Policiais civis da 12ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP/Natal) deram cumprimento, nesta quarta-feira (04), a um mandado de prisão preventiva contra um homem de 38 anos, pela suspeita na prática do crime de homicídio qualificado e organização criminosa. O crime, que vitimou Samuel Cardoso, ocorreu em 14 de novembro de 2022, às margens do Rio Potengi, no bairro Santo Antônio do Potengi, em São Gonçalo do Amarante.
Segundo as investigações, a vítima foi executada após ser “decretado” pela organização criminosa que controla o tráfico de drogas na região. O grupo suspeitava que a vítima estivesse delatando suas atividades ilícitas. Além disso, ele já era alvo da facção por cometer um roubo contra um casal de idosos na cidade de Rio do Fogo, em junho de 2020. Em função dessas suspeitas, o grupo teria decidido pela morte de Samuel, e a execução da ordem foi atribuída ao suspeito preso, que exercia a função de “disciplina” na comunidade.
O suspeito preso era responsável por impor as regras do grupo criminoso, aplicando penalidades severas àqueles que as desrespeitavam. Sua atuação estava diretamente ligada à manutenção da ordem imposta pela facção, que obtém vantagens econômicas através do tráfico de drogas em todo o estado do Rio Grande do Norte.
O cumprimento do mandado de prisão ocorreu na Penitenciária Estadual de Parnamirim, onde o suspeito já se encontrava detido por outros crimes, incluindo homicídio em São Gonçalo do Amarante e roubo, além de tentativa de homicídio em Parnamirim. A prisão reforça o combate das autoridades à violência e ao crime organizado na região.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.