O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, tem sido uma importante ferramenta para os eleitores denunciarem irregularidades no Rio Grande do Norte (RN). Até o momento, foram registradas um total de 628 denúncias relacionadas às campanhas eleitorais no estado, envolvendo candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores e coligações.
A capital do estado, Natal, por possuir o maior número de eleitores, se destaca com a maior quantidade de denúncias, somando 106 registros. O segundo município com maior número de denúncias é Parnamirim, com 56 casos, seguido de Touros, com 50 denúncias.
O cenário de denúncias está distribuído entre diferentes categorias. Entre os candidatos a prefeito, foram feitas 201 denúncias; contra candidatos a vereador, 234; contra vice-prefeitos, 4; e contra coligações, federações ou partidos, 189.
A lista de outras cidades com expressivo número de denúncias inclui:
A cidade de Jardim de Piranhas, localizada na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, continua na liderança quanto ao número de denúncias registradas no aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral. O aplicativo é utilizado pela população para reportar possíveis irregularidades durante o período eleitoral, que está em pleno andamento, com a data de votação marcada para o dia 6 de outubro.
Até o momento, Jardim de Piranhas acumula 25 denúncias, seguida por Currais Novos, com 22 registros, e Serra Negra do Norte, com 13.
Confira os números de denúncias nas cidades do Seridó: