Um terremoto de 1,7 de magnitude foi registrado no município de Riachuelo, no interior do Rio Grande do Norte, na noite dessa segunda-feira (09), às 21h59. O abalo sísmico foi sentido por moradores da cidade, de acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis-UFRN).
Segundo o laboratório, a população relatou que viu janelas e portas balançando. Além disso, houve o relato de um grande estrondo. “Até o momento, não há sinais de destruição causada pelo sismo”, pontuou.
O Labsis destacou ainda que o tremor aconteceu na Falha de Samambaia, que é a maior falha geológica do Brasil com cerca de 38 quilômetros e 4 quilômetros de largura, atravessando os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes.
De acordo com o Labsis, a profundidade da faha varia entre 1 km e 9 km. Além disso, nas proximidades dela, há a falha geológica de Poço Branco que, apesar de ser menor, também contribui para alguns tremores na região.
As atividades sísmicas ao redor da falha de Samambaia são constantes e em alguns casos podem causar tremores de magnitude elevada, como a de 1986.
O último registro de terremoto no Rio Grande do Norte aconteceu no dia 06 de agosto, às 16h40, com 2,0 de magnitude, em Parelhas. “O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade que ocorra na região Nordeste do país”, destacou.