Os ingressantes do período 2024.1 do curso de Licenciatura em História, do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN), realizaram, entre julho e agosto, uma série de atividades de campo. O objetivo foi proporcionar aos estudantes um contato externo à universidade, para refletir sobre os saberes relacionados ao exercício da profissão.
As ações ocorreram no Rio Grande do Norte, nas cidades de Carnaúba dos Dantas, Caicó, Natal e Parelhas; e na Paraíba, em Picuí. A idealização e a realização das viagens ficaram a cargo de três professores do Departamento de História do CERES: Helder Macedo, Michel Rocha e Alda Medeiros. Eles são responsáveis pelas disciplinas de Metodologia da História; Pré-História; e Antiguidades Afro-asiáticas, respectivamente.
Em campo, os graduandos foram estimulados a refletir sobre a importância de conhecer os espaços do patrimônio cultural da região em que vivem, destacando a relevância da identificação com seus lugares de origem. Foram incentivados a experienciar saberes diversos, desde o senso comum, passando pelo conhecimento religioso e filosófico, até o conhecimento científico, todos conectados aos contextos das comunidades visitadas.
Foram discutidos temas como lugares de memória das regiões visitadas, questões ambientais, sítios arqueológicos, reservas ambientais e o uso das vegetações nativas na medicina popular. Parelhas (03/08/24). Foto: Jared Moreira, estudante CERES.
Com mais quatro dias de competições ainda no horizonte dos Jogos Paralímpicos até o próximo domingo, a delegação brasileira já superou nesta quarta a marca de 50 medalhas em Paris. O feito simbólico veio com o bronze de Lara Lima na categoria até 41 quilos do halterofilismo. Ao longo do dia, o país subiu ao pódio outras oito vezes, entre atletismo e natação, com destaque para o sexto ouro de Maria Carolina Santiago, a brasileira com maior número de títulos na história dos Jogos. Carol venceu os 100m livre da classe S12 e fechou o revezamento 4 x 100m do Brasil que repetiu na França a prata de Tóquio.
Ao todo, o Brasil soma 15 ouros, 15 pratas e 27 bronzes, um total de 57 medalhas, na sexta posição geral. A liderança permanece com a China, com 60 ouros e 131 medalhas. Até hoje, a melhor campanha do Brasil foi registrada em Tóquio, em 2021. No Japão, o Brasil somou 72 medalhas, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes.
Em comum a todas as conquistas nacionais na França até agora, a digital do Bolsa Atleta, que contempla 274 dos 280 atletas inscritos pelo país nos Jogos.
CAROL. DE NOVO! – Ela não se cansa de ouvir o hino nacional. A nadadora pernambucana Carol Santiago , 39, conquistou sua terceira medalha de ouro em Paris 2024, desta vez na prova dos 100m livre, da classe S12 (atletas com deficiência visual). Com isso, ela ampliou sua marca de mulher brasileira com mais medalhas douradas na história dos Jogos Paralímpicos, com seis no total.
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) publicou um edital para a seleção de bolsistas e especialistas convidados. A iniciativa visa captar recursos humanos para a criação de soluções inteligentes de meios de pagamento, automação comercial e plataformas digitais. São oferecidas 25 vagas, além de formação de cadastro de reserva.
As inscrições seguem abertas até o dia 22 de setembro e os interessados devem se inscrever por meio do preenchimento de um formulário eletrônico. As oportunidades são destinadas aos estudantes e profissionais das áreas de Computação e afins.
De acordo com o Edital nº 001/2024, as 25 vagas estão distribuídas entre oito ocupações distintas, incluindo Desenvolvedor Sênior e Júnior, DevOps, Cientista de Dados e Engenheiro de Testes. As remunerações variam de R$ 3 mil a R$ 5,6 mil, com carga horária de 30 horas semanais.
O processo seletivo será composto por duas etapas: avaliação curricular e entrevista. As entrevistas serão agendadas pela comissão examinadora em data e horário a serem divulgados para o e-mail dos candidatos inscritos.
Policiais civis da 12ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP/Natal) deram cumprimento, nesta quarta-feira (04), a um mandado de prisão preventiva contra um homem de 38 anos, pela suspeita na prática do crime de homicídio qualificado e organização criminosa. O crime, que vitimou Samuel Cardoso, ocorreu em 14 de novembro de 2022, às margens do Rio Potengi, no bairro Santo Antônio do Potengi, em São Gonçalo do Amarante.
Segundo as investigações, a vítima foi executada após ser “decretado” pela organização criminosa que controla o tráfico de drogas na região. O grupo suspeitava que a vítima estivesse delatando suas atividades ilícitas. Além disso, ele já era alvo da facção por cometer um roubo contra um casal de idosos na cidade de Rio do Fogo, em junho de 2020. Em função dessas suspeitas, o grupo teria decidido pela morte de Samuel, e a execução da ordem foi atribuída ao suspeito preso, que exercia a função de “disciplina” na comunidade.
O suspeito preso era responsável por impor as regras do grupo criminoso, aplicando penalidades severas àqueles que as desrespeitavam. Sua atuação estava diretamente ligada à manutenção da ordem imposta pela facção, que obtém vantagens econômicas através do tráfico de drogas em todo o estado do Rio Grande do Norte.
O cumprimento do mandado de prisão ocorreu na Penitenciária Estadual de Parnamirim, onde o suspeito já se encontrava detido por outros crimes, incluindo homicídio em São Gonçalo do Amarante e roubo, além de tentativa de homicídio em Parnamirim. A prisão reforça o combate das autoridades à violência e ao crime organizado na região.
Policiais civis da 14ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Ceará-Mirim, com o apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) de Natal, deram cumprimento, nesta terça-feira (3), a um mandado de prisão condenatória, expedido pelo Poder Judiciário, contra um homem de 31 anos, pela prática do crime de homicídio qualificado.
De acordo com as investigações, o crime ocorreu em 2015, no município de Poço Branco, durante a festa de emancipação política da cidade. Na ocasião, o homem discutiu com a vítima, identificada como Natanael Nascimento de Oliveira, de 15 anos. O homem estava armado com uma faca e desferiu golpes, que vitimou o adolescente.
O homem foi localizado após a realização de diligências. A prisão foi realizada no município de Parnamirim. Ele foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá uma pena de 14 anos e 3 meses, em regime fechado.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informa que vai empossar, no próximo dia 16 de setembro, 151 novos policiais civis aprovados em concurso público para os cargos de delegado, escrivão e agente de polícia. Horário e local ainda serão definidos e anunciados pela PCRN nos próximos dias.
A nomeação dos novos servidores da PCRN foi anunciada no último dia 23 de agosto. Na oportunidade, o Diário Oficial trouxe a nomeação de 18 delegados, 71 escrivães e 62 agentes.
Desde 2019, o Governo do Estado vem realizando promoções e nomeando novos servidores. Em 2020, o edital do concurso público da Polícia Civil foi publicado e as provas foram realizadas em 2021. Na ocasião, 360 policiais foram nomeados. Já em 2024, um Curso de Formação do mesmo certame foi concluído e, inicialmente, 233 formados foram nomeados, totalizando mais de 600 novos servidores, o que representou um incremento de quase 50% do efetivo atual em pouco mais de um ano. Agora, mais 151 policiais foram nomeados, totalizando um aumento do efetivo da PCRN da ordem de 65%. O último concurso público da Polícia Civil foi em 2008, e o anterior, 15 anos antes. Ou seja, em quase três décadas, só houve dois concursos para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Ressalte-se que o governo do RN já convocou muito mais policiais civis do que o que era previsto de vagas no edital do concurso público, demonstrando o compromisso e a priorização da segurança pública, mesmo com toda a dificuldade financeira que o estado vem atravessando ao longo do tempo.
O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) anunciou mudança em seu quadro de comandantes. O Tenente-Coronel Albervan Cirne de Medeiros foi designado para assumir a função de Comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM), com sede em Mossoró.
Além disso, o Tenente-Coronel Ivanildo Henrique Mendonça foi designado para exercer a função de Chefe de Operações do Comando de Policiamento Regional V (CPR V), localizado em Pau dos Ferros. O CPR V é responsável pela segurança em municípios do Alto Oeste Potiguar.
As mudanças fazem parte de uma reestruturação visando reforçar o policiamento e garantir mais segurança à população das regiões oeste e alto oeste do estado.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Natal, em conjunto com a 101ª Delegacia de Polícia (DP) de Goianinha, prenderam em flagrante, na tarde desta quarta-feira (04), um homem de 36 anos, pelo crime de tráfico de drogas. A ação ocorreu no bairro de Capim Macio, localizado na Zona Sul de Natal.
Segundo informações, a investigação iniciou em agosto de 2024, quando a DENARC recebeu denúncias de que o suspeito estaria utilizando o WhatsApp para anunciar a venda de drogas de alta qualidade, com preços elevados. O homem também era responsável por entregar as substâncias ilícitas em áreas nobres da Zona Sul, direcionando seu comércio a um público de alto poder aquisitivo. Ao longo do mês, a polícia realizou monitoramentos constantes do suspeito, utilizando tanto análise de dados quanto diligências externas. Durante esse período, o indivíduo foi observado saindo de sua residência em diversas ocasiões, realizando entregas suspeitas.
Com base nessas informações, a polícia montou uma operação e conseguiu prender o suspeito em flagrante, enquanto ele saía de casa para realizar novas entregas. Com ele, foram encontradas 5 porções de maconha, haxixe, ecstasy e micro pontos de LSD. Durante a busca em sua residência, os agentes localizaram mais drogas, incluindo sacos de flores de maconha, porções das drogas embaladas em sacos coloridos, sementes, haxixe, cerca de 60 comprimidos de ecstasy e 170 micro pontos de LSD, além de balanças de precisão e uma máquina de cartão de crédito. Um usuário que aguardava uma entrega também foi detido e levado à delegacia.
O homem, junto com o material apreendido e seu veículo, foi conduzido à DENARC Natal, onde foi decretado o Auto de Prisão em Flagrante. A polícia continua as investigações para identificar outros possíveis envolvidos na rede de tráfico.
A exposição “Flores e Outros”, composta por 29 obras em marchetaria do artista potiguar Ulisses Leopoldo, entra em cartaz nesta nesta quinta-feira (05), às 18h, na Galeria Newton Navarro, sede da Fundação José Augusto, situada à rua Jundiaí, 641, bairro do Tirol, em Natal (RN). O evento conta com apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da FJA.
Dentista por formação, ainda no período universitário Leopoldo começou autodidaticamente a fazer marchetaria, arte que na época lhe era desconhecida até mesmo pelo nome. Formado em 1975, mudou-se para o estado do Rio de Janeiro no ano seguinte, onde veio a conhecer o nome da técnica e ter as primeiras informações sobre essa técnica artística.
De volta a Natal em 1992, Ulisses Leopoldo começou a incrementar seu trabalho e passou a encará-lo de maneira mais constante e profissional. Na capital potiguar, participou de várias coletivas, alguns salões e outras tantas individuais, sempre com ótimos resultados da crítica e grande apoio e aceitação do público.
Desde então, vem aprimorando sua arte, que além do figurativo, sua base, já se aventura nas criações abstratas. “Não tenho absolutamente nenhuma preocupação em me fixar em um determinado estilo, a marchetaria já é o meu estilo e o que me interessa é trabalhar só com as madeiras, combinando seus tons e suas texturas”, explicou o autor de Flores.
O município de Serra Negra do Norte está vivenciando a festa da padroeira Nossa Senhora do Ó. Nesta quarta-feira (04), a festa contará com show do cantor Murilo Huff, considerado uma atração nacional de renome do segmento sertanejo. A festa também contará com Luan Estilizado e Jonas Esticado.
Confira a programação de shows na praça pública de Serra Negra do Norte:
Dia 04/09
Murilo Huff
O sorteio que definiu o chaveamento dos jogos da edição de 2024 da Copa de Futebol dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte foi realizado, nesta quarta-feira (4), na Escola de Governo (EGRN). Ao som de “Champions League”, adaptação por Tony Britten da música “Zadok the Priest”, o Congresso Técnico da Copa de Futebol dos Servidores contou com a presença de representantes de todas as equipes inscritas para participar da competição.
Os jogos terão início no dia 13 de setembro, às 15h, no campo de futebol do Centro Administrativo, em Lagoa Nova. Já as demais partidas serão realizadas na quadra de futebol society do Aeroclube, situado no bairro do Tirol, e também no campo do Joan Futebol Center, no bairro das Quintas. A grande final está marcada para 09 de novembro, durante as comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público.
O evento esportivo é uma iniciativa do Governo do RN, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), com apoios da Secretaria da Administração (Sead) e da Subsecretaria de Esporte e Lazer (SEL) da SEEC. O objetivo da competição é oferecer lazer, esporte e integração entre o funcionalismo público estadual. Ao todo, foram inscritas 30 times masculinos e 08 times femininos na disputa.
O presidente da Comissão Organizadora da Copa de Futebol do Servidor, André Tavares, disse que a expectativa para a realização desta edição é a melhor possível, com um aumento significativo de participação das equipes, principalmente, femininas. O servidor da SEL/SEEC frisou que na primeira edição, em 2023, a Copa Feminina contou com quatro equipes e agora serão oito postulantes ao título neste ano. “Nós temos equipes de Natal, região metropolitana da capital, Macau e Mossoró”, destacou Tavares, sobre a abrangência da competição.
Policiais civis da 59ª Delegacia de Polícia (DP) de Macau, em conjunto com 2º e 5º Núcleo de Investigação Qualificado (NIQ), deflagram, nesta quarta-feira (4), a “Operação Rota das Máquinas”. Durante a ação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. A Operação resultou na prisão de um homem de 44 anos, pela suspeita na prática do crime de estelionato.
A prisão ocorreu na cidade de Mossoró. De acordo com as investigações, o homem possivelmente é membro de uma organização criminosa especializada em golpes envolvendo máquinas agrícolas. Na ocasião, os estelionatários alugavam máquinas agrícolas de valores elevados, alegando ser empresários, e as máquinas seriam utilizadas para realização de obras e, em seguida, desaparecem com as máquinas.
Foi constatado também que o grupo possui registros em vários Estados do país com suspeitos do mesmo tipo de crime e com o mesmo modo operacional, causando prejuízos milionários nas empresas vítimas.
Os policiais civis darão continuidade às diligências para poder identificar os suspeitos de envolvimento nos crimes que permanecem foragidos. A ação contou ainda com o apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) de Mossoró.
Policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente Infrator de Natal (DEA/Natal), com apoio da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA/Natal), deflagraram uma operação na tarde de terça-feira (03) que resultou na desarticulação de um grupo que induzia adolescentes a participarem do “desafio da baleia azul”, em Natal.
A investigação teve início após alertas do Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB/MJSP), da Agência de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos (HSI) e do Departamento de Inteligência (DIP/PCRN) que identificaram um adolescente envolvido em atividades ilícitas na internet, como o incentivo ao suicídio e a automutilação. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, expedido pela 3ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, os policiais civis encontraram diversos dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, que serão periciados para identificar outras possíveis vítimas e envolvidos no crime.
A ação teve como objetivo apreender dispositivos eletrônicos utilizados para a prática de atos infracionais análogos a crimes de induzimento ao suicídio, automutilação, divulgação de dados sigilosos e associação criminosa, dentre outros ainda em apuração.
A Polícia Civil reforça a importância da denúncia e do acompanhamento parental no combate a esse tipo de crime. Pais e responsáveis devem ficar atentos aos conteúdos acessados pelos filhos na internet e procurar ajuda especializada em caso de suspeita de que o adolescente esteja envolvido em atividades perigosas.
“É preciso um trabalho articulado com diversas secretarias e ações permanentes, com prioridade no orçamento do município, afinal artesanato, além de fonte de renda, é a nossa identidade”, defendeu Sandra Kelly durante reunião na tarde desta terça-feira (3), com representantes de associações e cooperativas de artesãos de Caicó.
O plano de governo de Sandra e Airton Dias inova com a proposta de criação de um Programa Municipal de Artesanato, visando fortalecer a valorização e divulgação do artesanato local. “É capacitar os artesãos locais, patrocinar a realização de eventos no município que destaquem o artesanato e apoiar a participação de artesãos de Caicó em feiras nacionais”, exemplifica a candidata a prefeita.
Airton Dias, candidato a vice-prefeito, reforçou que, além da importância econômica, “o artesanato ajuda muita gente, principalmente os idosos, a ocupar a mente e prevenir doenças como depressão e Alzheimer”.
Uma das sugestões discutidas durante a reunião foi que a FAMUSE seja fortalecida e um local apontado para a montagem da feira seria a praça Dix-Sept Rosado, onde já estão localizados o Mercado Público, o pavilhão da Caicó Mostra Caicó, é próximo da Casa do Artesão e já conta com estruturas de estabelecimentos de alimentação, banheiros e praça de táxi.
Técnicos do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) concluem, nesta quarta-feira (04), a participação no 80º Encontro Nacional dos Detrans (END), que ocorre desde a última segunda-feira (02), em Brasília-DF. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND) e reúne autoridades estaduais e nacionais de trânsito para debater pautas importantes, como a digitalização, a desburocratização dos serviços e a segurança viária.
A iniciativa tem como objetivo promover a troca de experiências entre os Detrans por meio de debates direcionados a encontrar soluções para melhor atender as demandas dos cidadãos no tocante à prestação de serviços, educação para o trânsito e fiscalização do tráfego.
As discussões acontecem durante painéis, reuniões, fóruns temáticos, palestras e encontros técnicos, onde são abordados temas como “Inovação e Tecnologia: O Futuro Digital dos Detrans e a Revolução na Mobilidade Urbana”, “O Papel da Inteligência Artificial”, “Transformação Digital dos Detrans”, “Placas de Identificação Veicular: Desvendando os Riscos e Impactos Ocultos”, “Recuperação Extrajudicial de Veículos”, “Juventude e Segurança Viária”, “Governança Transparente e Credibilidade no Sistema Nacional de Trânsito”, “Resolução Contran 265 – Formação Antecipada do Condutor”, entre outros.
O diretor-geral do Detran/RN, Victor Hugo Fernandes, participa do evento com o intuito de debater as ideias apresentadas, trocar experiências e trazer soluções viáveis que possam ser implementadas nos processos desenvolvidos pelo Detran/RN, com foco em gerar mais eficiência, agilidade e melhor prestação de serviços públicos para a sociedade potiguar.
Policiais civis da 85ª Delegacia de Polícia Civil (DP) de João Câmara deflagraram, na manhã desta terça-feira (3), uma Operação para combater o comércio ilícito de entorpecentes e a atuação de uma organização criminosa na região.
As diligências foram iniciadas após o recebimento de denúncias anônimas informando a conduta criminosa de integrantes de uma facção na localidade. Durante a ação, os policiais da 85ª DP apreenderam duas armas de fogo do tipo escopeta, que eram usadas, segundo informações, para amedrontar moradores, bem como para exercer grave ameaça, roubos e para realizar cobranças a usuários de drogas.
No decorrer da Operação, foi apreendida, ainda, uma câmera de segurança instalada pelos criminosos na via pública de forma irregular para monitorar as bocas de fumo locais e a presença das forças policiais.
Os policiais darão continuidade às diligências para localizar o possuidor do armamento apreendido. A operação da 85ª DP demonstra a atuação intensa da PCRN no combate às facções criminosas na região do Mato Grande.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), realizaram hoje (4), no auditório deputado Leônidas Ferreira da II Ursap, a Oficina Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN.
O evento teve como público-alvo coordenadores da Atenção Básica, referências da Política de Saúde da Mulher e coordenadores de Plenária dos Conselhos Municipais de Saúde da 2ª e 8ª Regiões de Saúde. A Oficina teve como facilitadora a representante da Área Técnica de Saúde da Mulher da Sesap, Chyrly Moura.
“A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN (PEAISM/RN), tem como objetivo principal promover ações estratégicas de forma articulada para efetivar a atenção integral à saúde das mulheres no estado do Rio Grande do Norte, fortalecendo as políticas de prevenção, promoção e vigilância da saúde em todos os ciclos de vida e diversos segmentos populacionais, contribuindo para a redução da morbimortalidade, na perspectiva do cuidado integral, humanizado e da garantia de direitos”, explicou, Chyrly Moura.
A PEAISM/RN, foi construída com a colaboração das áreas técnicas das Coordenações da SESAP, com a Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde – DPIPS, Coordenadoria de Vigilância em Saúde – CVS, Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos -SEMJIDH e demais parceiros.
17h – Caminhada e comícios relâmpagos no bairro Soledade
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), acaba de lançar o edital Nº 22/2024, que visa selecionar um pesquisador para atuar como coordenador do Eixo 2 – Ciência na Educação Básica – do Programa de Pesquisa Aplicada em Ambientes Inovadores do RN.
O programa, que tem como objetivo fortalecer a aplicação de ciência e tecnologia nas escolas, busca candidatos que sejam egressos de licenciatura com doutorado em qualquer área e que estejam sem vínculo empregatício.
A bolsa oferecida é para a Coordenação Técnica de Projeto, e o selecionado terá a responsabilidade de promover o desenvolvimento e a aplicação de projetos inovadores no âmbito da educação básica, com foco na ciência. O local de atuação será na sede da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (12 ª DIREC) e/ou na sede da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FunciteRN), ambas localizadas em Mossoró.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 04 a 13 de setembro, e os interessados devem estar atentos às exigências e ao cronograma descritos no edital. O programa é uma iniciativa estratégica do Governo do Estado para integrar mais profundamente a ciência ao cotidiano escolar, fomentando uma cultura de inovação desde os primeiros anos de formação dos estudantes.
Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA/Natal) deram cumprimento, nesta terça-feira (03), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 31 anos, investigado por estupro de vulnerável contra uma criança, de 11 anos. A prisão ocorreu no Município de Nísia Floresta, na Grande Natal.
As diligências indicaram que o suspeito, integrante de uma facção criminosa, durante a progressão de regime de condenação anterior por roubo e tráfico de drogas, cometeu o crime de estupro de vulnerável contra uma criança do seu ciclo familiar. Ainda segundo as informações, a violência sexual perdurou por seis meses. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 15ª Vara Criminal da Comarca de Natal.
No intuito de resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não fornecerá detalhes como: nomes das pessoas envolvidas e endereços.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), publicou o Edital n° 23/2024, que estabelece as normas do Exame de Seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Ao todo, são 3656 vagas, distribuídas entre os 22 campi do Instituto, com ingresso no primeiro semestre de 2025.
As pessoas interessadas poderão concorrer tanto pela lista geral quanto pelas listas específicas de concorrência, conforme o sistema de cotas. O processo seletivo será realizado através da aplicação de três provas: Língua Portuguesa (20 questões de múltipla escolha); Matemática (também com 20 questões de múltipla escolha) e uma Produção Textual escrita.
Inscrições e isenção
As pessoas interessadas deverão se inscrever exclusivamente online, através da Área do Candidato, disponível na página da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), que é responsável pela execução do processo seletivo. O período de inscrições para o Exame de Seleção terá início às 14h do dia 5 de setembro e permanecerá aberto até 1º de outubro de 2024.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve na Justiça uma sentença condenando o Município de Senador Elói de Souza a providenciar o imediato retorno de cinco servidores que atuam como professores aos cargos de origem. A sentença proíbe o pagamento aos servidores da remuneração correspondente ao cargo de magistério municipal.
Na ação, é registrado que o Município de Senador Elói de Souza instaurou Procedimento Administrativo Disciplinar para investigar possíveis irregularidades cometidas pelos servidores que estavam em desvio de função, atuando como professores quando foram concursados para cargos diversos. O PAD concluiu pela legalidade dos desvios, com base no disposto na Lei Complementar Municipal nº 001/2009.
Segundo o Ministério Público, a Lei Complementar Municipal nº 001/2009, em seu art. 59, prevê que os atuais professores do quadro de pessoal do magistério público municipal em efetivo exercício de sala de aula há mais de dez anos, devidamente aprovados em concurso, ainda que para outros cargos, serão enquadrados no sistema de carreira instituído por aquela Lei no prazo de sessenta dias.
O MPRN defendeu que o desvio de função é ilegal, devendo o art. 59 da Lei Complementar Municipal nº 001/2009 ser declarado inconstitucional, especialmente porque os réus estão ministrando aulas quando na verdade foram concursados para os cargos de Auxiliar de Serviços Administrativos, conforme documentos do Inquérito anexados aos autos.
A Prefeitura de Touros deverá destinar corretamente o lixo da cidade. A determinação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, ao negar recurso e manter a sentença. A decisão foi tomada em uma ação movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN)
O município deve fazer o isolamento da propriedade onde se situava o antigo lixão, no prazo de 30 dias, de modo a evitar a aproximação de populares na área contaminada. A sentença também condenou o município a implantar, dentro do prazo de 60 dias, a fiscalização na área do antigo lixão, impedindo que resíduos sólidos sejam depositados por terceiros no local e evitando a entrada de crianças, animais e catadores.
A sentença determinou ainda que o município forneça ou custeie moradia, por meio do aluguel social ou outra forma legalmente prevista que atenda este objetivo, para as famílias que seguem fixando moradia dentro da área em que se situava o “lixão de Santa Luzia”, devidamente identificadas no relatório Técnico Social de levantamento das famílias juntado aos autos, no prazo de 60 dias.
Outra providência que o município deve tomar é a elaboração do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) para a área já desativada do lixão, no prazo de 90 dias, devidamente acompanhado de anotação de responsabilidade técnica e cronograma de execução, devendo ser apresentado/protocolado junto ao IDEMA para posterior exame e análise de sua viabilidade técnica e consequente acompanhamento do seu cumprimento.
A Prefeitura de Natal esclareceu que as obras da engorda de Ponta Negra precisaram ser suspensas nessa terça-feira (03). O município explicou que a paralisação foi necessária para a realização de testes que visam garantir a segurança ambiental e operacional do projeto.
“Esses testes atendem a uma recomendação de ordem técnica feita pela Funpec (Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura), contratada para prestar toda a assessoria técnica sobre o projeto ao Município, e também servem de cumprimento a condicionantes ambientais pactuadas com o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio-Ambiente do Estado) para a licença de toda a obra”, pontuou.
Em nota, a prefeitura negou ainda que existam problemas com a draga que faz o serviço. “Não são verdadeiras especulações que chegaram a circular, apontando supostos problemas técnicos com o navio-draga que faz a transferência dos sedimentos para a orla. O navio está desde sexta-feira passada (30) realizando testes mecânicos em seus próprios equipamentos e colaborando ainda com a coleta de material dos sendimentos marítimos que estão sendo encaminhados para análises laboratoriais”, destacou.
Dessa forma, a operação geral foi interrompida pelos próximos dias, em tempo suficiente para o recolhimento do material necessário. “É preciso destacar, por fim, que esta suspensão faz parte de um processo preparatório inerente ao projeto e não vai provocar retardamentos ao cronograma geral do aterro hidráulico”, completou a gestão municipal.
Policiais civis da 20ª Delegacia (DP) de Macaíba cumpriram, nesta terça-feira (03), um mandado de prisão temporária contra uma mulher, de 41 anos, suspeita de integrar um grupo criminoso responsável por roubos a residências no município de Macaíba. A prisão foi realizada no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal.
De acordo com as informações, o grupo suspeito teria realizado dois assaltos que ocorreram em julho deste ano. Na ocasião, invadiam as residências das vítimas durante a madrugada, utilizando armas de fogo e proferindo ameaças de morte. Durante as ações, foram subtraídos eletrodomésticos, eletrônicos, veículos, dinheiro, joias e outros pertences.
As investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar os demais integrantes do grupo criminoso. A mulher presa foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da 98ª Delegacia de Polícia (DP) de Ipanguaçu prenderam em flagrante, na segunda-feira (02), uma mulher, de 24 anos, pela prática do crime de dano qualificado, ameaça e violação de domicílio, ocorrido no município de Ipanguaçu. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.
De acordo com as informações, o crime ocorreu por volta das 15h, quando a suspeita, aparentemente alcoolizada e sob efeito de drogas, invadiu a residência de seu ex-companheiro. No local, ela teria destruído uma motocicleta e ameaçado a vítima. Os policiais foram acionados após relatos de um possível crime de dano qualificado. Ao chegarem ao local, confirmaram a veracidade dos fatos. A suspeita, que resistiu fortemente à prisão, foi detida.
Após a prisão, a mulher foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhada ao Complexo Penal Mário Negócio, em Mossoró, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181
Manhã – Panfletagem no bairro João XXIII; Lena grava programa de rádio
Tarde – Caminhada 22 no bairro João XXIII (O ponto de encontro é a Praça do Entroncamento)
A Policial Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 4/9, 12ª fase da Operação Carancho, de combate ao abuso sexual contra crianças e a produção, divulgação e armazenamento de vídeos desses abusos na internet.
Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Pendências, São Gonçalo do Amarante e Ceará-mirim.
Os crimes investigados possuem penas máximas somadas de até 18 anos e estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme a lei, aquele que adquire, possui ou armazena, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente passa a responder por crime hediondo.
O nome da operação remete a uma ave de rapina. Essa a décima terceira operação da Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal no Rio Grande do Norte no ano de 2024.
AGENDA DO DR. TADEU 45 E TOINHO SANTIAGO
Coligação Pra Caicó Seguir Mudando – PP/PDT/MDB/PODEMOS/PSD/Avante, Federação: PSDB/CIDADANIA, Federação: BRASIL DA ESPERANÇA – FÉ BRASIL PT/PCdoB/PV) – CNPJ: 56.645.8940001-21.
QUARTA – 04/09
TARDE: CAMINHADA 45 NO BAIRRO NOVA CAICÓ
HORÁRIO: 17H45
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) lançou um processo seletivo para residente jurídico para atuação no Núcleo Recursal e de Controle de Constitucionalidade (NRCC), em Natal. Os interessados devem ser bacharéis em Direito e ter experiência com recursos ou já ter atuado em instituição pública. O Edital define o período de inscrição de 9 a 23 de setembro via formulário online disponível AQUI.
A seleção se destina a uma vaga para convocação imediata com classificação de até nove candidatos para efeitos de cadastro de reserva. Os interessados devem apresentar no momento da inscrição ter colado grau no curso de Direito. Porém, caso não tenha recebido o diploma de conclusão do curso, sua inscrição será validada mediante apresentação de declaração ou documento equivalente, expedido pela instituição de ensino. Já os formados há mais de cinco anos devem apresentar comprovante de matrícula em curso de pós-graduação e em nível de especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
Além disso, os interessados devem apresentar experiência, de no mínimo um ano, na área jurídica em instituição pública como: Ministério Público Estadual ou Federal; Poder Judiciário Estadual ou Federal; Defensoria Pública; Advocacia-Geral da União ou Procuradoria-Geral do Estado. O candidato pode ainda apresentar comprovação de interposição de pelo menos 10 recursos especiais ou extraordinários nos dois últimos anos anteriores à seleção.
A seleção ocorrerá em 3 etapas: Análise curricular, prova prática e entrevista pessoal. O conteúdo programático da fase da avaliação envolve o direito constitucional, direito processual civil e Penal, com ênfase em recursos.