.
A decisão ordena a remoção imediata do vídeo, identificado pela URL: https://www.instagram.com/p/C_QNrkBR15c/, no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento.
O Grupo de Teatro Boca de Cena apresenta neste sábado (31) em Caicó, o espetáculo Fiel Espelho Meu, com entrada gratuita no Centro Cultural Adjuto Dias. A apresentação conta com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Com 23 anos de história, o Grupo de Teatro Boca de Cena é um coletivo teatral independente de Natal/RN, atualmente formado exclusivamente por mulheres com mais de 60 anos. O grupo já montou 19 textos teatrais de autores nacionais, com destaque para dramaturgos potiguares cujas obras possuem grande relevância histórica e artística, como Racine Santos e Lourdes Ramalho.
Escrito pela dramaturga seridoense Lourdes Ramalho em 1980, Fiel Espelho Meu pauta a desigualdade de gênero e socioeconômica. Com direção de Rubinho Rodrigues e Thayanne Percilla, elenco formado por Riudete Martins e Veka Sales, e produção da GODIVA Produções, o espetáculo estreou em 2023 no Teatro Alberto Maranhão, em Natal/RN, como uma homenagem à dramaturga, que faleceu em 2019 em Campina Grande/PB.
Para Thayanne Percilla, diretora do espetáculo, Fiel Espelho Meu é uma alegria ser apresentado em Caicó. “Na semana passada, realizamos apresentações de Fiel Espelho Meu em Natal, e foram lindas! Fizemos uma celebração em homenagem a Lourdes Ramalho, que teria completado 104 anos na última sexta-feira, dia 23, se estivesse viva. Recebemos uma recepção calorosa do público, o que nos aqueceu para Caicó. Estamos muito felizes em poder levar o espetáculo para a cidade e esperamos encontrar muitas mulheres que, assim como Verônica, se sintam libertas em nossa plateia.”
O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da 1ª Vara da Comarca de Currais Novos, realiza palestra para o público interessado em adotar crianças e adolescentes. Experiências, legislação e a importância deste ato estão entre alguns assuntos presentes a exposição, que acontece no “1° Encontro Formativo pela Adoção e Garantia de Direitos de Currais Novos”, neste sábado, (31/8), a partir das 15h30, na Casa Irmã Ananília, localizada no município de Currais Novos.
O evento é organizado pela 1ª Vara da Comarca de Currais Novos. Conta, ainda, com o apoio do Grupo de Apoio à Adoção (ABRACE) de Parnamirim e da Casa Irmã Ananília.
Segundo o juiz Marcus Vinícius, tudo que está ligado à adoção, gera interesse de todos. “Além de esclarecer as questões acerca do tema, o evento visa reunir pessoas da região Seridó que tenham desejo em adotar, para formar um grupo de fortalecimento da Adoção na região. Todos juntos podem se ajudar nos momentos difíceis do processo de adoção e também nos momentos de luz”.
O magistrado ressaltou, além disso, que a palestra busca fortalecer os laços das famílias do Seridó. “Lembrando que filhos biológicos ou adotivos são filhos, igualmente, e assim devem ser reconhecidos na sociedade” salienta.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma série de recomendações para os diretórios partidários municipais para assegurar a ordem e a conformidade com a legislação eleitoral durante o período de atividades políticas no que diz respeito a poluição sonora. As orientações abrangem desde a fase de campanha até a celebração pós-eleitoral para as cidades de Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, São Miguel, Venha Ver, Martins, Antônio Martins e Serrinha dos Pintos.
As diretrizes são para os partidos se absterem de utilizar fogos de artifício tradicionais, que causam estampidos, em favor de fogos de vista, que produzem apenas efeitos visuais. A medida visa evitar possíveis transtornos para pessoas idosas, crianças e enfermos, por exemplo e para o meio-ambiente, mantendo a tranquilidade nas comunidades.
A recomendação também inclui restrições quanto ao uso de equipamentos sonoros de grande porte, como os famosos “paredões de som”, que devem ser limitados a contextos específicos de ambientação em eventos ou carreatas, sempre respeitando o limite de 22 horas.
Também é recomendado que os partidos se abstenham de realizar propaganda eleitoral utilizando carros de som e alto-falantes a menos de 200 metros de instituições como escolas, hospitais e outros locais de importância pública e privada.
A cidade de Fernando Pedroza está apreensiva com o desaparecimento de Maria Bruna Félix de Lima, de 25 anos, e seus dois filhos: Mirella Priscila Félix Silveira, de 5 anos, e Matheus Gustavo Félix Silveira, de 3 anos. Eles desapareceram na última segunda-feira (26), no município de Angicos, que fica vizinho à Fernando Pedroza, na região Central do Rio Grande do Norte.
“Ela saiu com o motorista responsável por levar a filha para escola dizendo que ia para o CRAS de Angicos fazer uma atualização no cadastro do Bolsa Família dela. Chegando na escola, a filha não quis ficar e ela seguiu com as crianças para o CRAS.
O motorista foi para a casa dele, esperando o horário de voltar para deixar as crianças em casa. E ela ficou lá, quando chegou o horário de voltar para deixar as crianças.”, conta uma familiar dos desaparecidos.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) encerrou, nesta sexta-feira (30), a primeira turma da formação continuada em justiça restaurativa e processos circulares de construção de paz voltada para estudantes, operadores do Direito e servidores. A capacitação foi realizada através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (CEAF/MPRN) por meio do Setor de Autocomposição (SEA). Ao todo, foram 17 profissionais formados.
A cerimônia de encerramento contou com a presença do promotor de Justiça Erickson Barros, coordenador do CEAF, e de Geyse Raulino, advogada representando a OAB. O curso é fruto de um termo de cooperação assinado entre o MPRN e a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB-RN) assinado em outubro de 2023. As aulas foram ministradas no período de outubro de 2023 a junho de 2024.
O objetivo da formação foi qualificar e capacitar operadores do Direito e estudantes, indicados pela OAB, em Justiça Restaurativa. “Foi uma surpresa muito boa participar do curso, conhecer a Justiça Restaurativa, as técnicas de comunicação. A minha expectativa daqui para frente é poder continuar aplicando o que aprendi, participando de iniciativas restaurativas, envolvido nesse mundo para que eu possa ajudar a disseminar essa ideia e essa metodologia da construção de paz”, registrou o aluno Cássio Gurgel.
A capacitação também foi celebrada pela estudante Bruna Raphaele. “Cada aula foi um convite para mergulhar fundo nos princípios da JR, mas muito mais do que entender sobre conceitos, foi sobre sentir, sobre vivenciar o poder das perguntas certas e um escuta atenta, de um olhar acolhedor, de criar um espaço seguro onde cada voz é ouvida, onde cada dor tem seu lugar para ser expressada”, declarou a estudante.
No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Senador Georgino Avelino, por meio da Secretaria Municipal de Educação anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo a contratação de Nutricionista.
Para concorrer é necessário que o candidato tenha escolaridade em nível superior em nutrição, bem como inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas.
Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 20 horas semanais, referente à remuneração mensal no valor de R$ 1.800,00.
Procedimentos para participação
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), em parceria com a Lenovo, abriu inscrições nesta sexta-feira, 30, para seleção de bolsistas de graduação e pós-graduação em Tecnologia da Informação (TI) e áreas afins. O processo seletivo oferta oito vagas, com remunerações de R$ 3 mil e carga horária semanal de 30h. Também há formação de cadastro de reserva.
Para se inscrever, basta que os interessados preencham formulário eletrônico e anexem toda a documentação descrita no Edital nº 001/2024. As inscrições ficarão abertas até o dia 6 de setembro e as oportunidades são para atuar no projeto Gerenciamento Auto-organizado de Network Slices sobre Infraestruturas de Redes Multi-RAN.
Para os perfis de Desenvolvedor Front-End, Desenvolvedor Back-End e Desenvolvedor para Ambiente de Redes, é requerido que os candidatos estejam devidamente matriculados na UFRN como alunos de graduação ou pós-graduação em cursos de tecnologia, TI, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações ou áreas afins.
Já para o perfil de Técnico de Redes Móveis, a vaga é destinada para alunos de pós-graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação ou Engenharia de Telecomunicações.
Originário do Oceano Indo-Pacífico, o Peixe-leão é carnívoro e se alimenta de peixes e invertebrados. O animal foi avistado pela primeira vez na América do Norte em 1985. Na última década, começou a avançar em direção à costa sul-americana. A situação preocupa especialistas, pois o predador tem um impacto negativo em ecossistemas não nativos. É o caso de Liana Mendes, professora do Departamento de Ecologia (Decol), vinculado ao Centro de Biociências (CB/UFRN), que foi uma das palestrantes na Semana do Peixe-Leão em Fernando de Noronha.
O evento, organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), teve como objetivo discutir formas de manejo e mitigação dos impactos do peixe-leão no arquipélago insular de Fernando de Noronha. Durante a palestra, a docente da UFRN falou sobre a espécie ser mais encontrada em áreas de proteção integral onde o manejo é restrito. Ela destacou, também, que é necessário ter um monitoramento contínuo dessas regiões a partir de uma abordagem participativa entre órgãos públicos e sociedade civil.
Liana coordena alguns projetos de pesquisa em Fernando de Noronha e, atualmente, orienta Ariston Pereira, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO/UFRN). Um dos temas de estudo do discente é a dieta do Peixe-leão na ilha. A professora conta que ela e o orientando já estariam no Arquipélago neste mês de agosto, o que possibilitou, após alinhar com o ICMBio, a participação deles no evento.
Nos anos de 2017 e 2018, a professora realizou o pós-doutorado na Universidad de Costa Rica (UCR). Lá, a docente avaliou os recifes caribenhos, onde a espécie tem a população estabelecida há mais de 15 anos. Desde 2020, o Peixe-leão tem aparecido com frequência nos recifes de Fernando de Noronha. Liana, então, percebeu a necessidade de elaborar um projeto na ilha que ajudasse na compreensão dessa ocupação indesejável, bem como desdobramentos negativos.
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), abre inscrições para 205 vagas em cursos de qualificação profissional. Esta iniciativa visa oferecer oportunidades de desenvolvimento para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e ampliar suas chances no mercado de trabalho. As inscrições para os cursos estarão abertas nos dias 03 e 04 de setembro.
Os interessados podem se inscrever presencialmente no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) Norte, localizado na Rua Bariri s/nº, Gramoré, ou na Av. Pres. Bandeira, 765 – Alecrim (CMTE/Alecrim), das 8h30 às 16h30. Para realizar a inscrição, é necessário levar xerox do RG e originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e comprovação de conhecimentos técnicos quando o curso exigir.
Os candidatos devem ter pelo menos 18 anos (16 anos para alguns cursos), ensino fundamental I ou II incompletos, e atender aos pré-requisitos específicos de cada curso.
Segundo Andréa Dias, secretária da Semtas, essas oportunidades são de grande relevância. “Estamos iniciando esses cursos com muito entusiasmo, sabemos da importância que eles têm para a comunidade que busca iniciar no mercado de trabalho. Nosso objetivo é preparar os alunos para os desafios profissionais e continuar promovendo o desenvolvimento no nosso município”, ressalta.
O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte n.º 35 de 2024, emitido nesta sexta-feira (30), informa que 30 trechos analisados estão próprios para banho e 3 trechos encontram-se impróprios. Os pontos identificados como impróprios são: Rio Pirangi (Ponte Nova), Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Paranamirim e Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta.
Foram coletadas e classificadas 33 amostras de água em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta. A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), e faz parte do Programa Água Azul. As informações completas do boletim estão disponíveis em: idema.rn.gov.br.
Um preso matou o outro dentro de uma cela na Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal. A vítima foi identificada como João Vitor Bezerra da Silva, de 23 anos. O caso foi confirmado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap-RN).
De acordo com a pasta, João Vitor foi morto com socos e chutes dentro da cela 21 do pavilhão 2 do presídio. A Seap afirmou ainda que o suspeito, identificado como Norival dos Reis da Costa Júnior, de 23 anos, confessou o crime.
A motivação do assassinato não foi confirmada. A secretaria pontuou ainda que os dois dividiam a mesma cela, mas que não havia histórico de queixas entre eles. Ambos estavam presos condenados por roubo (Art. 157). O suspeito foi autuado e o caso deverá ser investigado.
AGENDA DO DR. TADEU 45 E TOINHO SANTIAGO
Coligação Pra Caicó Seguir Mudando – PP/PDT/MDB/PODEMOS/PSD/Avante, Federação: PSDB/CIDADANIA, Federação: BRASIL DA ESPERANÇA – FÉ BRASIL PT/PCdoB/PV) – CNPJ: 56.645.8940001-21.
SÁBADO – 31 AGO
MANHÃ: CAMINHADA 45 PELO CENTRO COMERCIAL E FEIRA LIVRE.
Manhã – Caminhada22 pelo centro de Caicó e palavra de Cazuza na feira
Tarde – Caravana 22 pelos bairros – O ponto de encontro será no Comitê às 15h
A governadora Fátima Bezerra assinou nesta sexta-feira (30) a ordem de serviço para a construção do acesso rodoviário ao Santuário Irmã Lindalva, em Assu, na região Oeste do estado. A expectativa é que as obras sejam iniciadas já em setembro, com um valor previsto de R$ 6,5 milhões e prazo de execução estimado em seis meses.
O projeto prevê a pavimentação de uma estrada de 5,1 quilômetros de extensão, ligando o entroncamento da BR-304 ao local de peregrinação, situado na comunidade Sítio Malhada da Areia. A nova via facilitará o acesso ao espaço dedicado à memória da freira Lindalva Justo de Oliveira.
Segundo a governadora Fátima Bezerra, a construção da estrada é um importante passo para fortalecer o turismo religioso na região Oeste potiguar. “Esta estrada, que levará o nome de irmã Lindalva, carrega o simbolismo da história da beata, que, se Deus quiser, será canonizada como santa. Uma estrada que vai fortalecer a fé do nosso povo, fomentar o turismo religioso e, com isso, promover o desenvolvimento de Assu e de toda a região”, disse.
Nascida em 20 de outubro de 1953, em Assu, a Lindalva fez parte da Irmandade Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Ela foi assassinada em 1993, em Salvador (BA), e, em 2007, foi beatificada — considerada uma mártir pela Igreja Católica. Atualmente, o processo de santificação da potiguar está em curso no Vaticano.