Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
CATAPORA JJ BLOG

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou dois surtos de catapora em instituições públicas. Os casos aconteceram no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, no conjunto Parque dos Coqueiros, zona Norte de Natal, e no Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Iern), em Felipe Camarão, zona Oeste da capital.

No Iern, foram confirmados oito casos de varicela, que é a catapora. A instituição tem 165 alunos e foi inaugurada em maio deste ano. Inicialmente, havia a suspeita de que os estudantes, que fazem o ensino médio, estivessem com MonkeyPox. No entanto, a doença foi descartada pela Sesap.

“Por nquanto, não se tem confirmação de monkeypox com relação aos alunos matriculados no RN. Sendo a maioria com casos leves, só um com algumas manifestações a mais da doença [catapora]”, explicou Laís Silva, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Os adolescentes do Iern não tiveram acesso à imunizaçãao pelo SUS contra a catapora. A vacina só entrou no calendário em 2013 e segue o esquema de primeira dose aos 15 meses de idade (tríplice viral + varicela monovalente ou tetraviral, quando disponível) e a segunda dose é varicela monovalente, aos 4 anos de idade.

“Infelizmente, esses alunos não foram contemplados devido à data de nascimento e acabaram ficando expostos a essa doença”, acrescentou a coordenadora.

Por orientação da Vigilância Sanitária, as aulas do Iern foram suspensas nessa segunda-feira (09) e as salas foram desinfectadas. Nesta terça-feira (10), as atividades foram retomadas.

Além do Iern, a Sesap confirmou que houve um surto da doença também no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, na zona Norte de Natal. Na unidade, houve aplicação de vacinas e também administração de imunoglobulina.

“Como é um ambiente hospitalar, o manejo é diferente. Em algumas situações, se faz a imunoglobulina e em outras se faz a vacina, inclusive dos contatos também. Por isso, é importante a vacinação na idade correta”, pontuou a coordenadora.

A cobertura vacinal no Rio Grande do Norte está em 65%. Em Natal, apenas 44%. Os dois índices são considerados baixos. “Nós temos a vacina direcionada pelo SUS, a partir de 15 meses de idade, que é a tetravalente. E temos a vacina isolada da varicela. É bem importante que os pais levem as crianças para a vacinação para evitar esses surtos, evitando a doença, que as crianças sofrem muito. É importante reforçar a imunização”, encerrou Laís Silva.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube